Socorro!!!!

Badtrip
Curioso
Curioso
Registado: 23 abr 2007, 22:20

Mensagem por Badtrip »

boas,

nestas casas antigas usavam-se normas europeias , americanas etc
nem sei o que se pode encontrar , tudo é possivel :lol: :lol:
possivelmente esse de que falas
Electro_PT
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 03 fev 2007, 23:08
Contacto:

Mensagem por Electro_PT »

Badtrip Escreveu:boas,

Referi o VD12 porque há uns anitos em casa dos meus pais, deu-me na "telha" de fazer um enfiamento de 2 fios V (preto e azul) de 1,5 mm2 entre o quadro eléctrico e o meu quarto para ligar um bloco de tomadas para o PC e digo-vos, passei "as passas do Algarve" como se costuma dizer para enfiar esses 2 fiozinhos, mesmo assim a guia de nylon que tenho custou imenso para passar mas consegui fazer o trabalhinho apesar do meu velhote ter-me dado cabo do juízo. Curiosamente nessa altura troquei o quadro eléctrico antigo com os famosos disjuntores da SIPE para uns da Merlin Guerin. Daqui a uns anitos quado a casa fôr minha (ou pelo menos assim o espero) altero completamente a instalação. Não tem pés nem cabeça ter 2 disjuntores num quadro eléctrico para toda a casa... :twisted:
Imagem
Badtrip
Curioso
Curioso
Registado: 23 abr 2007, 22:20

Mensagem por Badtrip »

Electro_PT Escreveu:

Referi o VD12 porque há uns anitos em casa dos meus pais, deu-me na "telha" de fazer um enfiamento de 2 fios V (preto e azul) de 1,5 mm2 entre o quadro eléctrico e o meu quarto para ligar um bloco de tomadas para o PC e digo-vos, passei "as passas do Algarve" como se costuma dizer para enfiar esses 2 fiozinhos, mesmo assim a guia de nylon que tenho custou imenso para passar mas consegui fazer o trabalhinho apesar do meu velhote ter-me dado cabo do juízo. Curiosamente nessa altura troquei o quadro eléctrico antigo com os famosos disjuntores da SIPE para uns da Merlin Guerin. Daqui a uns anitos quado a casa fôr minha (ou pelo menos assim o espero) altero completamente a instalação. Não tem pés nem cabeça ter 2 disjuntores num quadro eléctrico para toda a casa... :twisted:
boas,

tens razão é complicado passar seja o q for nesses tubinhos , uma solução é passar a instalação por fora com calha junto ao rodapé fazendo um rosso so na parede do quadro electrico já fiz uma ilstalação dessas num escritorio ( apartamento com t2 no bairro alto )
credo
Curioso
Curioso
Registado: 14 abr 2007, 23:17

Mensagem por credo »

Anterior ao tubo VD existia um tubo que dava pelo nome
bergman (penso que se escrevia assim) que era de chapa por fora
eo interior era de cartão.
Em relação ao ao nosso amigo admin neste comentário :Pois no meu tempo de escola só havia duas secções de fio para electrificação de uma casa 1,5 mm2 e 2,5 mm2, mais entre tanto as coisas mudaram . Pnso que o meu amigo já não se lembra dos tempos de escola pois o regulamento agora alterado ja era antigo penso que de 1974 e ja nesse la estava o circuito de 4mm para fogão.
De resto o amigo litec disse no seu comentario e muito bem: a secçao do fio para os fogões tem a ver com o consumo do fogão tendo
como secção minima 2.5mm tendo que ser dimençionado para dijuntor de 16a (4 mm dij 20,6mm dij 25) simples e directo nada mais a acrescentar.
Um abraço a todos os faíscas
Electro_PT
Velha Guarda
Velha Guarda
Contacto:

