ITED num lar de idosos
Re: ITED num lar de idosos
uma coisa é haver certificação para a anacom,outra para a isntalação.
quando te forem dar a conformidade do projecto para aprovação do edificio, eles nãot e vão certificar a chegada ate ao bastidor
tenho eu ideia
quando te forem dar a conformidade do projecto para aprovação do edificio, eles nãot e vão certificar a chegada ate ao bastidor
tenho eu ideia
Caro colega Luisinho, independentemente do que esteja pelo meio da instalação (seja ATE, ATI ou PPCA) a certificação é feita desde o ponto de entrada até ao ultimo ponto de rede (tomada). Ou seja, se entrada for feita numa CEMU a certificação é feita desde a Cemu até ás tomadas, seja com que o que estiver pelo meio! Isto é igual para a ANACOM ou para a entidade certificadora! Disso podes estar certo. Falo assim porque ando no terreno e sei do que estou a falar porque já tive várias situações dessas.
Cumprimentos
Cumprimentos
sima credito, em obra nao tenho mt experiencia
mas diz-me la, para a anacom, ou aprovaçao no isq por exemplo eles vao opinar sobre bsatidor para a frente?
é disot que eu falo
mas diz-me la, para a anacom, ou aprovaçao no isq por exemplo eles vao opinar sobre bsatidor para a frente?
é disot que eu falo
- Cipriano
- Quadro de Honra
- Registado: 08 out 2007, 19:16
- Been thanked: 1 time
- Contacto:
Claro que sim, têm sempre de testar os sinais das tomadas, senão como podem certificar uma instalação?
O Scalabitano Alojamento ideal para o seu website
Blog Pessoal
Santarem Digital O Portal mais completo sobre Santarém
Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
Blog Pessoal
Santarem Digital O Portal mais completo sobre Santarém
Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 12 times
Boas, um bastidor é o "coração" de toda a cablagem tanto a que chega dos operadores como a que vai para as tomadas, portanto para testares as tomadas de rede desde a entrada da CEMU ou ATE etc. terá sempre de passar pelo bastidor, portanto isso de frente ou trás do bastidor não existe porque ele se situa a meio da instalação ITED, para que se perceba de vez um ATI(normal) é na mesma um bastidor só que em pouco pequeno, eu num apartamento ou moradia se quiser posso colocar um Bastidor que ninguem me impede, depende sempre das necessidades do cliente!!!luisinho Escreveu:sima credito, em obra nao tenho mt experiencia
é disot que eu falo
Última edição por Varejo em 04 abr 2008, 18:04, editado 1 vez no total.
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
entao quer dizer que se usares tubo num bastidor continuas a usar caixas i3 no meio se passar os 12 m?
o que quer dizer que o ited é bastante explicito sobre bastidores?e cablagem estruturada?
o que quer dizer que se levares a certificar o projecto eles vao olhar e tratar a cablagem estruturada como ited?
o que quer dizer que o ited é bastante explicito sobre bastidores?e cablagem estruturada?
o que quer dizer que se levares a certificar o projecto eles vao olhar e tratar a cablagem estruturada como ited?
- eng_jersilva
- Velha Guarda
- Registado: 01 fev 2008, 14:51
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 17 times
axo q te enganaste devias qerer dizer usar tubo "até ao bastidor" e não "no bastidor"
em relação as outras dúividas eu respondo logicamente que sim!!!! e como alguém ja disse o Ited n deixa de ser uma rede estruturada.
joão silva
em relação as outras dúividas eu respondo logicamente que sim!!!! e como alguém ja disse o Ited n deixa de ser uma rede estruturada.
joão silva
Abraço
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
Boa tarde,
O principio é o mesmo que uma moradia, quanto à central deverás colocar uma caixa C4 com a designação CT mas o pior será em projecto o arquitecto arranjar-lhe um espaço para colocar esse mesmo bastidor.
Cumprimentos
O principio é o mesmo que uma moradia, quanto à central deverás colocar uma caixa C4 com a designação CT mas o pior será em projecto o arquitecto arranjar-lhe um espaço para colocar esse mesmo bastidor.
Cumprimentos
- Varejo
- Team Apoio
Boas, se tens 1 bastidor para que queres uma C4 para a central ????Renato Escreveu:Boa tarde,
Cumprimentos

p.s um bastidor de 42U´s AxLxP 200cmx60cmx60cm ou 80cm, será que numa moradia não existe espaço para um "Frigorífico" ?? e se for um bastidor mural tem em media 60cm altura seria como 1 "esquentador" portanto isso do espaço para mim é treta!!!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
boas
nós executamos numa clinica este tipo de instalação
1-cemu 2tubos p/ exterior 63, 2 tubos 40 p/ bastidor .
2-bastidor p/ cada ponto 1 tubo 25.
3-do dde da cemu p/ bastidor 2 cabos utp cat5 que cravom numa barra rj 45.
4-noutra barra rj45 cravom-se os cabos utp que vão p/ as tomadas rg 45.
a instalação foi certeficada pelas normas do ited.
espero ter ajudado.
um abraço cmdsej
espero ter ajudado.
um abraço cmdsej
- Varejo
- Team Apoio
Boas, já agora como fizeram a coaxial???cmdsej Escreveu:boas
espero ter ajudado.
um abraço cmdsej
Se a instalaçao foi numa clinica não é obrigado a instalar o coaxial, apenas tem que deixar tubagem e espaço no bastidor para o coaxial
Já fiz algumas instalações ITED com bastidores e instalei repartidores iguais aos dos ATI no bastidor. Convém tambem nao esquecer de instalar o barramento de terras
Já fiz algumas instalações ITED com bastidores e instalei repartidores iguais aos dos ATI no bastidor. Convém tambem nao esquecer de instalar o barramento de terras
- Varejo
- Team Apoio
Boas, Qualquer instalação ITED tem no minimo MATV e CATV, mesmo as de uso profissional incluido, portanto eu falei em coaxial mas não falei nº de tomadas, mas convem deixar pelo menos 1 ou 2 tomadas instaladas para o certificador medir o NQ2A, e também para que os doentes na sala de espera possam ver as novelas na TV!!!jcostapt Escreveu:Se a instalaçao foi numa clinica não é obrigado a instalar o coaxial, apenas tem que deixar tubagem e espaço no bastidor para o coaxial
boas
é verdade ,instalamos caixa c1 com tubagem p/ a cemu e na c1 instalamos o tap.
na c1 temos matv, catv tubagem p/ tomadas.
um abraço cmdsej
é verdade ,instalamos caixa c1 com tubagem p/ a cemu e na c1 instalamos o tap.
na c1 temos matv, catv tubagem p/ tomadas.
um abraço cmdsej
Melhor forma de instalação será colocar um bastidor
Coloca cabos UTP para todas as tomadas e acho que cada quarto deveria ter tomadas para que seja possivel aceder a uma rede interna ou internet sem ter de utilizar o cabo designado ao telefone.
Coloca cabos UTP para todas as tomadas e acho que cada quarto deveria ter tomadas para que seja possivel aceder a uma rede interna ou internet sem ter de utilizar o cabo designado ao telefone.