Bom dia,
obrigado a todos pelos esclarecimentos.
No entanto vejo que há aqui algumas contradições entre colegas...
Vou tentar detalhar mais um pouco a solução que eu estou a pensar implementar:
-Utilizar um bastidor que terá as funções de ATE inferior/superior, no qual estarão localizados os repartidores gerais (FO, PC, CATV e MATV);
-Coluna montante constituída por calha (preferi esta opção em detrimento dos tubos). Esta calha terá compartimentos para a distribuição de pares de cobre, fibra óptica, rede CATV e rede MATV (preferi separar as redes de CATV e MATV para não haver confusões...penso que não há nada de impeditivo nisso) e respectivas caixas de coluna (C2).
Tendo o RG-CC (MATV) no rés de chão terei que trazer os cabos das antenas até este, e para tal usa-se a PAT (correcto??). Esta PAT é constituída por 2 tubos de 40 no mínimo.
Pelo que li tenho opções diferentes que poderei implementar:
1ª) Apenas coloco a PAT desde a última caixa de coluna até às antenas. Sendo assim uso a tubagem destinada à distribuição da rede MATV para fazer a passagem dos cabos provenientes das antenas até ao RG-CC (MATV)
2ª) Tenho a PAT desde a cobertura até ao ATE inferior/superior (ou seja acompanhará a coluna montante do edifício) sendo possível esta passar pela caixas de coluna dos pisos.
Qual é a solução correcta?
Obrigado.
PAT
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 12 times
Re: PAT
NDSL Escreveu:Bom dia,
obrigado a todos pelos esclarecimentos.
No entanto vejo que há aqui algumas contradições entre colegas...
Vou tentar detalhar mais um pouco a solução que eu estou a pensar implementar:
-Utilizar um bastidor que terá as funções de ATE inferior/superior, no qual estarão localizados os repartidores gerais (FO, PC, CATV e MATV);
-Coluna montante constituída por calha (preferi esta opção em detrimento dos tubos). Esta calha terá compartimentos para a distribuição de pares de cobre, fibra óptica, rede CATV e rede MATV (preferi separar as redes de CATV e MATV para não haver confusões...penso que não há nada de impeditivo nisso) e respectivas caixas de coluna (C2).
Tendo o RG-CC (MATV) no rés de chão terei que trazer os cabos das antenas até este, e para tal usa-se a PAT (correcto??). Esta PAT é constituída por 2 tubos de 40 no mínimo.
Pelo que li tenho opções diferentes que poderei implementar:
1ª) Apenas coloco a PAT desde a última caixa de coluna até às antenas. Sendo assim uso a tubagem destinada à distribuição da rede MATV para fazer a passagem dos cabos provenientes das antenas até ao RG-CC (MATV) Solução correcta e perante o manual ITED, com o dimensionamento da tubagem devidamente calculado!
2ª) Tenho a PAT desde a cobertura até ao ATE inferior/superior (ou seja acompanhará a coluna montante do edifício) sendo possível esta passar pela caixas de coluna dos pisos. Esta nem sequer tem lógica nenhuma, a PAT é uma "entrada superior" assim como a ES é uma "entrada inferior", o resto já está debatido!
Qual é a solução correcta?
Obrigado.
Respostas a vermelho!
A foto esclarece bem, não inventem coisas que não existem!

Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Boa tarde,
esta foto é perfeitamente esclarecedora....quando existe um ATE Superior e outro Inferior em locais distintos. Já quando se fazem coincidir os dois no mesmo local, para mim já não fica tão claro...por isso referi a 2ªa solução.
esta foto é perfeitamente esclarecedora....quando existe um ATE Superior e outro Inferior em locais distintos. Já quando se fazem coincidir os dois no mesmo local, para mim já não fica tão claro...por isso referi a 2ªa solução.
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 12 times
Boas, a história é a mesma, se a ultima caixa da coluna montante for uma C2 porque não existe o ATE superior é dessa que saem os tubos para a PAT!
p.s Como a maior parte de nós não é só da área de telecomunicações por vezes "mistura" electricidade com ITED, neste caso associam como se a PAT ou a ES fosse ramal de electricidade, então como neste caso a PAT não tem ATE superior (quadro parcial) tem de ir ligar directo ao ATE inferior "quadro principal", não pode passar pelas "saídas".
p.s Como a maior parte de nós não é só da área de telecomunicações por vezes "mistura" electricidade com ITED, neste caso associam como se a PAT ou a ES fosse ramal de electricidade, então como neste caso a PAT não tem ATE superior (quadro parcial) tem de ir ligar directo ao ATE inferior "quadro principal", não pode passar pelas "saídas".

Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!