como ligar um rele de alternancia
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Re: como ligar um rele de alternancia
boas
isto é outra coisa que acontece neste forum, veem ao supermercado, tiram as duvidas, um obrigado mal escarrapachado, e não dizem como resolveram, para não falar daqueles que nem agradecem e outros que nem dizem como ficou....
...enfim....
isto é outra coisa que acontece neste forum, veem ao supermercado, tiram as duvidas, um obrigado mal escarrapachado, e não dizem como resolveram, para não falar daqueles que nem agradecem e outros que nem dizem como ficou....
...enfim....
Jaime Reis
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Re: como ligar um rele de alternancia
jaimereis Escreveu:boas
isto é outra coisa que acontece neste forum, veem ao supermercado, tiram as duvidas, um obrigado mal escarrapachado, e não dizem como resolveram, para não falar daqueles que nem agradecem e outros que nem dizem como ficou....
...enfim....
Boas,
tratou-se de uma retirada estratégica, também já é habitual.
ohmico
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Re: como ligar um rele de alternancia
Se Possivel enviar este esquema paraENERGY Escreveu:Boaspapi53 Escreveu:boas estou com uma duvida em relação em ligar um rele de alternância mosal para dois presostatos de 2 motores de um compressor de ar de serviço
alguém me podias dar uma dica
Será que não é algo parecido com isto que procuara.
Adrianojbpaulo@sapo.pt
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Re: como ligar um rele de alternancia
BoasAdrianoPaulo Escreveu:Se Possivel enviar este esquema paraENERGY Escreveu:Boaspapi53 Escreveu:boas estou com uma duvida em relação em ligar um rele de alternância mosal para dois presostatos de 2 motores de um compressor de ar de serviço
alguém me podias dar uma dica
Será que não é algo parecido com isto que procuara.
Adrianojbpaulo@sapo.pt
Esquema já enviado via correio eletrónico.
Cpts.
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Re: como ligar um rele de alternancia
Adrianojbpaulo@sapo.pt
Boas
Esquema já enviado via correio eletrónico
Obrigado pela rapidez, mas se alquem tiver mais esquemas de quadros electicos para bombas serao sempre bem vindos podem continuar a enviar para o mail.
Boas
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Obrigado pela rapidez, mas se alquem tiver mais esquemas de quadros electicos para bombas serao sempre bem vindos podem continuar a enviar para o mail.
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Re: como ligar um rele de alternancia
Os três tipos de compressores:Mário Escreveu:BoasPois é, o pessoal tem que adivinhar o que querem, e por meias palavras.jaimereis Escreveu:li mal, tem razão, mas de qualquer maneira tenho mais uma questão, esse compressor pode trabalhar com os dois motores ao mesmo tempo?ohmico Escreveu:Boas,
atenção que na questão posta, lê-se "dois motores e um compressor" será?
ohmico
se não, deve usar só o contacto E2 para alternancia, e fazer encravamento electrico (e mecanico) no arranque dos motores, um dos pressostatos faz de arranque e tem o contacto atribuido a E2
Se ele diz que tem um compressor com dois motores ( eu que "mexo" neles todos os dias nunca vi nenhum e creio que ainda não existe).
Tentando adivinhar que ele tenha um reservatório de ar comprimido "RAC" que por sua vez tenha duas cabeças compressoras, e cada cabeça (ou bloco) o seu motor eléctrico com o seu comando eléctrico separado (independentes).
Não sei se é de pouca potencia, média ou grande.
Se for alternativo é uma situação, se é parafuso ou rotativo, scroll, já será diferente, ou até se for de membrana.
Se é para arrancar um de cada vez alternadamente tens que alterar o comando das duas máquinas para ser comandado pelo "novo" relé.
Atenção que tens que fazer ensaios de segurança, em como não vai existir hipótese de haver sobre-pressão do RAC e tens que verificar a válvula de segurança. Não sei se estás habilitado e com conhecimentos para "mexer" em equipamentos "sob pressão".
Cump.
Mário
http://www.compair.pt/About_Us/Compress ... ssors.aspx
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Re: como ligar um rele de alternancia
Boa tarde,
Num projecto da faculdade, temos uma nave fabril, para projectar, onde optou-se por 2 compressores de 90 kW, de 7,5 bars, do tipo parafuso rotativo.
