interruptor com indicador luminoso

Responder
carlosmsousa
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 08 abr 2008, 13:14

interruptor com indicador luminoso

Mensagem por carlosmsousa »

Olá! Alguém que me possa ajudar.... tenho um interruptor com indicador luminoso... por trás tem 3 polos... como
posso ligar de modo que quando esteja na posição de "ON" o indicador luminoso esteja acesso. O interruptor é de 220v.
Agradeço desde já a vossa preciosa ajuda
casta
Curioso
Curioso
Registado: 06 fev 2008, 10:25

Re: interruptor com indicador luminoso

Mensagem por casta »

carlosmsousa Escreveu:Olá! Alguém que me possa ajudar.... tenho um interruptor com indicador luminoso... por trás tem 3 polos... como
posso ligar de modo que quando esteja na posição de "ON" o indicador luminoso esteja acesso. O interruptor é de 220v.
Agradeço desde já a vossa preciosa ajuda

Se for um interruptor unipolar existe um polo (identificado com a letra N) onde terás de ligar o condutor neutro (azul) para o indicador luminoso acender.
Se vais substituir este interruptor por outro que já esteja instalado tens de acrescentar este condutor, visto só existirem 2 condutores pretos ou castanhos na caixa de aparelhagem do interruptor!

Abraços.
Castanheira
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Re: interruptor com indicador luminoso

Mensagem por Duzia12 »

Olá

O luminoso se for led, só precisa de dois terminais e é o mais indicado

Costuma indicar-se " luminoso" quando está desligado, para de noite ser visivel, ogo led ou neon em série com a lampada, 3 aq 9 Vots

O de 3 pólos é "avisador" só quando a lampada acende é que indica que está acesa, 220 Volts
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”