Protecção Cozinha

Responder
jpmaldini
Curioso
Curioso
Registado: 09 jul 2008, 16:42

Protecção Cozinha

Mensagem por jpmaldini »

Boa Noite.

Já li opiniões diversas aqui no forum e não fiquei esclarecido.
Numa residência, segundo as RTIEBT, é necessário ou não ter protecção diferencial de alta sensibilidade (<=30mA) para os circuitos elétricos da cozinha (mesmo tendo no quadro de entrada um disjuntor diferencial de corte geral de 300mA)?

Cmps.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Re: Protecção Cozinha

Mensagem por nelmindo »

jpmaldini Escreveu:Boa Noite.

Numa residência, segundo as RTIEBT, é necessário ou não ter protecção diferencial de alta sensibilidade (<=30mA) para os circuitos elétricos da cozinha (mesmo tendo no quadro de entrada um disjuntor diferencial de corte geral de 300mA)?

Cmps.

Não é necessário.
jpmaldini
Curioso
Curioso

Mensagem por jpmaldini »

Obrigado.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
Mas nos circuitos de WC com banheira/base de duche já é necessário, mesmo tendo um ID como geral no Q.E de 300mA.

jpmaldini Escreveu:Boa Noite.

Cmps.
Cpts.
Energy
jpmaldini
Curioso
Curioso

Mensagem por jpmaldini »

Sim, para as WC's com duche/banheira isso para mim era claro...Tinha era a dúvida das cozinhas pois as RTIEBT não são muito claras, tendo em consideração os locais com UL=25V.

Mas obrigado!
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
Nas cozinhas tambem tem alguma razão de usar a sensibilidade de 30mA, pois por vezes os frigorificos, as maquinas que começam a ganhar pequenos pontos de ferrugem, as tomadas que por vezes ficam muito proximas dos lava-loiças, as bancadas que por moda começam a ser cada vez mais do tipo industrial, ou seja cada vez mais em inox, o pessoal que por vezes anda descalço pela cozinha, sobre chão por vezes humido e de ladrilho, portanto o perigo pode espreitar a qualquer momento.
Mas claro o legislador não pensou em nada disto.

jpmaldini Escreveu:Sim, para as WC's com duche/banheira isso para mim era claro...Tinha era a dúvida das cozinhas pois as RTIEBT não são muito claras, tendo em consideração os locais com UL=25V.

Mas obrigado!
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”