Vistoria Certiel

tozedossantos1
Curioso
Curioso
Registado: 03 mar 2014, 15:49

Re: Vistoria Certiel

Mensagem por tozedossantos1 »

Olá, quando fala em aluminios , estamos apenas a falar da janela do WC, certo ?!
Aparelhagens ja estao, com exceçao de alguns espelhos que faltam no local onde leva azulejo (cozinha).
Vou tentar tirar umas fotos e durante esta semana posto.

Em relaçao à caixa Cemu1 , julgo que o propriatario nem vai fazer contrato para telefone e/ou tv por cabo
pois trata-se de uma casa de ferias mas de qq modo a caixa vai la ficar.
Para este tipo de obras nao ha projetos nem vistoria da Ited , correto ?!?

Obrigado e bem haja
Antonio dos Santos
soares469
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 02 set 2012, 22:59

Mensagem por soares469 »

tozedossantos1 Escreveu:Olá, quando fala em aluminios , estamos apenas a falar da janela do WC, certo ?!
Aparelhagens ja estao, com exceçao de alguns espelhos que faltam no local onde leva azulejo (cozinha).

Em relaçao à caixa Cemu1 , julgo que o propriatario nem vai fazer contrato para telefone e/ou tv por cabo

Obrigado e bem haja
viva, sim ligar a janela do wc e outras partes metalicas por exemplo aquecedor de toalhas

isto da ligação equipotencial tem dado muita dor de cabeça aos electricistas a mim inclusive mas enfim...

se for uma casa "particular" acho que nao precisa, agora se fosse um estabelecimento de "porta aberta" ai sim ja precisava.

alguem mais entendido que dê uma dica.

cumpts.
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Ma tem de usar bimetailco

O Sr DR A M Vilela Pinto dizia para n\ao ligar nada a
terra

Ele tem razao
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
Esta questão das ligações equipotenciais já aqui foi bastante debatida, aqui vai o link com a ficha da Certiel que contem toda a informação
http://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q=& ... vp_H133TkQ
soares469 Escreveu:
tozedossantos1 Escreveu:Olá, quando fala em aluminios , estamos apenas a falar da janela do WC, certo ?!

Obrigado e bem haja
viva, sim ligar a janela do wc e outras partes metalicas por exemplo aquecedor de toalhas

isto da ligação equipotencial tem dado muita dor de cabeça aos electricistas a mim inclusive mas enfim...

se for uma casa "particular" acho que nao precisa, agora se fosse um estabelecimento de "porta aberta" ai sim ja precisava.

alguem mais entendido que dê uma dica.

cumpts.
Cpts.
Energy
tozedossantos1
Curioso
Curioso

Olá, obrigado pelo link, nao ha duvidas que petendem tudo ligado à terra desde que seja metalico, no meu caso será apenas a janela
e em relaçao ao tubo do gás vou ter que rever situaçao na cozinha. Mais uma vez obrigado...

! Duzia 12 ! Nao percebi bem esta informaçao????
"
terra
Ele tem razao
"
Refere-se ao parafuso bimetálico ou outra coisa ?!?!
Bem hajam
Antonio dos Santos
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Se o WC não tiver banheira, base de duche, não necessita de ligações equipotênciais.
Nas moradias, normalmente o tubo do gás na sua entrada já é ligado à terra através de eltrodo instalado pelo instalador de Gás.

tozedossantos1 Escreveu:Olá, obrigado pelo link, nao ha duvidas que petendem tudo ligado à terra desde que seja metalico, no meu caso será apenas a janela
e em relaçao ao tubo do gás vou ter que rever situaçao na cozinha. Mais uma vez obrigado...

! Duzia 12 ! Nao percebi bem esta informaçao????
"
terra
Ele tem razao
"
Refere-se ao parafuso bimetálico ou outra coisa ?!?!
Bem hajam
Cpts.
Energy
tozedossantos1
Curioso
Curioso

Olá, ok.
Neste caso como se trata de uma casa de ferias no meio de uma zona semi rustica, ainda nao ha fornecimento de gas e nos proximos anos nao deverá haver o mesmo será julgo eu de garrafa, pois ja existe uma pequena casa junto à parede da cozinha, o que eu posso fazer é passar uma linha de terra, por exemplo de 4mm e fica nessa casa moro num acx. de derivaçao, depois caso seja tubo metálico, entao ja la tenho o fio para ligar à tubagem, sabem se pode ser assim ?

Ja agora aproveito para vos perguntar levando em consideraçao a vossa experiencia, sabem se a certiel quando se trata de construçoes em terrenos rusticos
pergunta por licenças ou outros documentos , ou nestes casos os documentos sao os habituais entre certiel-edp-propriatario (ficha, termo, NIP)?
Pois a situaçao é a seguinte, esta obra tem um ramal pronto a ligar mas de obras, entretanto está em stand-by. Uma informaçao OFF-Record de um ex-técnico da EDP ......., disse-me para eu pedir que a EDP Distr. reveja a viabilidade deste ramal para ramal definitivo, se a resposta for positiva será so pedir cerificaçao à certiel e depois com o certif. de exploraçao espero poder fazer contrato com EDP , ou será que durante este processo ou no final vao pedir algum doc camarário ?
Será um problemao para o propriatário, se assim for, pois as obras sao apenas no interior e inerentes à instalaçao eletrica mas se EDP ou Certiel pedirem licença para este caso, julgo que o propriatário , está "feito ao bife", bem será um problema dele.

Obrigado e bem hajam
Antonio dos Santos
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Quanto à terra está bem pensado.
Documentos para ramais, são pedidos pela EDP, depois desta criar o respetivo NIP já pode pedir Certificação na Certiel, mas claro que o ramal terá de estar como defenitivo, e não como para obras.

tozedossantos1 Escreveu:Olá, ok.
Neste caso como se trata de uma casa de ferias no meio de uma zona semi rustica, ainda nao ha fornecimento de gas e nos proximos anos nao deverá haver o mesmo será julgo eu de garrafa, pois ja existe uma pequena casa junto à parede da cozinha, o que eu posso fazer é passar uma linha de terra, por exemplo de 4mm e fica nessa casa moro num acx. de derivaçao, depois caso seja tubo metálico, entao ja la tenho o fio para ligar à tubagem, sabem se pode ser assim ?

Ja agora aproveito para vos perguntar levando em consideraçao a vossa experiencia, sabem se a certiel quando se trata de construçoes em terrenos rusticos
pergunta por licenças ou outros documentos , ou nestes casos os documentos sao os habituais entre certiel-edp-propriatario (ficha, termo, NIP)?
Pois a situaçao é a seguinte, esta obra tem um ramal pronto a ligar mas de obras, entretanto está em stand-by. Uma informaçao OFF-Record de um ex-técnico da EDP ......., disse-me para eu pedir que a EDP Distr. reveja a viabilidade deste ramal para ramal definitivo, se a resposta for positiva será so pedir cerificaçao à certiel e depois com o certif. de exploraçao espero poder fazer contrato com EDP , ou será que durante este processo ou no final vao pedir algum doc camarário ?
Será um problemao para o propriatário, se assim for, pois as obras sao apenas no interior e inerentes à instalaçao eletrica mas se EDP ou Certiel pedirem licença para este caso, julgo que o propriatário , está "feito ao bife", bem será um problema dele.

Obrigado e bem hajam
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Dúvidas”