Cores Autocad
-
- Curioso
- Registado: 01 mar 2008, 10:00
Cores Autocad
Boas, as cores da sinalização obdecem a normas.
Alguem me sabe dizer por ex: o amarelo de fundo do simbolo perigo alta tensão qual é a cor no autocad.
Alguem me sabe dizer por ex: o verde nos letreiros de saida qual é a cor no autocad.
Alguem me sabe dizer por ex: o azul da tubulação pneumatica qual é a cor no autocad.
etc....
Obrigado
Alguem me sabe dizer por ex: o amarelo de fundo do simbolo perigo alta tensão qual é a cor no autocad.
Alguem me sabe dizer por ex: o verde nos letreiros de saida qual é a cor no autocad.
Alguem me sabe dizer por ex: o azul da tubulação pneumatica qual é a cor no autocad.
etc....
Obrigado
- Cipriano
- Quadro de Honra
- Registado: 08 out 2007, 19:16
- Been thanked: 1 time
- Contacto:
Re: Cores Autocad
No AutoCAD iso não tem importancia, pelo menos eu imprimo tudo a preto e branco. Apenas em arquitectura é que uso cores nos vermelhos e amarelos que significa (construir e demolir)
O Scalabitano Alojamento ideal para o seu website
Blog Pessoal
Santarem Digital O Portal mais completo sobre Santarém
Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
Blog Pessoal
Santarem Digital O Portal mais completo sobre Santarém
Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
-
- Curioso
Então esqueçam o autocad sabem me dizer as referencias destas cores?
Estas cores devem de obedecer a uma norma e não é um verde qualquer, um amarelo qualquer, um azul qualquer, etc..
Estas cores devem de obedecer a uma norma e não é um verde qualquer, um amarelo qualquer, um azul qualquer, etc..
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
tem cuidado com o que dizes. Alguém te enfiou uma peta e das grandes. Nenhum organismo que regulamente o que que seja, penso eu que ainda não se preocupou com isso e acho que tem mais que se preocupar. Já lhes chega tentar chegar a um concenso global relativamente à cores dos condutores de transporte de energia eléctrica, quando mais à cores dos layers de um programa de desenho. Já se vêm gregos para dizer que um azul é pela palete Pantone, RGB ou CMYK
-
- Curioso
Boas, não sei se sabes mas as canalizações (por exemplo) de ar comprimido devem ser pintadas de Azul claro, a de gás de outra cor, as de agua de outra etc..
Ninguem me enfiou peta nenhuma. Isto é regulamentado!
A nivel didatico, para biblioteca pessoal, e como forma de treino queria desenhar uns circuitos a cores, e queria usar cores o mais parecidas as cores regulamentadas para as canalizaçoes, simbolos etc.
Tambem queria desenhar ou encontrar desenhado simbologia o mais identico possivel a da sinalux com as mesmas cores em ficheiros .dwg
não quero desenhar um simbolo de perigo de laranja, um letreiro de saida de verde tropa, um simbolo de informação de preto etc...
Nota no fim para poupar os tinteiros das cores imprimo em monocromatico.
Obrigado!
A nivel didatico, para biblioteca pessoal, e como forma de treino queria desenhar uns circuitos a cores, e queria usar cores o mais parecidas as cores regulamentadas para as canalizaçoes, simbolos etc.
Tambem queria desenhar ou encontrar desenhado simbologia o mais identico possivel a da sinalux com as mesmas cores em ficheiros .dwg
não quero desenhar um simbolo de perigo de laranja, um letreiro de saida de verde tropa, um simbolo de informação de preto etc...
Obrigado!
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
sim eu sei, que as canalizações de fluidos, deve ser pintada, para sabermos o que lá dentro anda. Agora o topico começou com as cores dos layers de canalizações eléctricas e isso não está regulamentado.Srgiofonseca Escreveu:Boas, não sei se sabes mas as canalizações (por exemplo) de ar comprimido devem ser pintadas de Azul claro, a de gás de outra cor, as de agua de outra etc..
Obrigado!