Os compressores são para funcionar em alternância. Qual a melhor forma de gerir a alternância?
temporizador de 30 m a 30 minutos e mudar de compressor ou outro sistema?
Cumprimentos, Sérgio Conduto
Num projecto da faculdade, temos uma nave fabril, para projectar, onde optou-se por 2 compressores de 90 kW, de 7,5 bars, do tipo parafuso rotativo.
Os compressores são para funcionar em alternância. Qual a melhor forma de gerir a alternância?
temporizador de 30 m a 30 minutos e mudar de compressor ou outro sistema?
Cumprimentos, Sérgio Conduto
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Re: como ligar um rele de alternancia
Boas
1º os dois compressores vão trabalhar em simultâneo, ou um é reserva de outro?
2º Não vais pôr 90Kw a arrancar de 30 em 30 minutos. Normalmente é feito à semana.
Cump.
Mário
Estás no Isel ou Pupilos?scconduto20c Escreveu: Num projecto da faculdade, temos uma nave fabril, para projectar, onde optou-se por 2 compressores de 90 kW, de 7,5 bars, do tipo parafuso rotativo.
Os compressores são para funcionar em alternância. Qual a melhor forma de gerir a alternância?
temporizador de 30 m a 30 minutos e mudar de compressor ou outro sistema?
Cumprimentos, Sérgio Conduto
1º os dois compressores vão trabalhar em simultâneo, ou um é reserva de outro?
2º Não vais pôr 90Kw a arrancar de 30 em 30 minutos. Normalmente é feito à semana.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
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Re: como ligar um rele de alternancia
Boas,Mário Escreveu:BoasEstás no Isel ou Pupilos?scconduto20c Escreveu: Num projecto da faculdade, temos uma nave fabril, para projectar, onde optou-se por 2 compressores de 90 kW, de 7,5 bars, do tipo parafuso rotativo.
Os compressores são para funcionar em alternância. Qual a melhor forma de gerir a alternância?
temporizador de 30 m a 30 minutos e mudar de compressor ou outro sistema?
Cumprimentos, Sérgio Conduto
1º os dois compressores vão trabalhar em simultâneo, ou um é reserva de outro?
2º Não vais pôr 90Kw a arrancar de 30 em 30 minutos. Normalmente é feito à semana.
Cump.
Mário
No ISEL.
A ideia era um ser a reserva do outro, pois não sabemos estimar a "exigência" de pressão por parte dos equipamentos pneumáticos.
Cumprimentos, Sérgio Conduto
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Re: como ligar um rele de alternancia
Boas Sergio
"A ideia era um ser a reserva do outro, pois não sabemos estimar a "exigência" de pressão por parte dos equipamentos pneumáticos."
1º Não é estimar a pressão, mas sim o caudal. A pressão é a que for necessária para o funcionamento dos equipamentos, não esquecendo as quedas de pressão no tratamento de ar e no transporte.
2º Tens que saber que equipamentos vão gastar o ar,(pressão necessária e caudal).
3º Nos cilindros tens que calcular os ciclos (se são de efeito simples (retorno por mola) ou duplo. O consumo creio que sabes, área e curso. O torque (força necessária) é dado pela área. Não esquecer que as válvulas (eléctricas ou mecânicas) também gastam, assim como os tubos de alimentação aos equipamentos pneumáticos.
4º A queda de pressão na central de ar comprimido é de 1 a 1,2bar no final de vida. Tens o compressor e reservatório, 1 pré filtro que tem 0,050 a 0,100bar (perca de pressão) em novo, mais o secador que pode ter até 0,250 bar de (perca) mais o sub-microfiltro que tem 0,075 a 0,200Bar de perca isto em novo, no momento de pôr em serviço. Aconselha-se a substituição dos elementos quando a colmatação for entre as 0,500 e 0,700bar em cada elemento. Pelo exposto tens 1,250Bar de perca no máximo teórico (dado que se não mudares os elementos a colmatação é maior e o custo energético também).
5º Não esquecer que o compressor de 7,5bar é o máximo e só entra em carga aos 7, isto como delta p de 0,5, o que nos diz que só podes contar com 7 na saida do compressor com menos 1,2 no tratamento de ar só tens 5,8bar disponível para fornecimento, e não contando com (percas) a linha (transporte). Se não fizeres a correcção das percas, o cliente no período de garantia vai disser que não funciona. (Não esquecer os custos de produção parada)
6º Se houver cilindros de grande diâmetro, tens que instalar outro reservatório junto dos cilindros.
