AJUDA- Instalação de contador de novo

Responder
vf74
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 07 jul 2014, 00:09

AJUDA- Instalação de contador de novo

Mensagem por vf74 »

Preciso de ajuda.

Comprei uma casa contruida há 4 anos. Nunca teve contador.

Assinei contrato com a EDP e foi marcada montagem no dia seguinte...

Ao chegarem ao local, os electricistas (prestadores da EDP) começar por começar a inventar que tinham de cortar um plastico aqui

outro acolá (isto cá fora) ao que eu repondi que ao lado estava outro contador igual... e que tinham montado...

Ao irem para dentro, vem a bomba " Faltam 2 pequenos pinos de plastico na caixa onde colocam o disjuntor , e não podem selar"

Pergunto soluções?

Tecnico: "A EDP não nos deixa montar , há 3 meses deixavam agora não... Se calhar um quadro novo?????"

Falo com o meu electricista que me coloca uns pinos com parafuso (que me garante funcionar) , e aguardo nova visita...

Perguntas:
:evil: :evil: :evil:
-Podem recusar ligar a luz, por uns pequenos pinos? Não podem arranjar solução?
-Vou destruir a parede e quadro novo, para depois com um pequeno movimento partir os distos pinos???
-Sendo um bem de primeira necessidade posso invocar alguma lei?

Acham um procedimento normal ?? O meu electricista diz que são doidos, que não vamos destruir o quadro que fizemos
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Re: AJUDA- Instalação de contador de novo

Mensagem por nelmindo »

vf74 Escreveu:Preciso de ajuda.

Ao chegarem ao local, os electricistas (prestadores da EDP) começar por começar a inventar que tinham de cortar um plastico aqui

outro acolá (isto cá fora) ao que eu repondi que ao lado estava outro contador igual... e que tinham montado...

Ao irem para dentro, vem a bomba " Faltam 2 pequenos pinos de plastico na caixa onde colocam o disjuntor , e não podem selar"

Pergunto soluções?

Tecnico: "A EDP não nos deixa montar , há 3 meses deixavam agora não... Se calhar um quadro novo?????"

Falo com o meu electricista que me coloca uns pinos com parafuso (que me garante funcionar) , e aguardo nova visita...

Perguntas:
-Vou destruir a parede e quadro novo, para depois com um pequeno movimento partir os distos pinos???

Acham um procedimento normal ?? O meu electricista diz que são doidos, que não vamos destruir o quadro que fizemos

Tá-se mesmo a ver que a tampa não tinha os pinos para selar o DCP ou ACE. Se não tinha (por culpa do cliente) têm razão em não fornecer energia. O electricista que lhe prestou o serviço deveria ter a instalação em condições, para que o operador (quer seja por subcontrato ou pela EDP) pudesse realizar a instalação de acordo com o contratado. Quem garante que alguém alterasse a potência contratada, depois de instalar o DCP/ACE?
vf74
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por vf74 »

Mas aquilo esta instalado há 4 anos.... Os pinos podem ter partido facilmente...

Soluções???? Partir a parede toda????

A solução do elctricitas que colocou uns pinos com parafuso não dá?

A regra diz que tem de permitir a selagem... e permite...ou não...
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas
vf74 Escreveu:

Pergunto soluções?

Se fosse eu só dizia o seguinte: Falta os pinos da selagem. Contacte com o seu electricista.

Perguntas:
Sim
Não, a segurança vem em 1º lugar.

A Azul

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

http://www.edpdistribuicao.pt/pt/profis ... 7-531N.pdf

Ver ponto 6. E já agora, partilhe com o seu eletricista.
vf74
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por vf74 »

Tudo correcto

Mas agora o electricista colocou uns pinos com parafuso que segundo ele já dá para selar...

Têm conhecimento do que serão estes pinos ???

Será que desta forma já pode ser instalado???

Vou-me mudar em poucos dias, com uma mulher gravida e um bébe de 18 meses, sem luz não posso viver lá...

quadro novo lá terá de ser, mas parace-me um exagero, só procuro arranjar solução

Obrigado
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

vf74 Escreveu:Tudo correcto

Mas agora o electricista colocou uns pinos com parafuso que segundo ele já dá para selar...

Têm conhecimento do que serão estes pinos ??? Tenho uma vaga ideia.
Será que desta forma já pode ser instalado??? Talvez.

Vou-me mudar em poucos dias, com uma mulher gravida e um bébe de 18 meses, sem luz não posso viver lá...

quadro novo lá terá de ser, mas parace-me um exagero, só procuro arranjar solução

Obrigado
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
Porque não coloca aqui uma imagem dos ditos pinos, para que todos saibam exactamente do que fala, e lhe possam ajudar com mais pormenor.
Será que está a falar do Q.E com espaço para DCP, ou está a referir-se à caixa de contador, uma imagem colocada aqui, fala por mil palavras, e pode-lhe ajudar muito.
Cpts.
Energy
vf74
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por vf74 »

Q.E para o DCP...

