Protecções em projecto elétrico para AVAC

Responder
Master_Mind
Curioso
Curioso
Registado: 31 mai 2008, 23:52

Protecções em projecto elétrico para AVAC

Mensagem por Master_Mind »

Boa noite!

Estou a trabalhar num projecto elétrico para equipamentos de AVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado). Apanhei o projecto a meio (já tinha alguns quadros feitos e cálculos de protecções) e, embora o projecto ainda seja sujeito a uma revisão por alguém mais experiente que eu, não queria fazer má figura :P

Se me puderem ajudar agradecia :)

Sendo um grande edífico de serviços, no caso um hotel, tenho um quadro geral de AVAC e depois vários parciais que saem deste mesmo quadro. Este quadro geral é alimentado do QGBT.
Tenho um quadro parcial para cada piso e várias máquinas em cada piso. Para a proteção das máquinas (unidades exteriores VRV, unidades interiores VRV, ventiladores de extração) tenho um interruptor diferencial e um disjuntor. Não tenho um para cada como é óbvio. Agrupei várias unidades interiores e meti-lhe 1 ID e 1 disjuntor. Cada máquina exterior tem um ID e um disjuntor.

A minha questão prende-se com a escolha das protecções. Cada máquina interior é de 0.2A. Agrupando 6 máquinas, fico com 1.2A. Secção do cabo será 2.5mm2 e o disjuntor de 16A Curva C. Como cálculo o ID? No projecto tem logo de 25A (300mA) mas para os próximos quadros terei que ser eu a calcular e isso não sei como fazer.

Há também circuitos que estão com um disjuntor de 32A e ID de 32A (300mA). Pelo que estive a ler pelo fórum, é conveniente que os 2 sejam diferentes correcto?

Os disjuntores e ID estão em série pelo que não sei se vale a pena falar aqui de jusante/montante, mas caso seja relevante, o ID aparece a montante e o disjuntor a jusante (ID em cima do disjuntor).

PS: Não tenho a certeza se o tópico deva ficar neste sub-fórum ou no sub-fórum dos projectos elétricos.
Imagem
LOTAN
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 27 nov 2010, 23:45
Been thanked: 1 time

Re: Protecções em projecto elétrico para AVAC

Mensagem por LOTAN »

Master_Mind Escreveu:. Agrupando 6 máquinas, fico com 1.2A.
Considerando o seguinte das RTIEBT:

801.5.3 - Circuitos finais.
Os aparelhos fixos de climatização ambiente devem ser repartidos por circuitos finais
distintos dos de outras utilizações, por forma a que cada circuito alimente, no máximo,
cinco aparelhos.

Neste aspecto, não sei até que ponto a CERTIEL é rigorosa na análise dos projectos.

Estou a evidenciar esta questão porque também gostava de saber.
Master_Mind
Curioso
Curioso

Não sei ate que ponto esta regra se aplique, visto que o próprio quadro é só para estes equipamentos. É diferente de ter um quadro com circuitos de iluminação tomadas e climatização, penso eu (e espero eu :p)
Imagem
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Mensagem por jaimereis »

são circuitos finais, são as chamadas "especialidades", a CERTIEL , não vê os quadros em si, mas apenas se as protecções no QGBT estão de acordo com a potencia projectada...isto é, os circuitos projectados no QGBT para as especialidades são considerados finais...é o caso de CCTV, Detecção de Incendios, Intrusão, Bombagem, Sistemas de Hidropressão, etc......e AVAC....

penso eu de que....
Jaime Reis
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Mensagem por jaimereis »

...e elevadores...
Jaime Reis
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Master_Mind Escreveu:Boa noite!

Estou a trabalhar num projecto elétrico para equipamentos de AVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado). Apanhei o projecto a meio (já tinha alguns quadros feitos e cálculos de protecções) e, embora o projecto ainda seja sujeito a uma revisão por alguém mais experiente que eu, não queria fazer má figura :P

Se me puderem ajudar agradecia :)

Sendo um grande edífico de serviços, no caso um hotel, tenho um quadro geral de AVAC e depois vários parciais que saem deste mesmo quadro. Este quadro geral é alimentado do QGBT.
Tenho um quadro parcial para cada piso e várias máquinas em cada piso. Para a proteção das máquinas (unidades exteriores VRV, unidades interiores VRV, ventiladores de extração) tenho um interruptor diferencial e um disjuntor. Não tenho um para cada como é óbvio. Agrupei várias unidades interiores e meti-lhe 1 ID e 1 disjuntor. Cada máquina exterior tem um ID e um disjuntor.

