Compressor de ar comprimido não carrega mais que 1 bar

Responder
flaxe
Curioso
Curioso
Registado: 23 jan 2008, 23:20
Contacto:

Compressor de ar comprimido não carrega mais que 1 bar

Mensagem por flaxe »

Boas!
Tenho um pequeno compressor de ar comprimido de 12 bar no qual o pressostato esta regulado para 8 bar, só que segundo o meu manómetro a pressão do ar não passa dos 1bar, o motor continua a trabalhar mas não passa dai... (foto em anexo)
foto do compressor
foto do compressor
compressor (2).jpg (142.7 KiB) Visto 2838 vezes
Já troquei de valvas, manómetros só falta trocar o pressostato, mas como a pressão não passa dali e ele não desliga o motor, penso que não seja.
Já pensei que poderá ser o motor de pistão que já não tenha pressão suficiente para carregar mais do que 1 bar???
Algum companheiro pode dar uma dica do que poderá ser?
Para eu tentar entender o conceito da coisa.
Cumprimentos
João
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Re: Compressor de ar comprimido não carrega mais que 1 bar

Mensagem por Mário »

Boas

1º Actualiza o perfil "profile"

Quais válvulas é que trocaste?

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
flaxe
Curioso
Curioso
Contacto:

Mensagem por flaxe »

Boas!

ok!
Já atualizei o perfil, há muito que não postava aqui no fórum, obrigado por alertar-me.

A valva de regulação de pressão que alterei foi a original dos manómetros, eram 2 saídas:
001.jpg
001.jpg (115.02 KiB) Visto 2831 vezes
substitui por esta maneira e só com uma saída:
valvola.jpg
valvola.jpg (21.26 KiB) Visto 2831 vezes
o manómetro neste caso esta na lateral da valva.

A valva que não troquei e tenho duvida é esta:
02.jpg
02.jpg (101.94 KiB) Visto 2831 vezes

mais de resto a parte mecânica do motor aparenta funcionar bem tanto na Entrada de AR como na Saída, pois quando desaperto a valva que tenho duvida o ar sai bem por ai e quando tapo a entrada a sucção de ar é forte.

Só que o motor continua a trabalhar e no manómetro só marca e não passa dai 1 bar

Atentamente
João
flaxe
Curioso
Curioso
Contacto:

Mensagem por flaxe »

Boas!
Já dei com o gato, parece que é a tal válvula que te a mola frouxa e deixava passar ar para o pressostato, dai que ele não carregava mais que a pressão do motora a bombear ar e mais um bocadinho...

tenho de comprar uma válvula dessas mas agora é descobrir o nome dela e local de comercialização.

Agora o pedido já vai nesse sentido:

Qual o nome da dita válvula?
Onde se pode adquirir?
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas

Então é assim:

1º Segurança! Vê a válvula de segurança se está em boas condições.

Substituíste o regulador de pressão da saída do ar do reservatório. Não tem nada com teres a pressão da saída do compressor a 1 bar, a não ser que esteja com fuga.

A válvula que mostras em baixo com mola é a válvula de retenção do reservatório, que só serve para o momento de arranque. (Faz a a despressurização da cabeça do compressor quando pára, (através da válvula do pressostato). Não deixa o ar sair do reservatório para a cabeça.

Se tens pouca pressão, pode ser a válvula da "descarga" da cabeça do compressor, e a da admissão também pode não vedar. Partindo do principio que o manómetro está bom.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

flaxe Escreveu:Boas!
Já dei com o gato, parece que é a tal válvula que te a mola frouxa e deixava passar ar para o pressostato, dai que ele não carregava mais que a pressão do motora a bombear ar e mais um bocadinho...

tenho de comprar uma válvula dessas mas agora é descobrir o nome dela e local de comercialização.

Agora o pedido já vai nesse sentido:

Qual o nome da dita válvula?
Onde se pode adquirir?
Se é a encarnada que está na foto, é a válvula de retenção do reservatório, que quando não veda o ar sai pela válvula do pressostato.

Ou vais à marca comprar, ou vais a um torneiro e mandas fazer uma em teflon (nylon não presta).

Cump.
Mário
flaxe
Curioso
Curioso
Contacto:

Mensagem por flaxe »

Ok!
Já entendi o conceito e foi isso que aconteceu e passo a citar:

“A válvula que mostras em baixo com mola é a válvula de retenção do reservatório, que só serve para o momento de arranque. (Faz a a despressurização da cabeça do compressor quando pára, (através da válvula do pressostato). Não deixa o ar sair do reservatório para a cabeça.”

Estiquei a mola dessa válvula mais um bocado e resolveu a situação por enquanto, a tal borracha vermelha que mostra na foto está boa a mola é que está ferrugenta e sem força não faz a função dela a 100%. e o ar passava do reservatório para o pressostato.
Já agora uma ultima pergunta:
Posso trocar por uma mola similar ou ela tem alguma pressão especifica para o efeito?

De qualquer forma agradeço a sua atenção e ajuda que tem dado para resolver esta situação e ao mesmo tempo para mim, foi mais uma lição de como funciona um sistema de ar comprimido de um compressor.

Os meu cumprimentos
João
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas

"Estiquei a mola dessa válvula mais um bocado e resolveu a situação por enquanto, a tal borracha vermelha que mostra na foto está boa a mola é que está ferrugenta e sem força não faz a função dela a 100%. e o ar passava do reservatório para o pressostato."

A mola deve de ser em inox.

"Posso trocar por uma mola similar ou ela tem alguma pressão especifica para o efeito?"

Podes, a força é relativa à "força" que o ar tem para entrar no reservatório.

Cump.
Mário
flaxe
Curioso
Curioso
Contacto:

Mensagem por flaxe »

Boas!

Ok!
Resolvido...
Mais uma vês o meu obrigado, pela ajuda dispensada, depois de perceber o conceito da coisa, foi bastante fácil chegar ao problema da questão, sem a sua ajuda não tinha chegado lá tão rápido.

A minha área está mais relacionada com a eletricidade, embora tento estar a par de tudo que envolva direto ou indiretamente a área.

Da minha parte também qualquer coisa esteja á vontade, disponha.

O meu obrigado,
João
Responder

Voltar para “Discussão AVAC”