Badtrip Escreveu:
Electro_PT Escreveu:

boas,

tens razão é complicado passar seja o q for nesses tubinhos , uma solução é passar a instalação por fora com calha junto ao rodapé fazendo um rosso so na parede do quadro electrico já fiz uma ilstalação dessas num escritorio ( apartamento com t2 no bairro alto )
Exacto. As calhas técnicas foram uma boa forma de se criarem instalações (sejam elas, eléctricas, de águas, etc) sem estar a escavacar paredes. Poderá não ser a forma mais económica de as fazer mas que ficam muito bem dentro de uma casa/escritório isso ficam... :wink:

Os tubos que o amigo credo especifica realmente não conhecia o nome mas já mexi emtubagens dessas com fios eléctricos a passar e ainda por cima molhados :evil: (isto para não falar que o busca pólos nessas paredes acendia) :shock:

Realmente quem anda em campo às vezes assusta-se :twisted:
Imagem
Choque Frite
Inativo
Inativo
Registado: 28 fev 2007, 01:45

Re: Socorro!!!!

Mensagem por Choque Frite »

Badtrip Escreveu:
Choque Frite Escreveu:Cenário:

Mudámos de casa, para um prédio com 34 anos. Apesar da idade está porreiro. Tomadas schuko por toda a casa. Maravilha!
Ao pintarmos uma divisão removemos as aparelhagens. Eis se não quando!!!! Drama Drama Horror Horror!!!! As shukos só estavam a fazer cenário! Nem os aparelhos de ar condicionado nas salas têm terra :shock:
Andei a chafurdar na cozinha e pelo menos a máquina de lavar roupa e frigorifico têm terra cuja eficácia não sei, Pelo menos não sinto formigueiro quando "acaricio" as máquinas. Donde vem a terra???
Não há duas tomadas com fios de cor consistentes. ele é vermelho e branco, vermelho e azul, branco e azul, So on...

No quadro eléctrico só há 3 disjuntores cuja distribuição é uma coisa aparentemente anárquica. Não tem barramentos nenhuns. Está tudo emaranhado. Só vejo fios de 1,5. Começo a estar receoso embora a casa tenha estado habitada sem problemas.

Quando é que me custará pôr aquela coisa em condições???

Como é que eu desato aquilo?

Um obrigado do Chôque Frite

atenção que as tubagens de PVC que essas casas tem muitas vezes não tem diametro para (fase,neutro,terra) com 2,5mm , ja apanhei uma casa nesse estado e acabei por deixar estar como estava modifiquei apenas o quadro ( casa dos meus avôs ) nem conseguia passar a guia.
É mesmo esse o caso... Qq dia arranjo corargem e faço roços para tubagem nova. Qual é o diâmetro do tubo aconselhado?
credo
Curioso
Curioso

Mensagem por credo »

Tubo VD ou isogris 16 Para Iluminação,
Tubo VD ou Isogris 20 para tomadas e para a
introdução Tubo Vd ou Isogris de pelo menos 32 mm
aqui varia conforme a potencia contratada ou contratatar
Por exemplo tubo 32 mm da para 3 condutores 6mm
Tubo 40 mm 5 condutores 6mm.
Cumps
Ps: Existem outros tipos de tubo como os flexiveis
Electro_PT
Velha Guarda
Velha Guarda
Contacto:

credo Escreveu:Tubo VD ou isogris 16 Para Iluminação,
Tubo VD ou Isogris 20 para tomadas e para a
introdução Tubo Vd ou Isogris de pelo menos 32 mm
aqui varia conforme a potencia contratada ou contratatar
Por exemplo tubo 32 mm da para 3 condutores 6mm
Tubo 40 mm 5 condutores 6mm.
Cumps
Ps: Existem outros tipos de tubo como os flexiveis
O tubo flexivel é autorizado? Dá-me a sensação que há uns anitos atrás esse tipo de tubo não era autorizado por lei apesar de existir... :shock:

Era como os "Torix". Não eram autorizados mas usavam-se na mesma :lol:
Imagem
credo
Curioso
Curioso

Mensagem por credo »

Actualmente ja são autorizados
segundo a norma EN 50086.
Cumps
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Been thanked: 24 times

Mensagem por justme »

Adm escreveu:
Bem para começar terás que refazer o quadro eléctrico como ilustra a figura (exemplo de orientação )

