ligação--projecto com sonda de nivel--
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Enviou: 28 vezes
- Agradecimento recebido: 208 vezes
Re: ligação--projecto com sonda de nivel--
Boas
Como se arrependeu, os ficheiros ficaram em formato não visisvél.
Como se arrependeu, os ficheiros ficaram em formato não visisvél.

CF,Lda Escreveu:Boas.
Acho que ainda me vou arrepender disto... Cps
A. Castro
Cpts.
Energy
Energy
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 220 vezes
Boas
Eu também vejo.
Cump.
Mário
Eu também vejo.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Team Apoio
Boas
No meu computador aparece desta forma, pelo que não consigo visualizar os anexos.
No meu computador aparece desta forma, pelo que não consigo visualizar os anexos.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 04 abr 2010, 01:41
- Enviou: 10 vezes
- Agradecimento recebido: 34 vezes
Boas.
os desenhos foram feitos no Paint e estão em formato .bmp...
Lamento mas se há mais alguém que visualiza o defeito não é meu...
Se assim o entenderem, mandem-me mp com mail para o envio dos ficheiros
Cps
A. Castro
Cps
A. Castro
Boas.CF,Lda Escreveu:Boas.
Cps
A. Castro
para mim tá perfeito :

muito obrigado.
-
- Team Apoio
Boas
Tal como muitas outras coisas, o espirito de entreajuda nasce com as pessoas
Tal como muitas outras coisas, o espirito de entreajuda nasce com as pessoas

