vou fazer uma moradia de tenho algumas duvidas ...

gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Re: vou fazer uma moradia de tenho algumas duvidas ...

Mensagem por gemini »

Varejo Escreveu:Boas, o instalador deve falar com o projectista para tirar uma ou outra dúvida ou para melhorar o projecto, o instalador não vai dar formação ITED ao projectista, como tal deves falar com ele para esclarecer certos pontos e se necessário alterar outros, se o projectista percebe muito ou pouco de ITED, isso só depois de falares com ele é que vês!
a mim já me aconteceu ter de dar formação ITED ao instalador...e mais do que uma vez...

mas concordo em absoluto que o instalador e o projectista devem conversar para esclarecer eventuais dúvidas!
Learning is the goal!!
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Mensagem por Varejo »

Boas, acontece pelos 2 lados, projectista a ensinar o instalador, e o instalador ensinar o projectista, outros casos nem um nem outro sabem o que fazem! :mrgreen:

Faço esta conversa porque como sabem sou projectista e instalador com formação ITED1, e na formação de actualização instalação ITED2 os formadores diziam que os instaladores deviam ver os erros do projecto para depois falarem com o projectista para corrigir, e eu respondia que os instaladores não eram pagos para analisarem projectos, e na formação de projecto os formadores também diziam que se o projecto tivesse erros o instalador deveria alertar o projectista, e eu voltei a dizer o mesmo nós projectistas não pagamos aos instaladores para nos analisarem os projectos, temos de saber aquilo que andamos a projectar, assim como os instaladores teem de saber o que andam a executar, como tal apenas em caso de uma ou outra dúvida ou melhoria do mesmo projectista e instalador devem falar!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por gemini »

Correcto.

Estou a fazer casa e a empresa instaladora do ITED, pelo menos o electricista encartado que há mais de 20 anos anda nisto, simplesmente c@g@u no projecto que lhe dei...
E só dei por ela quando me apercebi de falta de umas tubagens...

falei com ele ao que me disse que nunca tinha ouvido falar de ZAP's com fibra óptica, nem porque leva tantos tubos, ou sequer de CATI....
Depois de conversarmos lá aprendeu algo novo, e o certo é que fez tudo conforme projecto...

...até ontem, quando vieram por os cabos e metem-me lá um cabo RG59 NQ2a...

Liguei ao patrão e perguntei "como é? isto não é ITED 2!" e ele simplesmente respondeu "está mal, põe-se bem."
Gostei da atitude. é que o patrão pelos vistos foi o único a fazer formação ITEd2...

Bem, hoje chego á obra e tenho lá um cabo IBEROSAT RG6 Plus... que não é o que indiquei no projecto, mas pelo que estive a ver garante a classe de ligação TCD-C-H pois tem atenuação inferior a 21,7dB / 100mt.

E agora o que faço? Chateio-me outra vez? é que com este cabo, deve passar na vistoria...

O UTP é Cat6.
Learning is the goal!!
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Boas, desde que o cabo cumpra a norma é na boa!

Nesse caso eles estavam a fazer mal mas admitiram o "erro" e tentam fazer bem, outros casos fazem mal e acham que assim é que está bem, só depois de mandar desmanchar é que se conformam!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Been thanked: 6 times

Mensagem por quero aprender »

tenho duvidas do fio terra do mastro da antena se ele vai directamente à caixa de terra ...
fui ao manual de ited e na pagina 123 diz :

O sistema de ligação à terra é da responsabilidade do instalador da rede eléctrica do edifício

estarei a ler bem o manual ?
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda

jorgealves Escreveu:
quero aprender Escreveu:como disse o ited vai ficar a minha responsabilidade e só vou chamar um amigo para fazer as tais necessarias medições ...

gostava que retificassem o que está mal :
e o projecto o que diz?

tens de ter um projecto, mas adiante,

existem ai coisas completamente loucas,

1º ANELADO NUNCA, corrugado sim (parede interior lisa), mas como só existe acima de 25mm, podes utilizar o isogris ou similar, ainda que actualmente já se possa usar alguns tubos de 20mm comercial, conforme tabela 45 do manual,

2º da CEMU para o ATI são 2 tubos de 40mm INTERIOR liso como mínimo, para a PAT é 1 tubo de 40mm minimo,

3º tomadas de fibra óptica nos quartos????? é para o quê? nem é obrigatório, e na minha opinião só devia ir até ao ATI, mas o ITED obriga a ir até ZAP.

