Nem reparei na data da minha inscrição e caduca hoje!!!!
e agora?
amanha vou a DGE, mas será que tenho que entregar o processo todo?
é sempre 2 em 2 anos e esqueço me sempre, espero não ter que pagar mais 80€...

cumps
O novo regime para as instalações elétricas (...) vem definir o sistema de controlo, supervisão e regulação das atividades a elas associadas (...).migjac Escreveu: 14 mai 2017, 16:33 Deixa de haver análise e aprovação de projetos de instalações elétricas e de gás?
sabe sim, esta aqui tudo explicadinho:eng_jersilva Escreveu: 16 mai 2017, 14:30 mais alguma informação/contrainformação...
o Governo quer simplificar... acho que não sabe é muito bem como....
https://www.publico.pt/2010/05/13/econo ... na-1436939
Faz algum sentido termos uma inspeçao de gas o mes passado e a seguir chateamonos com a menina do balcao da edp e vamos mudar para a Galp e ter que pagar nova inspeçao?Neste contexto, será eliminada a necessidade de aprovação do projeto de instalação de gás, sendo tal aprovação substituída por termo de responsabilidade do autor do projeto, legalmente habilitado, que ateste a conformidade do mesmo com as regras legais aplicáveis, e será dispensada a realização de nova inspeção nas situações de alteração da titularidade do contrato de gás e/ou mudança de comercializador, que não impliquem alterações nos equipamentos.
- Para mim, deixar de existir a vistoria no momento do novo contrato de gás acho que é consensual e faz todo o sentido desde que se continue a proceder a vistorias periódicas ( anual ou bi-anual) das instalações.LVirtual Escreveu: 16 mai 2017, 14:48sabe sim, esta aqui tudo explicadinho:eng_jersilva Escreveu: 16 mai 2017, 14:30 mais alguma informação/contrainformação...
o Governo quer simplificar... acho que não sabe é muito bem como....
https://www.publico.pt/2010/05/13/econo ... na-1436939Faz algum sentido termos uma inspeçao de gas o mes passado e a seguir chateamonos com a menina do balcao da edp e vamos mudar para a Galp e ter que pagar nova inspeçao?Neste contexto, será eliminada a necessidade de aprovação do projeto de instalação de gás, sendo tal aprovação substituída por termo de responsabilidade do autor do projeto, legalmente habilitado, que ateste a conformidade do mesmo com as regras legais aplicáveis, e será dispensada a realização de nova inspeção nas situações de alteração da titularidade do contrato de gás e/ou mudança de comercializador, que não impliquem alterações nos equipamentos.
a mim nao me faz sentido esta forma de os certificadores andarem a ganhar dinheiro a custa de burocracias. E a terem grandes ordenados sem fazerem nada...
Á partida pressupoe-se que quem esta certificado tecnicamente para fazer estes trabalhos cumpre todas as normas e regras, ate porque os cursos de formçao e certificaçao nao sao meros cursos, bem como os requisitos para aceder à carreira.-não haver vistoria/certificação depois de executada a instalação.. ERRO de todo o tamanho.
Na parte eléctrica acho o mesmo.. projectos que vão para aprovação contêm não conformidades em muitos casos.
Não haver vistoria/certificação depois de executada a instalação.. ERRO de todo o tamanho.
Não haver vistoria/certificação depois de executada a instalação e não surgindo (com estas alterações) uma obrigatoriedade da existência de projectos eléctricos para todos os casos... situação CAÓTICA!!
Que eu tenha conhecimento ainda não existe portal. Como sempre sai a legislação mas depois as coisas demoram anos a estrem disponíveis.Pimenta Escreveu: 26 jun 2017, 07:50 Bom dia!
Em fase de projeto, a DGEG pede também que o técnico esteja inscrito no portal?
Que documento precisa de anexar ao projeto?
É que enviei um projeto e recebi carta da DGEG a dizer que tenho que enviar documento que comprove o exposto na lei, não estou a ver o que é... tenho de ligar para eles...migjac Escreveu: 26 jun 2017, 09:19Que eu tenha conhecimento ainda não existe portal. Como sempre sai a legislação mas depois as coisas demoram anos a estrem disponíveis.Pimenta Escreveu: 26 jun 2017, 07:50 Bom dia!
Pimenta Escreveu: 26 jun 2017, 09:21É que enviei um projeto e recebi carta da DGEG a dizer que tenho que enviar documento que comprove o exposto na lei, não estou a ver o que é... tenho de ligar para eles...migjac Escreveu: 26 jun 2017, 09:19Que eu tenha conhecimento ainda não existe portal. Como sempre sai a legislação mas depois as coisas demoram anos a estrem disponíveis.Pimenta Escreveu: 26 jun 2017, 07:50 Bom dia!