Gerador Portatil (Perguntas)

ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Re: Gerador Portatil (Perguntas)

Mensagem por ENERGY »

Boas
Se quer uma solução simples e barata, utilize um interruptor nas ventoinhas.
Quando desligar o gerador, desliga tambem o interruptor, e este corta a alimentação (retorno) vinda da bateria para o ventilador.
A solução do diodo, como já aqui foi falado, tambem é válida e talvez a mais económica.
Cpts.
Energy
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Has thanked: 10 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Esta é a tal versão 230V...
GERADOR.bmp
GERADOR.bmp (729.05 KiB) Visto 855 vezes
Aqui, não há retorno de qualquer natureza.
Quando o gerador parar de fornecer energia, deixa de haver 230V e o contactor desliga...
Cps
A. Castro
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
A partir do momento que o relé atraque por acção do gerador, só volta a desligar
quando a carga das baterias for a zero ou próxima de zero... Estas passam de receptor a fonte de energia e o
relé continua atracado por estar a ser auto-alimentado pelos seus contactos...
Cps
A. Castro

ENERGY Escreveu:Boas
Eu disse e volto a repetir, que a bobine do relé, é alimentada pelo gerador.
As saidas para as baterias e ventiladores, saem dos contatos do relé, agora esses contatos tambem têm de ser alimentados do gerador, para que quando o gerador entre em funcionamento a energia ative a bobine do relé, fechando os contatos e deixando passar a energia para as baterias e ventiladores.

Editado para deixar nota: esta solução é para um relé de 2 contatos NA, sendo 1 contato para alimentar bateria, e o outro para o ventilador

jorgemiguel4 Escreveu:Não é assim que se liga?
Imagem

Eu sei que desenho mal como o raio, mas acho que dá para entender. O problema que estou a ver com o relé é que depois de atracado, a bobine também pode ser alimentada pela bateria..
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Parece haver aqui algum engano da parte do "CF,Lda" ao associar a minha ideia, descrição do funcionamento e ligação do relé por mim proposto, na sua resposta ao "jorgemiguel4".
Pois se lerem com atenção, eu não comentei o esquema apresentado pelo "jorgemiguel4" apenas apresentei a minha ideia (solução).
A minha solução apresentada, é igual à do anexo do "angel_of_diablo" apenas nas minha proposta, o relé tem 2 contatos, uma saida para cada equipamento, bateria/ventilador.
Como dizem na minha parvalheira, vamos separar o trigo do joio :D

CF,Lda Escreveu:Vivam.
A partir do momento que o relé atraque por acção do gerador, só volta a desligar
quando a carga das baterias for a zero ou próxima de zero... Estas passam de receptor a fonte de energia e o
relé continua atracado por estar a ser auto-alimentado pelos seus contactos...
Cps
A. Castro

Eu disse e volto a repetir, que a bobine do relé, é alimentada pelo gerador.
As saidas para as baterias e ventiladores, saem dos contatos do relé, agora esses contatos tambem têm de ser alimentados do gerador, para que quando o gerador entre em funcionamento a energia ative a bobine do relé, fechando os contatos e deixando passar a energia para as baterias e ventiladores.

Editado para deixar nota: esta solução é para um relé de 2 contatos NA, sendo 1 contato para alimentar bateria, e o outro para o ventilador

jorgemiguel4 Escreveu:Não é assim que se liga?
Imagem

Eu sei que desenho mal como o raio, mas acho que dá para entender. O problema que estou a ver com o relé é que depois de atracado, a bobine também pode ser alimentada pela bateria..
Última edição por ENERGY em 10 jun 2014, 22:43, editado 2 vezes no total.
Cpts.
Energy
jorgemiguel4
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 abr 2014, 18:36
Has thanked: 3 times
Been thanked: 1 time

Mensagem por jorgemiguel4 »

À excepção do mau aspecto do meu desenho, onde é que ele difere do outro esquema?

