fazer alimentação de um quadro eletrico

Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Re: fazer alimentação de um quadro eletrico

Mensagem por Mário »

Boas "Energy"

"O Engº deve ser um caso unico neste país, pois eu nunca vi nenhum engº em Portugal"

Possivelmente não sabes se o tal "fulano" é ou não Eng., por vezes acontece que é.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Eu sou Eng.º Técnico Licenciado desde1992 e ensinei muitos eletricistas tanto teóricos como práticos, alguns mesmo na prática sem curso. Eu sei fazer, mas não preciso de fazer!!!
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 17 nov 2010, 22:55
Been thanked: 1 time

Mensagem por DEUS AMIGO »

Amigo Duzia 12 ! Vi logo que estava reformado ou nada faz pois nas regras actuais suas indicações secções de potências e de cabos é tudo na maior! só se é acionista da EDP. DEUS é amigo dos pobrezinhos.
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Somos todos uns coitadinhos, uns poupadinhos querem apanhar migalhas, esganar tudo, cheio de biscateiros a 5 Euros à hora.

Muitas instalação a 6,9KVA Monofásica a 6mm^2 estaram atrofiadas dentro de 50 anos ou menos!!

Estive a instalar quadro novo na minha casa e apliquei diferencial de 2x20A-10 mA e um de 2x40A-300mA e outro 2x40A-30mA

Mas tem poucos circuitos queria meter 10,35KVA Mono--1x45 A e não autorizam a entrada é a 4mm^2.

Os lucros agora são menores, e o pessoal quer reduzir aos mínimos

Que DEUS te valha
Última edição por Duzia12 em 20 dez 2011, 23:58, editado 1 vez no total.
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Mensagem por gemini »

6.9kVA -> entrada a 6mm2 estará atrofiada em breve?
10.35kVA -> não deixam porque a alimentação é em cabo de 4?

Tb acho que no minimo as instalações devem ser previstas/certificadas para 10.35kVa... e para isso acontecer, de facto o cabo não pode ser de 4mm2.
Learning is the goal!!
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Tem se ser XV 3G 16 mas eu punha 5 G 16----4x63A-0,3 A

Quanto custa esta alteração num apartamento de 120.000 € nem 5% do valor da obra.

É tudo à grande e à francesa como diz o nosso amigo, eu acho que não têm visao de futuro.

Deviam ver como projetam e executam os brasileiros as instações além de melhor rentabilidadade em termos de exploração e execução, quase 50%. O essêncial não sevê

Vivendas com 20 circuitos um geral de 40A-0,3 A e um contrato monofásico de 1x30A :20= 1,5 A por circuito

Lá é normal contratos de 12 KVA monofásicos, mais equilibrados.

Aqui num condominio que fiz de 120 apartamentos levou um transformador de 630 KVA e iam meter tudo a 6,9 KVA eeu disse não!! São só mais uns mil e tal euros a mais nos cabos e fica T1 e T2 a 6,9KVA-T3-a 10,45KVA.T4 a 17,25 KVA e T5 a 20,7 KVA, na altura já em 1996 em meti um cabo VV 5G10 em trifásico.

Resumindo o condominio de luxo ia ficar atrofiado.
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 17 nov 2010, 22:55
Been thanked: 1 time

Mensagem por DEUS AMIGO »

Atrofiado em condominio de luxo? talvez não! 120,000€ um apartamento? não considero luxo! é preço de apartamento dentro de Lisboa actualmente o minimo de um apartamento em termos de potência é 6.9KVA ou seja 30A que dá e subeja para uma pessoa de média possiblidade monetária pagar, não deixa de pagar média 100€ de Luz para mim o futuro é negro e ainda bem que enventaram os Led para a luz, so tenho pena que as M.L. os aquecimentos etc, nao funcionem tambem á base de Leds , para roduzir estas cablagens e consumos da EDP. o futuro é para economizar e com candieiros a petrólio para poder iluminar as cabeças de algumas pessoas.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Mário Escreveu:Boas "Energy"

"O Engº deve ser um caso unico neste país, pois eu nunca vi nenhum engº em Portugal"

Possivelmente não sabes se o tal "fulano" é ou não Eng., por vezes acontece que é.

Cump.
Mário
Boas
Por vezes antes de responder dou uma vista de olhos pelo perfil de alguns "fulanos" se o que lá está é verdade ou não, não me interessa, eu não sou engº, agora vejo grandes argoladas cometidas por um ou outro desses tais ditos senhores.
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”