Mais uma vez agradecida pelas suas informações.Duzia12 Escreveu:Há tarifas sazonais e bi-horárias
Problema de leigo- carga potência disjuntor
Re: Problema de leigo- carga potência disjuntor
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 17 times
Pode ligar no quadro eléctrico dois relés monofásicos a dividir o aquecimento em 2 com Interruptor Horáriol, a ligar de 10 em 10 minutos
Diga ao electricista para 6,9 KVA 1x30 A Monofásico----Entradaa minimo secção a 6mm^2 para 1x45A (10,35 KVA-Trifásico XV 3 G 16
Já pensou qiue os sete aquecedores de 1500W = 10.5000 W x 0,6 x 8 Horas x 30 dias x 0,1211x1,23=300 € mês + taxas (33 Euros para 20,7KVA)=666/2=333 €/mês
Á moda antiga 66,600$00 +taxas
Estará disposta a gastar esta energia mensalmente.
Veja o contrato bi-horário
Diga ao electricista para 6,9 KVA 1x30 A Monofásico----Entradaa minimo secção a 6mm^2 para 1x45A (10,35 KVA-Trifásico XV 3 G 16
Já pensou qiue os sete aquecedores de 1500W = 10.5000 W x 0,6 x 8 Horas x 30 dias x 0,1211x1,23=300 € mês + taxas (33 Euros para 20,7KVA)=666/2=333 €/mês
Á moda antiga 66,600$00 +taxas
Estará disposta a gastar esta energia mensalmente.
Veja o contrato bi-horário
Última edição por Duzia12 em 13 dez 2011, 19:39, editado 1 vez no total.
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boas
Se estivesse a fazer uma instalação nova, gastando algum dinheiro numa instalação de domótica, os 6,9Kva poderiam resolver, e assim antes de chegar a casa com um simples telefonema daria ordem aos aparelhos para irem ligando alternadamente de modo a que quando chegasse a casa, toda esta tivesse um ambiente quente.
Se estivesse a fazer uma instalação nova, gastando algum dinheiro numa instalação de domótica, os 6,9Kva poderiam resolver, e assim antes de chegar a casa com um simples telefonema daria ordem aos aparelhos para irem ligando alternadamente de modo a que quando chegasse a casa, toda esta tivesse um ambiente quente.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Team Apoio
Se não é nada feito, ou melhor terá de abrir os cordões à bolsa, como diz o velho ditado "não se pode ter tudo na vida"Duzia12 Escreveu:Mas a instalação não é nova
Cpts.
Energy
Energy
estou a anotar as diversas situações e 'alertas' e terei isso em atenção na próxima semana, quando os técnicos da EDP lá forem...
Feitas assim as contas é assustador em termos de custos mensais - mas contudo não creio que lá estarei mensalmente ou em períodos que perfaçam 30 dias no total do período de Inverno - e como já disse também é uma questão de atingir determinada temperatura ambiente - mais díficil de conseguir no 'arranque' - após atingir a temperatura adequada será mais fácil de diminuir e manter a temperatura amena. Além disso, os próprios aquecedores têm termóstato, por isso suponho que vão desligando ....
Apesar de esta questão do aquecimento não se colocar nos períodos da Primavera/Verão - em que a ser necessário seria arrefecimento e não aquecimento
tal o calor - não será contudo de desprezar a questão da tal potência contratada de forma regular para todo o ano - o que no caso dos períodos de Verão seria um desperdício - por isso terei isso também em atenção e avaliar da possibilidade da contratação de potência de forma sazonal.
Mais uma vez muito obrigada.
Feitas assim as contas é assustador em termos de custos mensais - mas contudo não creio que lá estarei mensalmente ou em períodos que perfaçam 30 dias no total do período de Inverno - e como já disse também é uma questão de atingir determinada temperatura ambiente - mais díficil de conseguir no 'arranque' - após atingir a temperatura adequada será mais fácil de diminuir e manter a temperatura amena. Além disso, os próprios aquecedores têm termóstato, por isso suponho que vão desligando ....
Apesar de esta questão do aquecimento não se colocar nos períodos da Primavera/Verão - em que a ser necessário seria arrefecimento e não aquecimento

Mais uma vez muito obrigada.
