boas...
num balenário público de um campo de futebol, os comandos de iluminação podem ficar dentro dos balneários, mesmo estando no volume 2. Necessitam também eles de IPX5?
Comando de iluminação em balneários públicos
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Re: Comando de iluminação em balneários públicos
Em locais públicos, os comandos de iluminação não podem ficar acessiveis.ngp Escreveu:boas...
num balenário público de um campo de futebol, os comandos de iluminação podem ficar dentro dos balneários, mesmo estando no volume 2. Necessitam também eles de IPX5?
-
- Velha Guarda
- Registado: 14 jan 2014, 22:57
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 5 times
Estou a falar sem certezas absolutas, mas penso que dependa dos balneários... Se for em situação de um campo de futebol, com balneários de várias equipas e individuais para árbitros, penso que se possa colocar interruptores, penso...
Mas será melhor alguém que os esclareçam melhor!
Mas será melhor alguém que os esclareçam melhor!
humm... alguém com uma ideia concreta, ou o colega Pimenta não tem mesmo razão?
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 abr 2008, 11:53
- Been thanked: 4 times
De acordo com as RTIEBT temos:
Eu acho que uma solução razoável seria colocar um quadro de comando de iluminação com chave numa recepção/portaria, caso exista. Caso não exista, pode sempre colocar o mesmo quadro junto da entrada de cada balneário, no exterior, igualmente com acesso por chave.
Caso o projectista entenda quem vai utilizar o balneário são pessoas que exercem a sua actividade habitual nesses locais, pode colocar aparelhagem no interior dos balneários IP55 (apenas no volume 3). Será aconselhável colocar comandos só junto da entrada do balneário e não complicar com comandos a mais.
A melhor solução, para mim, é colocar detectores de movimento ou presença e se quiser pode colocar comandos locais directamente ligados aos detectores para forçar o funcionamento da iluminação, desde que os detectores o permitam. Esta é a solução que mais tenho visto, especialmente direccionada para poupança de energia e facilidade de utilização.
Agora cabe ao projectista definir se quem vai utilizar o balneário são pessoas que exercem a sua actividade habitual nesses locais.801.2.1.5.2.3 — Os dispositivos de comando funcional das instalações devem ser inacessíveis ao público, não sendo considerado, para este efeito, como público, as pessoas que exerçam a sua actividade habitual nesses locais.
Esta regra pode ser dispensada para os dispositivos de comando da iluminação normal de compartimentos que não sejam, em condições normais, utilizados, simultaneamente, por mais de dez pessoas (do público).
Nota: Constituem exemplos de situações em que os comandos funcionais da iluminação normal podem estar acessíveis às pessoas que exercem a sua actividade habitual nesses locais, as salas de aulas, os gabinetes dos edifícios de escritórios e similares.
Eu acho que uma solução razoável seria colocar um quadro de comando de iluminação com chave numa recepção/portaria, caso exista. Caso não exista, pode sempre colocar o mesmo quadro junto da entrada de cada balneário, no exterior, igualmente com acesso por chave.
Caso o projectista entenda quem vai utilizar o balneário são pessoas que exercem a sua actividade habitual nesses locais, pode colocar aparelhagem no interior dos balneários IP55 (apenas no volume 3). Será aconselhável colocar comandos só junto da entrada do balneário e não complicar com comandos a mais.
A melhor solução, para mim, é colocar detectores de movimento ou presença e se quiser pode colocar comandos locais directamente ligados aos detectores para forçar o funcionamento da iluminação, desde que os detectores o permitam. Esta é a solução que mais tenho visto, especialmente direccionada para poupança de energia e facilidade de utilização.
Antes de mais bom dia a todos.
Caro amfys,
Concordo plenamento com o seu ponto de vista e agradeço o esclarecimento prestado. No entanto acrescentaria apenas uma questão, no caso dos detectores de movimento que serão instalados a 2,4m de altura e no volune 3, eles podem ser IP44 ou tem de ser IP55.
Desde já o meu muito obrigado.
Caro amfys,
Concordo plenamento com o seu ponto de vista e agradeço o esclarecimento prestado. No entanto acrescentaria apenas uma questão, no caso dos detectores de movimento que serão instalados a 2,4m de altura e no volune 3, eles podem ser IP44 ou tem de ser IP55.
Desde já o meu muito obrigado.
TgNeves
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 abr 2008, 11:53
- Been thanked: 4 times
Se estiverem no volume 3, num balneário público devem ser IPx5 (normalmente IP55).