7º Como um compressor é reserva do outro, e queres garantir a continuidade do serviço, tens o seguinte.
A1 - Compressor de velocidade variavel para a totalidade.
A2 - Reserva compressor de velocidade fixa.
B1 - Compressor de velocidade variavel para 30%
B2 - Compressor de velocidade fixa para 80%
B3 - Reserva compressor de velocidade fixa para 80%
Neste caso o B2 e B3 são alternados uma vez por semana, onde se pode ter também um gestor (autómato já com o algaritimo) que pode por pressão ou funcionar por caudal o que é mais correcto.
Nesta situação tens 3 compressores, onde o 1º a entrar em funcionamento é o B1 e depois o B2, dado que este compressor vai funcionar 100% em carga é o que vai ter o melhor rendimento e o B2 vai só repor a pressão constante. Em caso de avaria de um deles tens o B3 que é igual ao B2. Se for possivel a alimentação deve ser distinta em quadros e ou em pt`s.
Cump.
Mário
"A ideia era um ser a reserva do outro, pois não sabemos estimar a "exigência" de pressão por parte dos equipamentos pneumáticos."
1º Não é estimar a pressão, mas sim o caudal. A pressão é a que for necessária para o funcionamento dos equipamentos, não esquecendo as quedas de pressão no tratamento de ar e no transporte.
2º Tens que saber que equipamentos vão gastar o ar,(pressão necessária e caudal).
3º Nos cilindros tens que calcular os ciclos (se são de efeito simples (retorno por mola) ou duplo. O consumo creio que sabes, área e curso. O torque (força necessária) é dado pela área. Não esquecer que as válvulas (eléctricas ou mecânicas) também gastam, assim como os tubos de alimentação aos equipamentos pneumáticos.
4º A queda de pressão na central de ar comprimido é de 1 a 1,2bar no final de vida. Tens o compressor e reservatório, 1 pré filtro que tem 0,050 a 0,100bar (perca de pressão) em novo, mais o secador que pode ter até 0,250 bar de (perca) mais o sub-microfiltro que tem 0,075 a 0,200Bar de perca isto em novo, no momento de pôr em serviço. Aconselha-se a substituição dos elementos quando a colmatação for entre as 0,500 e 0,700bar em cada elemento. Pelo exposto tens 1,250Bar de perca no máximo teórico (dado que se não mudares os elementos a colmatação é maior e o custo energético também).
5º Não esquecer que o compressor de 7,5bar é o máximo e só entra em carga aos 7, isto como delta p de 0,5, o que nos diz que só podes contar com 7 na saida do compressor com menos 1,2 no tratamento de ar só tens 5,8bar disponível para fornecimento, e não contando com (percas) a linha (transporte). Se não fizeres a correcção das percas, o cliente no período de garantia vai disser que não funciona. (Não esquecer os custos de produção parada)
6º Se houver cilindros de grande diâmetro, tens que instalar outro reservatório junto dos cilindros.
7º Como um compressor é reserva do outro, e queres garantir a continuidade do serviço, tens o seguinte.
A1 - Compressor de velocidade variavel para a totalidade.
A2 - Reserva compressor de velocidade fixa.
B1 - Compressor de velocidade variavel para 30%
B2 - Compressor de velocidade fixa para 80%
B3 - Reserva compressor de velocidade fixa para 80%
Neste caso o B2 e B3 são alternados uma vez por semana, onde se pode ter também um gestor (autómato já com o algaritimo) que pode por pressão ou funcionar por caudal o que é mais correcto.
Nesta situação tens 3 compressores, onde o 1º a entrar em funcionamento é o B1 e depois o B2, dado que este compressor vai funcionar 100% em carga é o que vai ter o melhor rendimento e o B2 vai só repor a pressão constante. Em caso de avaria de um deles tens o B3 que é igual ao B2. Se for possivel a alimentação deve ser distinta em quadros e ou em pt`s.
Cump.
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Re: como ligar um rele de alternancia
Boa Tarde,
Obrigado pelas várias dicas.
Nos só precisávamos mais de um valor de potência, para o balanço de potência.
Cumprimentos, Sérgio Conduto
Obrigado pelas várias dicas.
Nos só precisávamos mais de um valor de potência, para o balanço de potência.
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