Tenho aqui um motor eléctrico 110/220V, os fios já estão correctamente ligados entre si para o motor funcionar em 220Vac, falta agora o condensador (porque o que lá tem é de 110V) mas não consigo encontrar equivalente para 220Vac.
Se é 110V não podes pôr de 220V. O motor é de 2kW?.
Cump.
Mário
Dá para as duas voltagens, apenas é necessário conectar os fios correctos dentro da caixa de derivação do motor para ficar ou a 110 ou a 220, como disse no primeiro post.
Se é 110V não podes pôr de 220V. O motor é de 2kW?.
Cump.
Mário
Dá para as duas voltagens, apenas é necessário conectar os fios correctos dentro da caixa de derivação do motor para ficar ou a 110 ou a 220, como disse no primeiro post.
O motor é de 1hp (~0.75kW).
Cumps
Boas,
atendendo ao que diz acima, porque é que quer mudar o condensador?
ohmico: Fico com a sensação que nem o primeiro post viram com calma: o condensador (que postei imagem no 1º post) tem lá escrito 110V...... ora se tem escrito 110V não deverá funcionar em 220V ou estou errado???
Skyl Escreveu:ohmico: Fico com a sensação que nem o primeiro post viram com calma: o condensador (que postei imagem no 1º post) tem lá escrito 110V...... ora se tem escrito 110V não deverá funcionar em 220V ou estou errado???
Duzia12: Sim, é monofásico.
Boas,
dá-lhe muito trabalho colocar aqui o esquema de ligações desse motor? se não, então faça-o para ver se chegamos a alguma conclusão.
Skyl Escreveu:ohmico: Fico com a sensação que nem o primeiro post viram com calma: o condensador (que postei imagem no 1º post) tem lá escrito 110V...... ora se tem escrito 110V não deverá funcionar em 220V ou estou errado???
Duzia12: Sim, é monofásico.
Boas,
dá-lhe muito trabalho colocar aqui o esquema de ligações desse motor? se não, então faça-o para ver se chegamos a alguma conclusão.
Ohmico
O rótulo do motor está em mau estado com a tinta bastante gasta, mas percebe-se que tem 2 circuitos (um low voltage = 110V e o outro high voltage = 220V) e pelas cores dos fios em cada circuito o motor já está ligado para a "high voltage" apenas tem o condensador de 110Vac...
O máximo que consigo arranjar é o modelo: 5KC49TN0063Y.
Ok. motor de 110/220Voltes com condensador de 110V. É normal esta situação e o condensador é de arranque, e tem dispositivo centrifugo.
A minha pergunta, de se era de 2kW, é que normalmente de 0.75kW eram de 400mf.
A ligação é normal, ou liga a bobinagem em serie (220V) ou liga em paralelo (110V). O condensador liga sempre a meio da bobinagem, para ter os 110voltes.
Só num bobinador ou em casas da especialidade é que encontras o que queres.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
O enrolamento de arranque, liga sempre a meio das ligações do trabalho para ter 110V. O enrolamento de arranque é a 110V, independente de estar a trabalhar com 220V, por isso é que o condensador é de 110V e com dispositivo de arranque.
Bobinei muitos.
Cump.
Mário
Anexos
110-220.jpg (3.2 KiB) Visto 541 vezes
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."