Boa Noite.
Já li opiniões diversas aqui no forum e não fiquei esclarecido.
Numa residência, segundo as RTIEBT, é necessário ou não ter protecção diferencial de alta sensibilidade (<=30mA) para os circuitos elétricos da cozinha (mesmo tendo no quadro de entrada um disjuntor diferencial de corte geral de 300mA)?
Cmps.
Protecção Cozinha
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Re: Protecção Cozinha
jpmaldini Escreveu:Boa Noite.
Numa residência, segundo as RTIEBT, é necessário ou não ter protecção diferencial de alta sensibilidade (<=30mA) para os circuitos elétricos da cozinha (mesmo tendo no quadro de entrada um disjuntor diferencial de corte geral de 300mA)?
Cmps.
Não é necessário.
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boas
Mas nos circuitos de WC com banheira/base de duche já é necessário, mesmo tendo um ID como geral no Q.E de 300mA.
Mas nos circuitos de WC com banheira/base de duche já é necessário, mesmo tendo um ID como geral no Q.E de 300mA.
jpmaldini Escreveu:Boa Noite.
Cmps.
Cpts.
Energy
Energy
Sim, para as WC's com duche/banheira isso para mim era claro...Tinha era a dúvida das cozinhas pois as RTIEBT não são muito claras, tendo em consideração os locais com UL=25V.
Mas obrigado!
Mas obrigado!
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boas
Nas cozinhas tambem tem alguma razão de usar a sensibilidade de 30mA, pois por vezes os frigorificos, as maquinas que começam a ganhar pequenos pontos de ferrugem, as tomadas que por vezes ficam muito proximas dos lava-loiças, as bancadas que por moda começam a ser cada vez mais do tipo industrial, ou seja cada vez mais em inox, o pessoal que por vezes anda descalço pela cozinha, sobre chão por vezes humido e de ladrilho, portanto o perigo pode espreitar a qualquer momento.
Mas claro o legislador não pensou em nada disto.
Nas cozinhas tambem tem alguma razão de usar a sensibilidade de 30mA, pois por vezes os frigorificos, as maquinas que começam a ganhar pequenos pontos de ferrugem, as tomadas que por vezes ficam muito proximas dos lava-loiças, as bancadas que por moda começam a ser cada vez mais do tipo industrial, ou seja cada vez mais em inox, o pessoal que por vezes anda descalço pela cozinha, sobre chão por vezes humido e de ladrilho, portanto o perigo pode espreitar a qualquer momento.
Mas claro o legislador não pensou em nada disto.
jpmaldini Escreveu:Sim, para as WC's com duche/banheira isso para mim era claro...Tinha era a dúvida das cozinhas pois as RTIEBT não são muito claras, tendo em consideração os locais com UL=25V.
Mas obrigado!
Cpts.
Energy
Energy