Até ao momento a solução apresentada pelo CF,Lda parece-me a melhor. O díodo também dava mas tem a desvantagem de ter uma queda de tensão associada, o que pode fazer a bateria não carregar totalmente.
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Não houve engano.
Eu percebi que o Jorgemiguel4 fez o diagrama de acordo com o que disse... e não funciona! Um relé alimentado
por duas fontes de energia distintas, depois de atracar nunca mais desatraca, desde que uma delas mantenha a sua carga...
Cps
A: Castro
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Na verdade eu nada tenho a ver com esta "guerra" pois a minha solução funciona na perfeição, pois a bobine não recebe alimentação do gerador e bateria em simultaneo.

CF,Lda Escreveu:Vivam.
Não houve engano.
Eu percebi que o Jorgemiguel4 fez o diagrama de acordo com o que disse... e não funciona! Um relé alimentado
por duas fontes de energia distintas, depois de atracar nunca mais desatraca, desde que uma delas mantenha a sua carga...
Cps
A: Castro
Cpts.
Energy
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Mensagem por CF,Lda »

Em teoria, talvez... mas a prática é outra coisa!...
Ponha a sua ideia em prática... Faça lá o seu esquemazito...Deixe-nos aprender mais um pouco!...
Cps
A.Castro
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Então se teoricamente trocar-mos a bobine do seu contator de 230V, para 12V, já não funciona, correto.
Isto para não termos 2 tensões diferentes no contator :D
CF,Lda Escreveu:Em teoria, talvez... mas a prática é outra coisa!...
Ponha a sua ideia em prática... Faça lá o seu esquemazito...Deixe-nos aprender mais um pouco!...
Cps
A.Castro
Cpts.
Energy
LOTAN
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 27 nov 2010, 23:45

Mensagem por LOTAN »

Então se teoricamente trocar-mos a bobine do seu contator de 230V, para 12V, já não funciona, correto.
CF,Lda Escreveu:Em teoria, talvez... mas a prática é outra coisa!...
Cps
A.Castro
Não me parece que o CF,Lda se esteja a referir ao seu esquema mas sim ao do Jorgemiguel4, que, esse sim, não deverá funcionar.
jorgemiguel4
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 abr 2014, 18:36
Has thanked: 3 times

Mensagem por jorgemiguel4 »

Hoje estou com um nó no cérebro, não consigo chegar mais longe, mas gostava que alguém mostrasse um circuito que funcione com um relé alimentado pelos 12v do gerador.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

ohmico Escreveu:Boas,

pode experimentar intercalar um díodo em série com polaridade invertida (tampão), entre a bateria e o gerador e tentar ligar as "ventoinhas" a montante do díodo.

Atenção que o díodo tem de ser dimensionado para a corrente de carga da bateria e tensão inversa superior à dita.

Pode acontecer é que o gerador não chegue para as tais ventoínhas.

Ohmico
Boas,

isto estará escrito em chinês?? as ventoinhas só trabalham se o gerador estiver ligado!!

Ohmico
Última edição por ohmico em 10 jun 2014, 23:33, editado 1 vez no total.
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Mensagem por CF,Lda »

Temos sempre duas tensões diferentes nos contactores ;
Podem ser do mesmo valor nominal ou não mas são sempre duas... de comando e de potência!
LOTAN
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 27 nov 2010, 23:45

Mensagem por LOTAN »

LOTAN Escreveu: Não me parece que o CF,Lda se esteja a referir ao seu esquema mas sim ao do Jorgemiguel4, que, esse sim, não deverá funcionar.
Estive agora a ver o esquema do angel_of_diablo e realmente é igual ao do jorgemiguel4.

O problema dos esquemas em que a alimentação do relé é a mesma que a da bateria é que, quando se desliga o gerador, a bateria passa a alimentar o relé através do contacto que a carrega, pois, teoricamente, antes de desatracar já a bateria começa a alimentar o relé, mantendo este atracado, e, consequentemente a alimentar o ventilador e a descarregar.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Quem sabe como funciona um contator com bobine de 230V, tambem sabe como funciona um relé com bobine de 12V, com ou sem nó no cérebro.
Está na hora da toma de cerebrum estudante :D

jorgemiguel4 Escreveu:Hoje estou com um nó no cérebro, não consigo chegar mais longe, mas gostava que alguém mostrasse um circuito que funcione com um relé alimentado pelos 12v do gerador.
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”