Bomba submergível faz disparar diferencial de 500mA
Re: Bomba submergível faz disparar diferencial de 500mA
Não entendi bem no que pode ajudar o valor da pressão! Para saber onde está a avaria! A pressão poderia ter danificado a ligação na maga?
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
A pressão só depende da altura do tubo e não do seu diâmetro. Uma "mangueira de nivel" com 20m de altura, terá na mesma na parte mais baixa, 2Bar de pressão. Por cada 10m, sobe 1 Bar. Um furo com 200m de profundidade e bomba a 180, terá na bomba 18 Bar de pressão para vencer, se o tubo estiver cheio de água.patal Escreveu:Boa tarde.
A instalação já tem cerca de 20 anos e só tem o diferencial da EDP, neste caso é de 500mA,
Quanto a pressão não tinha pensado nisso! Embora não tenha como medir a pressão, talvez haja uma formula para isso, pois o furo tem um cano em PVC de 120 de diâmetro e 20m de comprimento, no verão esvazia rapidamente! Eu não sei como fazer os cálculos, mas deve dar para saber quantos metros cúbicos cabem no tubo do furo!!! A relação profundidade deve ser associada aos metros cúbicos de agua, pois se o tubo for de 60 a pressão já não é a mesma ! Ainda não pesquisei sobre isso, os meus conhecimentos de física são fracos, as minhas medias eram baixas no que respeita a matemática e física!
Eu não queria tirar a bomba mas acho não vejo outra solução!
Muito obrigado, agradeço sugestões.
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Podes medir em bancada com ohmímetro e estar bem de isolamento, mas se medires com o mega (na bancada) pode dar passagem pequena, mas se medires no local (20m) e o defeito no isolamento for aos 20 metros tens uma passagem maior.
Cump.
Mário
O que quero dizer-te é que se medires com o mega fora de agua ou à superfície, podes ter um valor. Se medires com a bomba e cabo no local, onde aos 20metros tens 2 Bar de pressão no exterior do cabo e da bomba o que pode fazer infiltração da agua (humidade) no cabo (ou ligações) e na bomba.patal Escreveu:Não entendi bem no que pode ajudar o valor da pressão! Para saber onde está a avaria! A pressão poderia ter danificado a ligação na maga?
Podes medir em bancada com ohmímetro e estar bem de isolamento, mas se medires com o mega (na bancada) pode dar passagem pequena, mas se medires no local (20m) e o defeito no isolamento for aos 20 metros tens uma passagem maior.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
por acaso um destes dias tive uma situação exactamente igual a essa com uma bomba de poço.....após todos os testes e mais alguns.....era a bomba que tinha um defeito de fabrico....no exterior nada se passava....depois de umas horas dentro de agua, fazia saltar o diferençial...envie pra casa e mandaram a bomba desmontada a dizer que não tinha reparação....para não ficarem mal no retrato fizeram um desconto bom numa nova....assunto resolvido...está desmontada na minha bancada para analise um dia destes