queda de tensão
queda de tensão
boa noite, sou novo no site bastante bom diga-se e na eletricidade tbm hoje deparei-me com uma pergunta de um cliente q não consegui resolver sobre a queda de tensão numa instalação é um armazém com oficina com 4 elevadores para concertar camiões basta ligar 2 elevadores q o diferencial vai abaixo, a minha dúvida será na secção dos condutores é uma entrada aérea trifásica tem uma distância de perto de 900 metros desde a portihola da edp ao quadro de entrada os condutores teem 6 mm2 e uma potência contratada de 20,7 kva . será da potência contratada da secção dos condutores da distância . se me puderem dar uma dicas agradecia .obrigado
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Enviou: 28 vezes
- Agradecimento recebido: 208 vezes
Re: queda de tensão
Boas
Se é eletricista e diz quen "tem uma distância de perto de 900 metros desde a portihola da edp ao quadro de entrada os condutores teem 6 mm2 e uma potência contratada de 20,7 kva" só pode estar a brincar, ou então isto é para
Se é eletricista e diz quen "tem uma distância de perto de 900 metros desde a portihola da edp ao quadro de entrada os condutores teem 6 mm2 e uma potência contratada de 20,7 kva" só pode estar a brincar, ou então isto é para

miguel74 Escreveu:boa noite, sou novo no site bastante bom diga-se e na eletricidade tbm hoje deparei-me com uma pergunta de um cliente q não consegui resolver sobre a queda de tensão numa instalação é um armazém com oficina com 4 elevadores para concertar camiões basta ligar 2 elevadores q o diferencial vai abaixo, a minha dúvida será na secção dos condutores é uma entrada aérea trifásica tem uma distância de perto de 900 metros desde a portihola da edp ao quadro de entrada os condutores teem 6 mm2 e uma potência contratada de 20,7 kva . será da potência contratada da secção dos condutores da distância . se me puderem dar uma dicas agradecia .obrigado
Cpts.
Energy
Energy
-
- Velha Guarda
- Registado: 02 abr 2014, 18:36
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 1 vez
não é a sério tem mesmo perto dessa distância aquilo é propriedade da ecoambiente em Mafra e o contador da edp está bastante longe o cabo vem pelos postes até á entrada e a potencia é mesmo essa .
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 220 vezes
Boas
Cump.
Mário
Se é o diferencial que desliga, tens uma passagem de corrente à terra.miguel74 Escreveu:boa noite, sou novo no site bastante bom diga-se e na eletricidade tbm hoje deparei-me com uma pergunta de um cliente q não consegui resolver sobre a queda de tensão numa instalação é um armazém com oficina com 4 elevadores para concertar camiões basta ligar 2 elevadores q o diferencial vai abaixo, a minha dúvida será na secção dos condutores é uma entrada aérea trifásica tem uma distância de perto de 900 metros desde a portihola da edp ao quadro de entrada os condutores teem 6 mm2 e uma potência contratada de 20,7 kva . será da potência contratada da secção dos condutores da distância . se me puderem dar uma dicas agradecia .obrigado
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Velha Guarda
- Registado: 07 abr 2008, 13:20
- Enviou: 2 vezes
- Agradecimento recebido: 6 vezes
e dispara sempre os mesmos 2 elevadores ? ou é qualquer 2 dos quatro ?
e qual é o consumo dos elevadores ?
tem mais coisas ligadas a quando do disparo ?
e qual é o consumo dos elevadores ?
tem mais coisas ligadas a quando do disparo ?
-
- Team Apoio
Boas
A distância do contador ao Q.E do cliente, não pode ser a cabo de 6mm, para uma potência contratada de 20.7Kvas para uma distância que diz ser de 900 metros.
Se fosse essa distância de 900 metros a cabo de 6mm entre contador e Q.E do cliente, na ponta do cabo chegaria lá energia para ligar uma lampâda e não máquinas, ninguém no seu perfeito juizo faria tal trabalho, mas tudo é possivél.
A distância do contador ao Q.E do cliente, não pode ser a cabo de 6mm, para uma potência contratada de 20.7Kvas para uma distância que diz ser de 900 metros.
Se fosse essa distância de 900 metros a cabo de 6mm entre contador e Q.E do cliente, na ponta do cabo chegaria lá energia para ligar uma lampâda e não máquinas, ninguém no seu perfeito juizo faria tal trabalho, mas tudo é possivél.
miguel74 Escreveu:não é a sério tem mesmo perto dessa distância aquilo é propriedade da ecoambiente em Mafra e o contador da edp está bastante longe o cabo vem pelos postes até á entrada e a potencia é mesmo essa .
Cpts.
Energy
Energy
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Agradecimento recebido: 13 vezes
uma lampada não , uma lampadazinha!!ENERGY Escreveu:Boas
miguel74 Escreveu:não é a sério tem mesmo perto dessa distância aquilo é propriedade da ecoambiente em Mafra e o contador da edp está bastante longe o cabo vem pelos postes até á entrada e a potencia é mesmo essa .