Energy - bem sei que não se pode ter tudo na vidaENERGY Escreveu:Se não é nada feito, ou melhor terá de abrir os cordões à bolsa, como diz o velho ditado "não se pode ter tudo na vida"Duzia12 Escreveu:Mas a instalação não é nova

Contudo penso que por vezes existem soluções intermédias - colocar a possibilida de uma instalação totalmente nova - mais ainda como disse numa construção 'antiga' apesar de recuparada - é impensável!
O que isso acarretaria em termos de custos e mais ainda de inconvenientes de obras - dos quais me quero ver livre o mais breve possível - dado que sempre que lá tenho ido nos útimos meses ao invés de ser para descansar um pouco é sempre para limpar e relimpar e limpar de novo - porque sempre existiu algo que não estava previsto e que se fez mais uma reparação aqui ou ali.
Além disso - não gosto de instalações com calhas e muito modernas - não naquele tipo de construção pelo menos e muito menos pensar na passagem de fios pelas paredes tectos etc - estamos a falar de uma construção como disse característica e antiga apesar de 'recuperada' e tem uma certa traça que pretendo preservar - mas pensar em abrir de novo muros em tabique etc etc é como digo impensável - seria um transtorno enorme.
Entendo contudo, como digo o que quer dizer com ter o melhor dos dois mundos - ou ter tudo na vida - não se pode de facto - mas dentro das possibilidades viáveis e com menos gastos e custos - procurei este fórum à procura de uma opinião muito maois abalizada do que a minha que já confessei sou muito mas muito ignorante nesta matéria... entendo alguma lógica nas propostas mas continuo a ser ignorante nesta matéria.
O facto de procurar uma opinião junto de quem entende mais do que eu não quer dizer que venho à procura de soluções magnânimas ou de topo - bem sei que o melhor seria construir de raiz e instalar de topo tudo em termos de tecnologia de topo e de ponta - inclusive escolhendo outras soluções que não as através de aquecedores em mica mesmo que sendo mais económicos e com um rendimento razoável.
-
- Oficial
Pede 6,9 KVA e tá a andar-Monofásica.
Vê a fatura da luz se calhar já estás a pagar e espero que não tenhas circuitos bifásicos ou trifásicos para alguma bomba, pois a EDP não aceita isso só citcuitos monofásicos
Vê a fatura da luz se calhar já estás a pagar e espero que não tenhas circuitos bifásicos ou trifásicos para alguma bomba, pois a EDP não aceita isso só citcuitos monofásicos
-
- Team Apoio
BoasAlexluxx Escreveu:Energy - bem sei que não se pode ter tudo na vidaENERGY Escreveu:Se não é nada feito, ou melhor terá de abrir os cordões à bolsa, como diz o velho ditado "não se pode ter tudo na vida"Duzia12 Escreveu:Mas a instalação não é nova
Contudo penso que por vezes existem soluções intermédias - colocar a possibilida de uma instalação totalmente nova - mais ainda como disse numa construção 'antiga' apesar de recuparada - é impensável!
O que isso acarretaria em termos de custos e mais ainda de inconvenientes de obras - dos quais me quero ver livre o mais breve possível - dado que sempre que lá tenho ido nos útimos meses ao invés de ser para descansar um pouco é sempre para limpar e relimpar e limpar de novo - porque sempre existiu algo que não estava previsto e que se fez mais uma reparação aqui ou ali.
Além disso - não gosto de instalações com calhas e muito modernas - não naquele tipo de construção pelo menos e muito menos pensar na passagem de fios pelas paredes tectos etc - estamos a falar de uma construção como disse característica e antiga apesar de 'recuperada' e tem uma certa traça que pretendo preservar - mas pensar em abrir de novo muros em tabique etc etc é como digo impensável - seria um transtorno enorme.
Entendo contudo, como digo o que quer dizer com ter o melhor dos dois mundos - ou ter tudo na vida - não se pode de facto - mas dentro das possibilidades viáveis e com menos gastos e custos - procurei este fórum à procura de uma opinião muito maois abalizada do que a minha que já confessei sou muito mas muito ignorante nesta matéria... entendo alguma lógica nas propostas mas continuo a ser ignorante nesta matéria.
