Dimensionamento de interruptores-seccionadores

parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 16 mai 2011, 11:48
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Dimensionamento de interruptores-seccionadores

Mensagem por parreirajoao »

Tens que dimensionar para a:

1 - Corrente nominal

2 - Corrente limite dinâmica

3 - Correntes de ensaio de curta duração

A partir dos cálculos destes 3 parâmetros, podes então seleccionar o IS.

NA sebenta de IE2 do ISEL, está lá um exemplo de cálculo.

Se necessitares de ajuda diz.

Electro 99 Escreveu:Bom dia prezados colegas,

Porventura os colegas sabem como se procede para o cálculo do calibre dos interruptores-seccionadores de um posto de seccionamento?

Cumps,

Electro 99.
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Penso que estão a fazer uma grande confusão.

Estas condições, que mencionam, são válidas para aparelhos de protecção (fusiveis ou disjuntores).

O que têm de garantir é que:

1 - In(secc)>=Is, o que implica In(secc)>=Is anel

2 - Calcular o Ik=1,8 *2^1/2 * Icc

3 - Calcular I3s
Electro 99 Escreveu:
Duzia12 Escreveu:Eu referia-me a cabo subterrâneo em Cu
Pois, está certo. O cabo subaterrâneo em cobre tem uma corrente máxima admissivel de 380A, logo o interruptor-seccionador de 400A está logo acima.

De qualquer modo, se a protecção que está a montante obedecer às seguintes permissas:

Is<=In<=Iz; I2<=1.45xIz, isso implica que quando disparar a protecção a montante (quando atingir I2=551A, a fim de 5 segundos), o interruptor-seccionador poderá já estar danificado.... Mas como é num intervalo de tempo curto, não sei....

Agora, a minha pergunta deve-se à leitura que eu fiz de um documento que está na net (ver documento em anexo, página 1) em que nas celas de entrada/saida do quadro de média tensão há um conjunto de cabos LXHIOV 1x120, cujo interruptor-seccionador colocado é de 630A.... Ou seja, se o cabo for aéreo suporta um Iz de 95A e o interruptor-seccionador é de 630A, logo tem um calibre muito alto.

Agora, se o cabo de MT for subaterrâneo, aí já bate certo, pois nesse caso o IZ é de 300A e se o interruptor-seccionador tiver um calibre acima de 1.45xIz (1.45xIz=435A), aí o calibre de 630A está correcto.

Concordas? :)

Abraço.
Electro 99
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 fev 2009, 18:21
Enviou: 5 vezes
Agradecimento recebido: 3 vezes

Mensagem por Electro 99 »

Eu estava apenas a garantir que no seccionador poderia passar uma corrente superior à corrente máxima que passa no aparelho de protecção que estiver logo a montante.... Se o calibre for superior à corrente máxima que passa nesse cabo, logo nunca se danificaria.

Mas isto é apenas uma conta de merceeiro...

Relativamente a essa sebenta que me falaste, tu tens-na em suporte informático?

Cumps,

Electro 99.

parreirajoao Escreveu:Penso que estão a fazer uma grande confusão.

Estas condições, que mencionam, são válidas para aparelhos de protecção (fusiveis ou disjuntores).

O que têm de garantir é que:

1 - In(secc)>=Is, o que implica In(secc)>=Is anel

2 - Calcular o Ik=1,8 *2^1/2 * Icc

3 - Calcular I3s
Electro 99 Escreveu:
Duzia12 Escreveu:Eu referia-me a cabo subterrâneo em Cu
Pois, está certo. O cabo subaterrâneo em cobre tem uma corrente máxima admissivel de 380A, logo o interruptor-seccionador de 400A está logo acima.

De qualquer modo, se a protecção que está a montante obedecer às seguintes permissas:

Is<=In<=Iz; I2<=1.45xIz, isso implica que quando disparar a protecção a montante (quando atingir I2=551A, a fim de 5 segundos), o interruptor-seccionador poderá já estar danificado.... Mas como é num intervalo de tempo curto, não sei....

Agora, a minha pergunta deve-se à leitura que eu fiz de um documento que está na net (ver documento em anexo, página 1) em que nas celas de entrada/saida do quadro de média tensão há um conjunto de cabos LXHIOV 1x120, cujo interruptor-seccionador colocado é de 630A.... Ou seja, se o cabo for aéreo suporta um Iz de 95A e o interruptor-seccionador é de 630A, logo tem um calibre muito alto.

Agora, se o cabo de MT for subaterrâneo, aí já bate certo, pois nesse caso o IZ é de 300A e se o interruptor-seccionador tiver um calibre acima de 1.45xIz (1.45xIz=435A), aí o calibre de 630A está correcto.

Concordas? :)

Abraço.
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Neste tópico podes efectuar o download da sebenta.

Se não encontrares diz.

http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... it=sebenta
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Enviou: 3 vezes

Mensagem por Duzia12 »

Nos secionadores do anel costumam ser de corte em carga .
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Mensagem por joaoosvaldo »

Aproveito o tópico para colocar outra questão relacionada. Para a escolha da corrente estipulada dos barramentos das celas de média tensão qual o procedimento? Normalmente utiliza-se os 630A mas qual o dimensionamento?
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
Rocha_28359
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 19 abr 2010, 10:32
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Mensagem por Rocha_28359 »

joaoosvaldo Escreveu:Aproveito o tópico para colocar outra questão relacionada. Para a escolha da corrente estipulada dos barramentos das celas de média tensão qual o procedimento? Normalmente utiliza-se os 630A mas qual o dimensionamento?
João não percebi a tua questão, tenta a colocar de outra forma para ver se te consigo ajudar.
Cumprimentos
Rocha
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

Rocha_28359 Escreveu:
joaoosvaldo Escreveu:Aproveito o tópico para colocar outra questão relacionada. Para a escolha da corrente estipulada dos barramentos das celas de média tensão qual o procedimento? Normalmente utiliza-se os 630A mas qual o dimensionamento?
João não percebi a tua questão, tenta a colocar de outra forma para ver se te consigo ajudar.
No desenvolvimento do tópico chegou-se à conclusão que para os interruptores-seccionadores eram 400A a corrente estipulada e para os barramentos normalmente utiliza-se os 630A mas qual o dimensionamento feito para chegar a este valor. Para os interruptores é em função da corrente do anel e para os barramentos de média tensão?
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Enviou: 3 vezes

Mensagem por Duzia12 »

Há uma tabela que dá a distância dos isoladores e secção do barramento, por causa da ressonância, ou fazer os cálculos à unha.

Eu tinha essa tabela, mas onde está já não sei, usei há 20 anos, Pcc=500 MVA
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

Dimensionar a secção dos barramentos como se fazia antigamente também eu sei mas a dúvida é outra :!: Nas celas modulares escolhe-se barramentos com 400A, 630A ou 800A a questão é qual o dimensionamento que é feito para tal :?: Porquê que para um interruptor-seccionador de 400A o barramento deve ser de 630A :?:
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Responder

Voltar para “Dúvidas”