4º monta uma caixa igual ao ATI sem divisões internas para os equipamentos.

5º na CEMU podes montar um barra tipo krone cat6 ou se não encontrares monta krone cat3 (normal)

e dar uma vista de olhos no manual dá uma grande ajuda http://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=334520

descarreguei um ficheiro na anacom que diz que sao 3 tubos para cada tecnologia ...
cada vez percebo menos disto...
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Deves estar a ver mal...
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda

as minhas duvidas vêm daqui e o ficheiro é de julho de 2010 :

http://qshare.com/get/953862/novas_regrasITED.pdf.html
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Boas, tive a ler a "sebenta" e nas colunas colectivas fala em 3 tubos 1 por cada tecnologia...

Além disso essa "sebenta" é tipo um mini guia prático, queres ver as regras "completas" em vigor lês o manual ITED2!

http://www.anacom.pt/download.jsp?conte ... el=graphic
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por gemini »

Pegando neste meu post:
gemini Escreveu:...
Bem, hoje chego á obra e tenho lá um cabo IBEROSAT RG6 Plus... que não é o que indiquei no projecto, mas pelo que estive a ver garante a classe de ligação TCD-C-H pois tem atenuação inferior a 21,7dB / 100mt.

E agora o que faço? Chateio-me outra vez? é que com este cabo, deve passar na vistoria...

O UTP é Cat6.
Fiz na passada 6ªfeira a vistoria ITED lá a minha casa, e o resultado não foi o melhor...
Aliás, em termos de Rede PAres de CObre e de Fibra Óptica foi tudo impecável, até o certificador estava admirado por não ter dado erros, afinal sempre são 16 tomadas pares de cobre..

Mas o problema surgiu nos testes de coaxial, onde as tomadas aplicadas não cumprem com o ITED 2 (nem com ITED 1!!!!!), pelo que o instalador prontamente assumiu a sua troca.
(eu é que fui tanso, nunca me preocupei em ir ver a referência das tomadas...)

Contudo, continua a dúvida relativamente ao cabo lá colocado IBEROSAT RG6 PLUS ITED... que só poderá ser desfeita com o novo teste de coaxial.
Conforme escrevi no post acima, julgo que cumprirá com as normas, mas há por aí alguém com experiência com este cabo?
É que o técnico da certificação "torceu o nariz" ao mesmo... apesar de não saber se o cabo é de classe TCD-C-H ou não...

Alguém tem opinião?

EDIT:
Encontrei isto:
Cabo Coax. RG6 PLUS CU BRC - ITED (100mt) Iberosat
Condutor Central: Ø1.13mm Cu (100% cobre)
Dieléctrico: 4.8mm PE
Malha: >70% Cu (100% cobre)
Blindagem exterior: 6.8mm PVC
Atenuação a 85Mhz: 4dB
Atenuação a 750Mhz: 15dB
Atenuação a 1000Mhz: 18dB
Atenuação a 2150Mhz: 25dB
Embalagem: Bobine 100m
Learning is the goal!!
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por gemini »

Continuando a saga do cabo...
A IBEROSAT foi simpática e respondeu-me prontamente a dizer que o cabo indicado suporta as normas ITED 2, e juntou "ficha técnica", que disponibilizo:
Anexos
CABO COAXIAL ITED B.jpg
Learning is the goal!!
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Boas, pelo menos nos dados que fornecem parece cumprir a classe TCD-C-H pelo menos na atenuação o manual ITED2 100m 21.48dB 1Ghz, a Iberosat diz que perde 18.5dB a 1Ghz.

Como tal pelos poucos dados que fornecem aparentemente a nível teórico cumpre a classe TCD-C-H.
Mas se nos ensaios o cabo não passar, eles tem de se "atravessar".
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por gemini »

Sim Varejo, também é o que eu penso...
Eles (Iberosat) para já afirmaram-me por email (escrito, portanto) que o cabo cumpria, e isso pode-se ver pelas "fichas" que enviaram, mas... só na altura dos testes de certificação terei a certeza.
Learning is the goal!!
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”