Não é o original , mas faltam os pinos onde assinalei...
Anexos
GL24TP.jpg
GL24TP.jpg (32.69 KiB) Visto 1982 vezes
vf74
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por vf74 »

Já agora como tiro esta mensagem???

Não tem Permissão para ver os Ficheiros anexados nesta Mensagem. Tem de estar registado e ser Utilizador activo.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Na verdade se lhe faltam só esses parafusos no local do DCP, é um preciosismo desses funcionários armados em chicos espertos ao serviço da EDP, ou então são uns mamões à procura de alguns €€€ do cliente.
Se esse DCP fosse instalado em cima de uma platine ou madeira, como existem aos milhares por aí instalados, e os empreiteiros ao serviço da EDP continuam a instalar e a proceder à sua troca, como fazem a selagem, no próprio DCP que tem local próprio para isso, tal como pode ver neste link:
http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=4&t=9913

No entanto para evitar perder mais tempo, pode sempre comprar um outro quadro, e aproveitar os parafusos para colocar nesse seu quadro, penso que o quadro da imagem é da Hager, não é nada de muito caro, e resolve o seu problema de imediato.

vf74 Escreveu:Q.E para o DCP...

Cpts.
Energy
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

ENERGY Escreveu:Boas
Na verdade se lhe faltam só esses parafusos no local do DCP, é um preciosismo desses funcionários armados em chicos espertos ao serviço da EDP, ou então são uns mamões à procura de alguns €€€ do cliente.
Se esse DCP fosse instalado em cima de uma platine ou madeira, como existem aos milhares por aí instalados, e os empreiteiros ao serviço da EDP continuam a instalar e a proceder à sua troca, como fazem a selagem, no próprio DCP que tem local próprio para isso, tal como pode ver neste link:

No entanto para evitar perder mais tempo, pode sempre comprar um outro quadro, e aproveitar os parafusos para colocar nesse seu quadro, penso que o quadro da imagem é da Hager, não é nada de muito caro, e resolve o seu problema de imediato.

São DCPs diferentes. A selagem é na tampa do quadro e o que apresentou no link, é selagem na tampa dos bornes.
Não acho que tenha sido preciosismo.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas "nelmindo"
Os DCPs que conheço são todos selados nas tampas que tapam os bornes de ligação, embora alguns empreiteiros ao serviço da EDP também façam uma dupla selagem, nos parafusos da mascara final, isto aplica-se também nos contadores de energia.
Se eu instalar uma platine para o DCP, aonde é que fazem a selagem do DCP??? nos parafusos do DCP, ou tem outra solução??? porque esta da platine é regulamentar, e não há DCPs para montagem interior e montagem exterior, são todos de montagem saliente, embora se adaptem às duas funções.
Em mais de 30 anos de obras já vi de tudo, incluindo um empreiteiro ao serviço da EDP que depois da instalação certificada pela certiel, não foi certificação por amostragem, foi mesmo com presença do inspetor no local, o dito senhor ao serviço do empreiteiro da EDP, recusou-se a instalar o contador, dizendo ao cliente que a caixa não era adequada para o contador, quando o cliente me telefona, fiquei de boca aberta, fiz uns telefonemas, e passado umas horas estava lá outro colega desse senhor a instalar o contador na minha presença, sem levantar qualquer problema, e o responsável do empreiteiro pediu desculpa de seguida a mim e ao cliente pela atitude do seu colega.
De vez em quando temos de chamar esses meninos pelos devidos nomes, e fazer valer os nossos direitos, doa a quem doer.
Alguns meninos ao serviço dos empreiteiros da EDP, falam de boca cheia para os clientes, mas na nossa presença, calam a boquinha, porque podem ficar com o seu posto de trabalho em risco, pois não sabem os contatos que o Instalador pode accionar.

nelmindo Escreveu:
ENERGY Escreveu:Boas

São DCPs diferentes. A selagem é na tampa do quadro e o que apresentou no link, é selagem na tampa dos bornes.
Não acho que tenha sido preciosismo.
Cpts.
Energy
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

Então neste caso, se o cliente se achar-se com razão, tem o direito de fazer reclamação.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
O cliente tem sempre direito a fazer reclamação, agora essa reclamação ou ela é bem fundamentada, ou então pode não lhe sair favorável, porque eles (EDP) se quiserem, vão logo bater na tecla que o espaço do DCP está incompleto, e que lhe falta os 2 parafusos da selagem da mascara frontal.
Eu considero um preciosismo do funcionário do empreiteiro ao serviço da EDP, não dar por executado o trabalho, pela simples questão da falta dos parafusos da mascara frontal, porque se o limitador for instalado numa platine, o único local possível para a selagem, é nas tampas dos bornes de ligação do DCP, e aí não levantam qualquer problema sobre a instalação/selagem do DCP.
Aqui vai o link da hager com platine para montagem de DCP (Limitador)
http://www.hager.pt/files/download/0/44 ... 317117.pdf

nelmindo Escreveu:Então neste caso, se o cliente se achar-se com razão, tem o direito de fazer reclamação.
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Legislação Técnica”