Quadro Parcial

ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Re: Quadro Parcial

Mensagem por ENERGY »

pitbull2012 Escreveu:Boas

Pois o problema não sei de onde é nem fui eu que fiz a ligação.
Ele aproveitou um rolo de cabo revestido de malha em aço que tinha na garagem e meteu-se a inventar.
O que é certo foi que ao ligar o cabo de terra junto com o que vinha do quadro principal disparava sempre.
Na altura julguei que não se podia ligar duas terras diferentes no mesmo barramento e ficou assim.
Só acho estranho a passagem só acontecer ligando as terras, se existe passagem no cabo devia acontecer também entre as fazes.

cumps
Boas
Pode ser apenas entre neutro/terra, ou fazes/terra.
Cpts.
Energy
pitbull2012
Curioso
Curioso
Registado: 02 mar 2012, 21:00

Mensagem por pitbull2012 »

ENERGY Escreveu:

Ele aproveitou um rolo de cabo revestido de malha em aço que tinha na garagem e meteu-se a inventar.
O que é certo foi que ao ligar o cabo de terra junto com o que vinha do quadro principal disparava sempre.
Na altura julguei que não se podia ligar duas terras diferentes no mesmo barramento e ficou assim.
Só acho estranho a passagem só acontecer ligando as terras, se existe passagem no cabo devia acontecer também entre as fazes.

cumps
Boas
Boas

Acho que já sei o que ele deve ter feito.

Hoje falei com um amigo que é eletricista e disse-me que ele deve ter feito a asneira de ligar o cabo depois do ID.
Lembro-me de na altura lhe ter dito para meter um disjuntor de 32A no quadro principal e o alimentar direto.
No quadro parcial meter dois disjuntores de 16A para tomadas e um de 10A para iluminação.
Mas desconfio que ele alimentou o tal disjuntor de 32A no quadro principal depois do ID.

cumps
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

pitbull2012 Escreveu:
ENERGY Escreveu:

cumps
Boas
Boas

Acho que já sei o que ele deve ter feito.

Hoje falei com um amigo que é eletricista e disse-me que ele deve ter feito a asneira de ligar o cabo depois do ID.
Lembro-me de na altura lhe ter dito para meter um disjuntor de 32A no quadro principal e o alimentar direto.
No quadro parcial meter dois disjuntores de 16A para tomadas e um de 10A para iluminação.
Mas desconfio que ele alimentou o tal disjuntor de 32A no quadro principal depois do ID.

cumps
Boas
Penso que independentemente de ligar o disjuntor direto, ou no ID, nunca provocaria o disparo quando ligava a terra, poderia sim, provocar o disparo se liga-se o disjuntor no ID, e não liga-se o neutro do cabo nesse ID, aí sim provocaria o disparo.
Cpts.
Energy
pitbull2012
Curioso
Curioso
Registado: 02 mar 2012, 21:00

Mensagem por pitbull2012 »

ENERGY Escreveu:Boas
Penso que independentemente de ligar o disjuntor direto, ou no ID, nunca provocaria o disparo quando ligava a terra, poderia sim, provocar o disparo se liga-se o disjuntor no ID, e não liga-se o neutro do cabo nesse ID, aí sim provocaria o disparo.
Pois deve ser exatamente o que ele fez.
Deve ter ligado a fase do ID ao disjuntor mas o neutro e a terra ligados nos barramentos.
Ao ligar as duas terras no quadro parcial fazia disparar o quadro principal.

agora fiquei curioso e um dia que vá a casa dele vou ver a bela confusão que deve ter aquele quadro. :lol:
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

pitbull2012 Escreveu:
ENERGY Escreveu:Boas
Pois deve ser exatamente o que ele fez.
Deve ter ligado a fase do ID ao disjuntor mas o neutro e a terra ligados nos barramentos.
Neste caso de não ligar o neutro no respetivo ID, o disparo seria ao ligar algum equipamento na instalação, por exemplo uma lampâda, e nada teria a ver com a ligação dos condutores de terra.
Ao ligar as duas terras no quadro parcial fazia disparar o quadro principal.

agora fiquei curioso e um dia que vá a casa dele vou ver a bela confusão que deve ter aquele quadro. :lol:
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”