Bem, o quadro electrico é a ultima coisa a ser projectada.
Primeiro tem que saber o que a instalação precisa em termos de aparelhos de utilização, nº de circuitos, potencias totais e de cada aparelho, etc e só no fim projectar o quadro.
Um abraço.
justme
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por justme »

PedroCaldeira escreveu:

Se a casa só tem cabos condutores de 1,5 mm2, por uma questão de segurança era preferível substituir os condutores todos. Nas tomadas, por exemplo, os condutores têm de ter no mínimo de 2,5 mm2, caso contrário, se tiverem muitos equipamentos ligados os condutores podem sobreaquecer e ficar com o disjuntor sempre a disparar, ou pior ainda, corre o risco de incêndio (caso os condutores não sejam normalizados, com revestimento anti-fogo).

Duas considerações:

1ª)Os condutores das tomadas devem ter uma secção minima de 2,5mm por norma. Não é este facto que evita que eles aqueçam ou queimem. O que evita isso é o disjuntor adequado no quadro. Se num circuito com fio de 2,5mm estiver a alimentar aparelhos que consumam por exemplo 40A(se não estiver bem protegido) o seu isolamento degrada-se ao fim de algum tempo com o calor desenvolvido e eventualmente acontecerá um curto circuito.

2ª)De acordo com o que foi anteriormente dito um fio de 1,5 mm nas tomadas não aquece exageradamente se a totalidade da corrente não ultrapassar por exemplo os 10A (mesmo que alimente muitos aparelhos), estando ou não bem protegido (naturalmente que devemos proteger sempre convenientemente). Por lado desde que esteja bem protegido não será danificado pois oaparelho no quadro protege-o desligando o circuito. Claro que esta situação deveria ser corrigida

Um abraço.
justme
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por justme »

PedroCaldeira escreveu:

Na cozinha é onde irá ter mais despesas, tem de ter um circuito (cada circuito leva um disjuntor) só para o fogão (condutores de 6 mm2 e disjuntor de 25 A) e outro circuito para as máquinas de lavar (loiça e roupa) com condutores de 4 mm2 e disjuntor de 20 A.

Segundo os cadernos tecnicos da Certiel para o fogão deverá ser previsto um circuito com um minimo de 4 mm2, para restantes circuitos de tomadas, termoacumuladores, maquinas de lavar e climatização 2,5mm2. Naturalmente que isto são valores minimos e na falta de dados precisos sobre as potencias dos aparelhos a instalar.

Um abraço.
justme
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por justme »

O adm escreveu:

Pois no meu tempo de escola só havia duas secções de fio para electrificação de uma casa 1,5 mm2 e 2,5 mm2, mais entre tanto as coisas mudaram .

O regulamento que tenho baseia-se nos decretos lei nº 740/74 e nº 303/76, portanto de 1974 e 1976 e já fala em cabos e fios para baixa tensão desde 1,5mm2 até 1000mm2, pelo menos. Que idade tem caro moderador?

Um abraço.
justme
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por justme »

BlackAngel escreveu:

Quanto ao disjuntor de 25A para a cozinha é exagerado pois se o user tiver como eu uma potência contratada á EDP de 25A, nunca poderá colocar essa amperagem como protecção para a cozinha.

Não é exagerado, é ate pouco porque segundo a Certiel a intencidade estipulada para fogões é de 32A.
Outra coisa a potencia contratada é independente da potencia a alimentar.
Cada um decide a corrente que quer comprar á EDP, no entanto as normas têm que ser cumpridas.

Um abraço.
justme
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por justme »

Eletro_Pt escreveu:

Referi o VD12 porque há uns anitos em casa dos meus pais, deu-me na "telha" de fazer um enfiamento de 2 fios V (preto e azul) de 1,5 mm2 entre o quadro eléctrico e o meu quarto para ligar um bloco de tomadas para o PC e digo-vos, passei "as passas do Algarve" como se costuma dizer para enfiar esses 2 fiozinhos, mesmo assim a guia de nylon que tenho custou imenso para passar

A Certiel desaconselha o uso de tubo de 12 mm.

Um abraço.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”