tomadas de cozinha

Responder
tozedossantos1
Curioso
Curioso
Registado: 03 mar 2014, 15:49

tomadas de cozinha

Mensagem por tozedossantos1 »

Ola, alguem pode-me dar dica...
Devido à profundidade da M.Lavar louça e para poder encostar o mais possivel à parede para nao ficar muito fora do alinhamento do tampo do armario, o pedreiro falou-me que podia fazer um nicho e nesse nicho montava a torneira de agua e eu montaria um tomada eletrica.
Realmente ja vi esse tipo de nichos em apartamentos, mas será que existem regras e distancias a respeitar ?!
O que eu vi era um nicho com mais ou menos 300x200mm, no nicho à esquerda a torneira para Maq.lavar louça e à direita a tomada 220V, a uma distancia entre torneira e tomada de aprox. 150mm de centro a centro.

Alguem pode-me dizer se pode ser assim e a que distancia entre torneira e tomada ?
obrigado bem haja
Antonio dos Santos
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 50 vezes

Re: tomadas de cozinha

Mensagem por Josecalado »

Desconheço que haja distâncias definidas para esta situação, no entanto a tomada deverá ser instalada acima da torneira e o mais afastada possível.

Cumprs.
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Mensagem por quero aprender »

tozedossantos1 Escreveu:Ola, alguem pode-me dar dica...
Devido à profundidade da M.Lavar louça e para poder encostar o mais possivel à parede para nao ficar muito fora do alinhamento do tampo do armario, o pedreiro falou-me que podia fazer um nicho e nesse nicho montava a torneira de agua e eu montaria um tomada eletrica.
Realmente ja vi esse tipo de nichos em apartamentos, mas será que existem regras e distancias a respeitar ?!
O que eu vi era um nicho com mais ou menos 300x200mm, no nicho à esquerda a torneira para Maq.lavar louça e à direita a tomada 220V, a uma distancia entre torneira e tomada de aprox. 150mm de centro a centro.

Alguem pode-me dizer se pode ser assim e a que distancia entre torneira e tomada ?
obrigado bem haja
e dos outros lados não dá para colocar a tomada ?
tem que ficar mesmo por tras da maquina ?
não pode ficar ao lado ?
tozedossantos1
Curioso
Curioso

Olá
Esta cozinha foi feita no local em alvenaria e as divisoes de armarios e maquinas está dividida por paredes de tijolo de 7 e a MLL terá de ter
a tomada e torneira de agua por tráz da maquina , nao tenho outra opçao.
Eu verifiquei na minha casa e por acaso tem esse nicho montado, onde tem uma torneira á esquerda e a tomada à direita, o nicho tem uma profundidade
que corresponde ao comprimento da torneira que deste modo fica à face da parede de modo que a MLL possa encostar totalmente á parede com uma folga
minima.

A minha duvida é se a Certiel aprova ou nao, sabemos que quando nao existem informaçoes com distancias ou outras regras, a duvida mantém-se
porque o fiscal pode ou nao implicar com esta montagem , por muito que possa provar que existem nichos montados e foram aprovados.....

Será que alguem ja passou por situaçao similar com este tipo de nicho?
Obrigado fico aguardar as vossas dicas e respostas...
bem hajam
Antonio dos Santos
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Agradecimento recebido: 6 vezes

Mensagem por quero aprender »

Nisso não o poderei ajudar porque nunca fiz ...

tem duas opções é esperar pela malta que já fez isso ... ou ligar para a Certiel ...
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Agradecimento recebido: 13 vezes

Mensagem por jaimereis »

boas

é uma pratica corrente...não costuma existir entraves....na minha casa é assim que esta, nicho com torneira e a tomada ao lado... a certiel não levantou qualquer problema, mas tambem já foi á 10 anos....
Jaime Reis
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Mensagem por ENERGY »

Boas
Pode fazer o nicho por detrás da máquina sem qualquer problema, apenas deverá ter em atenção que a tomada de energia nunca fique instalada abaixo da torneira de agua ou tubo de esgoto, normalmente a tomada fica ligeiramente acima da torneira de agua.

tozedossantos1 Escreveu:Olá
Esta cozinha foi feita no local em alvenaria e as divisoes de armarios e maquinas está dividida por paredes de tijolo de 7 e a MLL terá de ter
a tomada e torneira de agua por tráz da maquina , nao tenho outra opçao.
Eu verifiquei na minha casa e por acaso tem esse nicho montado, onde tem uma torneira á esquerda e a tomada à direita, o nicho tem uma profundidade
que corresponde ao comprimento da torneira que deste modo fica à face da parede de modo que a MLL possa encostar totalmente á parede com uma folga
minima.

A minha duvida é se a Certiel aprova ou nao, sabemos que quando nao existem informaçoes com distancias ou outras regras, a duvida mantém-se
porque o fiscal pode ou nao implicar com esta montagem , por muito que possa provar que existem nichos montados e foram aprovados.....

Será que alguem ja passou por situaçao similar com este tipo de nicho?
Obrigado fico aguardar as vossas dicas e respostas...
bem hajam
Cpts.
Energy
tozedossantos1
Curioso
Curioso

Obrigado a todos....
Antonio dos Santos
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 17 nov 2010, 22:55
Agradecimento recebido: 1 vez

Mensagem por DEUS AMIGO »

Sim faça como ENERGY disse nicho ai com 10cm fundo em relação á parede de encosto, média 60cm altura e coloque a tomada acima do esgoto e torneira da água da M.L. agora á esquerda direita esgoto ? e conforme a sua cor politica ao seu gosto! Inspetores nunca disseram o contrário!
damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Enviou: 6 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Mensagem por damon »

hoje em dia, os canalizadores já poem as torneiras debaixo do lava loiça, e tb neste sitios são colocadas as tomadas, assim é mais facil ligar ou desligar.
Mas se não der, faça como falaram acima
cumps
Responder

Voltar para “Dúvidas”