queda de tensão

miguel74
Curioso
Curioso
Registado: 20 jun 2014, 23:26
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: queda de tensão

Mensagem por miguel74 »

É claro que a eletricidade é uma área bastante difícil mas empolgante sobretudo na descoberta de anomalias nos circuitos hoje por exemplo num quadro parcial que alimenta umas máquinas de pressão de água e uns motores para bombear a água para lavagem dos camiões do lixo era um quadro com entrada trifásica tinha um disjuntor corte no QP depois o quadro em questão estava um disjuntor diferencial de 300 ma a fazer de corte geral pelo menos era o que estava escrito por baixo não tinha barramento tinha um diferencial de 30 ma que protegia uma parte do circuito e havia um disjuntor de 16A que que ia buscar fase á entrada do diferencial o que estava assim um pouco estranho. O que fiz foi colocar um barramento que foi aquilo que queriam ou seja depois de colocar o barramento uma das máquinas ficou com pouca pressão , mudei uma fase ficou resolvido em contrapartida o motor trifásico que alimentava a bomba da água ficou então ele com menos força, e é aí que entra a dúvida voltei a trocar a fase no disjuntor que protege a bomba e o rapaz disse que estava melhor mas não fiquei convencido será que ao trocar a fase o motor não gira ao contrário.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Mensagem por ENERGY »

Boas
Para resolver a questão, vão ter de passar um cabo novo desde o contador até ao limitador da EDP (DCP) se não um dia destes vão começar a ficar sem motores.
Se o armazém for arrendado, à que chamar à atenção do senhorio que terá que custear essas despesas, isto se arrendou o armazém já com essa potência instalada.

miguel74 Escreveu:pode-se dizer que é um condomínio de armazéns onde o contador está embutido na parede do PT que depois distribui para o Q.E que está sensivelmente e essa distância. nota: O quadro no seu inicio não estava preparado para os elevadores, foram como é normal e hoje tive mais uma experiência com outro quadro que é a substituição, alterações, aumento de circuitos sem nunca substituírem a secção dos condutores de entrada , praticamente tudo quadros trifásicos. As pessoas não querem gastar dinheiro depois a culpa é do eletricista. Eu tirei o curso de eletricista de instalações não tenho ainda muita experiência mas adoro a eletricidade mas já vi quadros elétricos completamente impensáveis. obrigado.
Cpts.
Energy
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 201 vezes

Mensagem por nelmindo »

miguel74 Escreveu:É claro que a eletricidade é uma área bastante difícil mas empolgante sobretudo na descoberta de anomalias nos circuitos hoje por exemplo num quadro parcial que alimenta umas máquinas de pressão de água e uns motores para bombear a água para lavagem dos camiões do lixo era um quadro com entrada trifásica tinha um disjuntor corte no QP depois o quadro em questão estava um disjuntor diferencial de 300 ma a fazer de corte geral pelo menos era o que estava escrito por baixo não tinha barramento tinha um diferencial de 30 ma que protegia uma parte do circuito e havia um disjuntor de 16A que que ia buscar fase á entrada do diferencial o que estava assim um pouco estranho. O que fiz foi colocar um barramento que foi aquilo que queriam ou seja depois de colocar o barramento uma das máquinas ficou com pouca pressão , mudei uma fase ficou resolvido em contrapartida o motor trifásico que alimentava a bomba da água ficou então ele com menos força, e é aí que entra a dúvida voltei a trocar a fase no disjuntor que protege a bomba e o rapaz disse que estava melhor mas não fiquei convencido será que ao trocar a fase o motor não gira ao contrário.
Tentei ler mas desisti.
Tentem meter mais virgulas.
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 220 vezes

Mensagem por Mário »

Boas
Então ficaste com um motor a funcionar bem, e outro mal?

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
miguel74
Curioso
Curioso

Mensagem por miguel74 »

o que estava a funcionar mal era uma máquina de lavagem a máquina informava que tinha falta de corrente ligada a uma tomada trifásica foi então que troquei a fase e ficou bom os motores era um circuito separado isto tudo originado pelo barramento que instalei faz sentido , porque é que um simples barramento originou tal confusão.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 80 vezes

Mensagem por ohmico »

Boas,

instalou o barramento e depois teve de fazer as ligações das saídas do barramento para os vários disjuntores, como provàvelmente não marcou as fases para ligar do mesmo modo, aconteceu que nem todos os circuitos ficaram certos.

Ohmico
miguel74
Curioso
Curioso

Mensagem por miguel74 »

provavelmente foi isso que aconteceu limitei-me a seguir as cores castanho cinzento e preto mas possivelmente não devia ter confiado .
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Mensagem por ENERGY »

Boas
Atenção a essas alterações em Q.E sem ver o sentido de rotação das fases, pois se existem maquinas, elas podem de imediato queimar.
E os prejuisos podem ser avultados.

miguel74 Escreveu:provavelmente foi isso que aconteceu limitei-me a seguir as cores castanho cinzento e preto mas possivelmente não devia ter confiado .
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Dúvidas”