realmente concordo com o colega Energy, reveja a instalação electrica...algo bate mal, e uma delas é de certeza a secção do cabo...
Jaime Reis
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Enviou: 18 vezes
- Agradecimento recebido: 34 vezes
Para uma potência contratada de 20.7kVA e mesmo com cabo de cobre com condutores de 150 mm2 o comprimento máximo para cumprir os 1.5% de q.d.t. da entrada da instalação era de 383 metros, logo, para si nem com 150 mm2 lá ia imagine com 6 mm2
Fonte:
http://www.certiel.pt/c/document_librar ... upId=10100

Fonte:
http://www.certiel.pt/c/document_librar ... upId=10100
obrigado pelos comentários tenho a certeza q todos vcs teem razão naquilo q falam a mim tbm foi logo o q cheguei á conclusão q o a secção dos condutores não era a ideal o cabo q vem pela passagem aérea tem 3 condutores não tenho a certeza se é 6 mm pk havia muitos condutores dentro do quadro e não dava para ver bem mas mesmo não sendo de 6 mm mais de 10 mm não era de certeza o q é certo é q a instalação no princípio não estava preparada para os elevadores foram metidos posteriormente talvez isso afete a instalação agora. já agora o q é q vcs recomendavam para uma distãncia tão grande entre o contador e o Q.E .
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Agradecimento recebido: 13 vezes
boas
teria que usar no minimo dois cabos de 150mm2 em paralelo....mas 2 km de cabo??? já viu o investimento?? consulte a EDP a ver se tem mais perto do local...
outra coisa, deixe as abreviaturas tipo sms para os telemoveis...
teria que usar no minimo dois cabos de 150mm2 em paralelo....mas 2 km de cabo??? já viu o investimento?? consulte a EDP a ver se tem mais perto do local...
outra coisa, deixe as abreviaturas tipo sms para os telemoveis...
Jaime Reis
-
- Team Apoio
Boas
Esta instalação é no interior de alguma quinta, em que o contador está instalado no muro de entrada desta, e a instalação está nos fundos da mesma?
Ou é em algum condomínio de armazéns, em que a contagem centralizada está junto do PT, e o armazém dista do contador 900 Metros?
Pois algo aqui está mal contado, a EDP ou Certiel nunca aprovariam uma instalação nas condições que descreveu.
Esta instalação é no interior de alguma quinta, em que o contador está instalado no muro de entrada desta, e a instalação está nos fundos da mesma?
Ou é em algum condomínio de armazéns, em que a contagem centralizada está junto do PT, e o armazém dista do contador 900 Metros?
Pois algo aqui está mal contado, a EDP ou Certiel nunca aprovariam uma instalação nas condições que descreveu.
miguel74 Escreveu:ah ok obrigado peço desculpa
Cpts.
Energy
Energy
pode-se dizer que é um condomínio de armazéns onde o contador está embutido na parede do PT que depois distribui para o Q.E que está sensivelmente e essa distância. nota: O quadro no seu inicio não estava preparado para os elevadores, foram como é normal e hoje tive mais uma experiência com outro quadro que é a substituição, alterações, aumento de circuitos sem nunca substituírem a secção dos condutores de entrada , praticamente tudo quadros trifásicos. As pessoas não querem gastar dinheiro depois a culpa é do eletricista. Eu tirei o curso de eletricista de instalações não tenho ainda muita experiência mas adoro a eletricidade mas já vi quadros elétricos completamente impensáveis. obrigado.