Dúvidas no projecto de instalações eléctricas

flyer2222
Curioso
Curioso
Registado: 25 set 2011, 23:41

Re: Dúvidas no projecto de instalações eléctricas

Mensagem por flyer2222 »

Boa tarde parreirajoao.

Persistem ainda algumas dúvidas relativamente à Iccft e ao quadro do pára-raios.

Para calcular a corrente curto circuto fase-terra (Iccft) poderei basear-me nesta fórmula ?

Imagem

Em que Z0, Z1 e Z2 são as impedâncias de cada fase-terra (trifásico) e Zn a impedância neutro-terra.

Imagem

Ou ainda nesta versão mais simplificada da fórmula anterior:

Imagem

fonte: http://electrical-engineering-portal.co ... t-currents

O problema é que apenas dispomos na nossa documentação da impedância do transformador do PT e a impedância da rede. Terá o cálculo da Iccft alguma relação com essas impedâncias ?

A minha segunda questão é relativa ao quadro do pára-raios. Pensei em ligar este quadro directamente ao QGBT no PT, estou correcto ? Mas para isso seria necessário um cabo de cobre maciço com uma secção 50mm2. Posso usar um cabo deste tipo entre quadros eléctricos ?

Cumprimentos.
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 16 mai 2011, 11:48
Been thanked: 17 times

Mensagem por parreirajoao »

Não é a Iccft do pára-raios. mas sim da tua instalação.

Sim, essa fórmula está correcta.

Ou tens uma impedância/resistência, que te limita a Iccft (valor na ordem dos 300A), ou então tens um valor bem mais elevado.

Calcula as impedâncias directa, inversa e homopolar:

Id= U/Zd+Zi+Zh

Iccft=3*Id

Se és engenheiro, presumo que saibas fazer estas contas.

Se não souberes, diz-me que eu envio-te um exemplo de cálculo.

flyer2222 Escreveu:Boa tarde parreirajoao.

Persistem ainda algumas dúvidas relativamente à Iccft e ao quadro do pára-raios.

Para calcular a corrente curto circuto fase-terra (Iccft) poderei basear-me nesta fórmula ?

Em que Z0, Z1 e Z2 são as impedâncias de cada fase-terra (trifásico) e Zn a impedância neutro-terra.

Ou ainda nesta versão mais simplificada da fórmula anterior:

O problema é que apenas dispomos na nossa documentação da impedância do transformador do PT e a impedância da rede. Terá o cálculo da Iccft alguma relação com essas impedâncias ?

A minha segunda questão é relativa ao quadro do pára-raios. Pensei em ligar este quadro directamente ao QGBT no PT, estou correcto ? Mas para isso seria necessário um cabo de cobre maciço com uma secção 50mm2. Posso usar um cabo deste tipo entre quadros eléctricos ?

Cumprimentos.
flyer2222
Curioso
Curioso
Registado: 25 set 2011, 23:41

Mensagem por flyer2222 »

parreirajoao Escreveu:Não é a Iccft do pára-raios. mas sim da tua instalação.

Ou tens uma impedância/resistência, que te limita a Iccft (valor na ordem dos 300A), ou então tens um valor bem mais elevado.

Id= U/Zd+Zi+Zh

Iccft=3*Id

Bom dia parreirajoao.

Nós na documentação do nosso projecto apenas dispomos do valor da impedância da rede (18 Ohm) e a impedância do transformador de MT que está no posto de transformação (9,4*10-3 Ohm = 9,4 miliOhm).

Dessa forma não compreendo bem como calcular a impedância directa, a impedância inversa e a impedância homopolar. Se me puder enviar então o exemplo e explicar como calcular esses valores, agradecia-lhe imenso.

De todas as formas já ajudou bastante, muito obrigado.

Cumprimentos.
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 16 mai 2011, 11:48
Been thanked: 17 times

Mensagem por parreirajoao »

Vê o anexo. É um exemplo. Adequa ao teu projecto.
flyer2222 Escreveu:
parreirajoao Escreveu:Não é a Iccft do pára-raios. mas sim da tua instalação.

Id= U/Zd+Zi+Zh

Iccft=3*Id

Bom dia parreirajoao.

Nós na documentação do nosso projecto apenas dispomos do valor da impedância da rede (18 Ohm) e a impedância do transformador de MT que está no posto de transformação (9,4*10-3 Ohm = 9,4 miliOhm).

Dessa forma não compreendo bem como calcular a impedância directa, a impedância inversa e a impedância homopolar. Se me puder enviar então o exemplo e explicar como calcular esses valores, agradecia-lhe imenso.

De todas as formas já ajudou bastante, muito obrigado.

Cumprimentos.
Anexos
Rede de Terras_PT.pdf
(1.84 MiB) Transferido 87 vezes
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”