O facto de procurar uma opinião junto de quem entende mais do que eu não quer dizer que venho à procura de soluções magnânimas ou de topo - bem sei que o melhor seria construir de raiz e instalar de topo tudo em termos de tecnologia de topo e de ponta - inclusive escolhendo outras soluções que não as através de aquecedores em mica mesmo que sendo mais económicos e com um rendimento razoável.
Veja em monofásico qual a potência maxima que a EDP lhe pode disponibilizar, por exemplo: 230/45A(10.35Kva) ou 230/60A (13.8Kvas) esta ultima seria ouro sobre azul, teria apenas de fazer pequena alteração no quadro eléctrico.
No entanto se a sua instalação não tiver circuitos directos do quadro para cada aparelho de aquecimento, ou no maximo para 2/3, em caso de aumento de potência dificulta as coisas, não vai disparar o limitador da EDP, mas o disjuntor que protege um determinado circuito se tiver mais do que 2/3 aparelhos ligados vai disparar.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Oficial
Para aquecimento tem de ter no minimo 2 a 3 circuitos
Última edição por Duzia12 em 14 dez 2011, 11:04, editado 1 vez no total.
-
- Team Apoio
Boas
Antes de avançar com o aumento de potência, verifique se tem circuitos directos do quadro para aquecimento, se não tem verifique quantos aparelhos vai ligar em cada circuito(disjuntor).
Pois se em cada circuito(disjuntor) tiver de ligar mais de 2/3 aparelhos de aquecimento simultaneamente, o aumento de potência só lhe vai servir para gastar dinheiro.
Antes de avançar com o aumento de potência, verifique se tem circuitos directos do quadro para aquecimento, se não tem verifique quantos aparelhos vai ligar em cada circuito(disjuntor).
Pois se em cada circuito(disjuntor) tiver de ligar mais de 2/3 aparelhos de aquecimento simultaneamente, o aumento de potência só lhe vai servir para gastar dinheiro.
Cpts.
Energy
Energy
Olá Energy e Duzia,ENERGY Escreveu:Boas
Bem, muito obrigada mais uma vez aos dois. Estive fora e por essa razão não passei pelo fórum.
Relativamente à sua questão - sim, se por circuito se entender as tais ligações directas de cada aquecedor a disjuntores, foi por aí que comecei.
Ou seja, quando depois de instalados/ligados os aquecedores aquilo disparava os disjuntores, chamei um electricista lá que me terá dito que deveria existir apenas divisão para evitar sobrecargas.
E assim foi feito. Quando lá cheguei como já contei, passou foi a disparar o geral mas nenhum dos disjuntores disparava.
Fiz testes, e verifiquei que o aquecedor da cozinha está junto ao disjuntor de tudo o resto da cozinha - tomadas de frigorifico, máquina de lavar louça, e outras excepto a do fogão - em que o forno é eléctrico e que está num disjuntor à parte.
Depois 2 aquecedores de 2 quartos estão ligados a um disjuntor. Dois dos aquecedores da sala estão ligados a outro disjuntor. O terceiro da sala está ligado sozinho a um disjuntor, e o do terceiro quarto está ligado juntamente com as tomadas do piso de baixo.
Julgo que é esta a vossa questão.
mais uma vez obrigada.
Alexandra
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 13 times
boas
aproveito para salientar que segundo o IM, e varias organizações mundiais, as temperaturas de conforto para o inverno situam-se entre os 20ºC-21ºC e no verão entre os 24ºC-25ºC a uma altura de 1,60m
posso ainda salientar que grande parte de projectos AVAC são baseados nestes valores, sendo em escritorios as medidas controladas a 1,40m
aproveito para salientar que segundo o IM, e varias organizações mundiais, as temperaturas de conforto para o inverno situam-se entre os 20ºC-21ºC e no verão entre os 24ºC-25ºC a uma altura de 1,60m
posso ainda salientar que grande parte de projectos AVAC são baseados nestes valores, sendo em escritorios as medidas controladas a 1,40m
Jaime Reis
-
- Oficial
O problema é que no mesmo circuito não deve de ter mais do que uma fase e a EDP pode negar-se a dar a alimentação monofásica de 45A. A instalação corre risco de incêndio