A minha questão prende-se com a escolha das protecções. Cada máquina interior é de 0.2A. Agrupando 6 máquinas, fico com 1.2A. Secção do cabo será 2.5mm2 e o disjuntor de 16A Curva C. Como cálculo o ID? No projecto tem logo de 25A (300mA) mas para os próximos quadros terei que ser eu a calcular e isso não sei como fazer.

Há também circuitos que estão com um disjuntor de 32A e ID de 32A (300mA). Pelo que estive a ler pelo fórum, é conveniente que os 2 sejam diferentes correcto?

Os disjuntores e ID estão em série pelo que não sei se vale a pena falar aqui de jusante/montante, mas caso seja relevante, o ID aparece a montante e o
disjuntor a jusante (ID em cima do disjuntor).

Em condições normais, é o ID que alimenta o disjuntor, depois a disposição dos equipamentos no Q.E é outra questão.

PS: Não tenho a certeza se o tópico deva ficar neste sub-fórum ou no sub-fórum dos projectos elétricos.
Cpts.
Energy
Master_Mind
Curioso
Curioso

Posso meter DR com In 40A e disjuntor com In 40A? Ou tenho que meter DR de In 63A?
Imagem
LOTAN
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 27 nov 2010, 23:45
Been thanked: 1 time

Mensagem por LOTAN »

jaimereis Escreveu:são circuitos finais, são as chamadas "especialidades", a CERTIEL , não vê os quadros em si, mas apenas se as protecções no QGBT estão de acordo com a potencia projectada...isto é, os circuitos projectados no QGBT para as especialidades são considerados finais...é o caso de CCTV, Detecção de Incendios, Intrusão, Bombagem, Sistemas de Hidropressão, etc......e AVAC....

penso eu de que....
É a ideia que tenho, mas, como não passo por essas situações, certezas não tinha.

Bem, no meu caso é apenas uma mera curiosidade técnica.

Obrigado.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Master_Mind Escreveu:Posso meter DR com In 40A e disjuntor com In 40A? Ou tenho que meter DR de In 63A?

Boas,

desculpe a ignorância, mas o que quer dizer DR que não estou a vêr?

Ohmico
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
http://ccs.infospace.com/ClickHandler.a ... 57A0F77A05

ohmico Escreveu:
Master_Mind Escreveu:Posso meter DR com In 40A e disjuntor com In 40A? Ou tenho que meter DR de In 63A?

Boas,

desculpe a ignorância, mas o que quer dizer DR que não estou a vêr?

Ohmico
Cpts.
Energy
Master_Mind
Curioso
Curioso

Neste caso não é disjuntor, apenas interruptor diferencial residual. Fica mais barato ter interruptor diferencial e disjuntor que só disjuntor diferencial.

A questão é saber se In dos 2 dispositivos podem ser iguais ou se o interruptor diferencial tem que ser acima do disjuntor. Pergunto isto porque, supostamente o ID (ou DR) só protege contra correntes de fuga, mas nas características vem também o In, e eu não tenho a certeza o que essa In significa.

Se o ID também faz corte a sobretensão (em todo o lado que vejo só referencia protecção sobre correntes de fuga) ou se o In significa a máxima corrente a que o ID pode ser sujeito sem que ele avarie.
Imagem
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Boas,

aquilo que se está a verificar com frequência é que é mais fácil vir aqui colocar perguntas, do que pegar nos catálogos dos fabricantes e estudar o que lá está escarrapachado. É muita preguiça...

Engº electrotécnico... assuntos tão elementares?...

Ohmico
Master_Mind
Curioso
Curioso

Desde que tirei o curso nunca fiz projectos pois tenho estado a trabalhar noutra área (eficiência energética), daí as dúvidas que tenho.

Obrigado pela ajuda :)
Imagem
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”