Se pedires à Sinalux, creio q eles têm a sinalização em ficheiro CAD, pelo menos a nível de simbologia para desenho.
Quanto às cores para pintar os tubos, realmente estão normalizadas, mas como as normas custam dinheiro, nem sempre é fácil obter essa informação.
É inteligente da parte deles obrigarem-nos a cumprir normas e depois termos de pagar um balúrdio para acedermos a essas normas. É a maneira de pagarem os tachos na comissões, sub-comissões e afins da normalização europeia (agora q a nacional está a desaparecer).
Quanto às cores para pintar os tubos, realmente estão normalizadas, mas como as normas custam dinheiro, nem sempre é fácil obter essa informação.
É inteligente da parte deles obrigarem-nos a cumprir normas e depois termos de pagar um balúrdio para acedermos a essas normas. É a maneira de pagarem os tachos na comissões, sub-comissões e afins da normalização europeia (agora q a nacional está a desaparecer).
pela vossa experiência, visto se imprimir os esquemas unifilares a preto e branco,
os compomentes eléctricos devem ficar de que cor, para ficar da melhor forma na impressão ? amarelo ?
e os condutores/cabos? branco?
e o texto ? verde?
os compomentes eléctricos devem ficar de que cor, para ficar da melhor forma na impressão ? amarelo ?
e os condutores/cabos? branco?
e o texto ? verde?
- Pedro Barradas
- Velha Guarda
- Registado: 31 mar 2011, 17:09
- Profissão: ARQUITECTO
- Has thanked: 36 times
- Been thanked: 29 times
Isso depende da espessura de linha que deres a cada uma das cores/ layers do CAD...
Quem cria renasce todos os dias...
isso mas deixando por defeito, as expessuras características de cada cor, quando se selecciona amarelo tem uma expressura , que depois se traduz em mais ou menos tonalidade de preto na impressão.
- Pedro Barradas
- Velha Guarda
Pois é mas não deve ser utilizado assim.
O melhor é pegares num tutorial de CAD e descobrires como se imprime, se organiza uma tabela de canetas de impressão, como se utilizam os layers, organização de layers, viewports etc.. ( existem muitos na net, de borlix, é pesquisar).
Testa as tuas impressões. as escalas de simbolos, as espessuras e tipos de linha...
PS: a pior coisa que se pode fazer, é imprimir um projecto ilegível ou enviar para os restantes colaboradores (arquitectos, por exemplo) um ficheiro mal organizado... Demnstra falta de brio e profissionalismo. a apresentação TEM de fazer parte de um bom projecto.
O melhor é pegares num tutorial de CAD e descobrires como se imprime, se organiza uma tabela de canetas de impressão, como se utilizam os layers, organização de layers, viewports etc.. ( existem muitos na net, de borlix, é pesquisar).
Testa as tuas impressões. as escalas de simbolos, as espessuras e tipos de linha...
PS: a pior coisa que se pode fazer, é imprimir um projecto ilegível ou enviar para os restantes colaboradores (arquitectos, por exemplo) um ficheiro mal organizado... Demnstra falta de brio e profissionalismo. a apresentação TEM de fazer parte de um bom projecto.
- Pedro Barradas
- Velha Guarda
Sim usar o grayscale.ctb por Norma... não é bom.
Dá para desenrascar muitas vezes quando não temos o CTB desse ficheiro.. para visualização de teste.
Mas por exemplo se imprimir isso numa laser preto e branco, normalmente fica com mau aspecto e até com zonas imperceptíveis...
Dá para desenrascar muitas vezes quando não temos o CTB desse ficheiro.. para visualização de teste.
Mas por exemplo se imprimir isso numa laser preto e branco, normalmente fica com mau aspecto e até com zonas imperceptíveis...
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 13 times
dêem uma vista de olhos no livro do Veiga da Cunha, a biblia do desenho tecnico e industrial...obrigatorio...
...isso sim, era desenho...estirador, tê, regua, esquadro e velhinho lapis mina 2...
...isso sim, era desenho...estirador, tê, regua, esquadro e velhinho lapis mina 2...
Jaime Reis