CF,Lda Escreveu:Boas.
Cps
A. Castro
Cpts.
Energy
Energy
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 04 abr 2010, 01:41
- Enviou: 10 vezes
- Agradecimento recebido: 34 vezes
Vivam.
Como não há comentários dos meus doutos colegas. eu abro as hostilidades...
Tal como escrevi no tópico,arrependi-me de ter publicado o esquema eléctrico pedido pelo
autor do post., porque, quando faço algo, preciso de ter o controlo das coisas...ponto final!
Se se tivessem dado ao trabalho de analisar o esquema, teriam constatado que o elemento mandatário
não era o operador mas a máquina! E isto não é aceitável...
Então, peguei no esquema feito e introduzi algumas, poucas, alterações: Este sim, já me agrada mais; com este, já posso controlar o ciclo de trabalho, sem estar dependente
de uma bóia de nível...
Cps
A. Castro
Como não há comentários dos meus doutos colegas. eu abro as hostilidades...
Tal como escrevi no tópico,arrependi-me de ter publicado o esquema eléctrico pedido pelo
autor do post., porque, quando faço algo, preciso de ter o controlo das coisas...ponto final!
Se se tivessem dado ao trabalho de analisar o esquema, teriam constatado que o elemento mandatário
não era o operador mas a máquina! E isto não é aceitável...
Então, peguei no esquema feito e introduzi algumas, poucas, alterações: Este sim, já me agrada mais; com este, já posso controlar o ciclo de trabalho, sem estar dependente
de uma bóia de nível...
Cps
A. Castro
- tozedossantos1
- Curioso
- Registado: 03 mar 2014, 15:49
Olá, será possivel acrescentar ao esquema a descriçao de cada elemento, pois o K1 e K2 deverao ser contatores pelo simbolo "K", se K1.1+K1.2+K1.3 , forem os difrentes contatos do K1 entao será melhor nao inserir K1.1...etc , pois o K indica sempre o contator e nao um contato de um contator, olhando para o esquema parece que existem outros 3 contatores (K1.1,K1.2 e K1.3), aqui aconselho vivamente um contator auxiliar de 3 ou 4 NO com contatos (13/14; 23/24;33/34;... !
o temporizado é à operaçao ou desoperaçao....? suponho que seja á desoperaçao, mas....
em relaçao às sondas num esquema de comando é sempre melhor utilizar relés e nunca fazer o corte nos componentes, por exemplo meter rele RNM e RNm (rele de nivel Maximo e rele de nivel minimo)...
tambem vejo que é preciso premir em 1 (start) em cada ciclo ou como é ?
"1" e "0" sao interruptores, botoes de pressao ou .....?
obrigado
as
o temporizado é à operaçao ou desoperaçao....? suponho que seja á desoperaçao, mas....
em relaçao às sondas num esquema de comando é sempre melhor utilizar relés e nunca fazer o corte nos componentes, por exemplo meter rele RNM e RNm (rele de nivel Maximo e rele de nivel minimo)...
tambem vejo que é preciso premir em 1 (start) em cada ciclo ou como é ?
"1" e "0" sao interruptores, botoes de pressao ou .....?
obrigado
as
Antonio dos Santos
- tozedossantos1
- Curioso
Olá, reparei agora que tem como opçao escolher a EV de 9 ou 24V, certo?
se assim for escolha 24V porque alem de baixar a intensidade na tensao de comando, tambem existe mais
por onde escolher, é mais comum na automaçao e mais barato.
depois veja se o motor é 12VDC, pois se manter uns componentes DC e outros AC, terá de arranjar duas fontes
de alimentaçao. hoje em dia existem no mercado fontes com output ac e dc e diferentes tensoes, mas cabe a si
escolher levando em consideraçao quanto pretende gastar. mas confirme se a EV é de 9 ou 24V ac/dc ou nao !?
se quiser gastar um pouco mais entao opte tambem por meter + 2 relés a ser comandados pelas sondas evitando assim
que sejam os contatos das sondas a estar ligadas diretamente no circuito e alem disso pode tirar partido dos reles que terao
mais contatos para ligar um sinalizador ou outra coisa qq....
referente ao temporizado por optar por operaçao ou desoperaçao, depois consoante isso terá de utilizar contato NA ou NF, mas
existem imensos modelos e marcas no mercado.
Vá dando noticias sobre este seu pequeno projeto
bom trabalho e bem haja
se assim for escolha 24V porque alem de baixar a intensidade na tensao de comando, tambem existe mais
por onde escolher, é mais comum na automaçao e mais barato.
depois veja se o motor é 12VDC, pois se manter uns componentes DC e outros AC, terá de arranjar duas fontes
de alimentaçao. hoje em dia existem no mercado fontes com output ac e dc e diferentes tensoes, mas cabe a si
escolher levando em consideraçao quanto pretende gastar. mas confirme se a EV é de 9 ou 24V ac/dc ou nao !?
se quiser gastar um pouco mais entao opte tambem por meter + 2 relés a ser comandados pelas sondas evitando assim
que sejam os contatos das sondas a estar ligadas diretamente no circuito e alem disso pode tirar partido dos reles que terao
mais contatos para ligar um sinalizador ou outra coisa qq....
referente ao temporizado por optar por operaçao ou desoperaçao, depois consoante isso terá de utilizar contato NA ou NF, mas
existem imensos modelos e marcas no mercado.
Vá dando noticias sobre este seu pequeno projeto
bom trabalho e bem haja
Antonio dos Santos
- tozedossantos1
- Curioso
OLá, ha um temporizado muito bom e nao muito caro da Hager o EZN001 ou EZN006, para ser mais facil e evitar mais contatos terá de ser à operaçao ou modo "D" no caso de ser o EZN006. So que pelo diagrama que apresentaram o ciclo automatico so se faz um vez enquanto o noves estiver cheio, certo ?!
para haver novo ciclo (nova contagem) é preciso o nivel baixar e subir novamente nem que seja um simples impulso.
ou entao para ser mais facil meter um temporizado a controlar o tempo desejado de cada ciclo e um segundo temporizado a controlar o tempo de intervalo entre cada ciclo, assim pode preselecionar os tempos individualmente, por exemplo.
enquanto estiver nivel maximo o ciclo é de 30 segundo de 5 em 5 minutos; ou ciclos de 20 segundos de minuto a minuto, assim ao controlar o tempo de intervalo ele proprio faz o restar, nao é ?!
inté
para haver novo ciclo (nova contagem) é preciso o nivel baixar e subir novamente nem que seja um simples impulso.
ou entao para ser mais facil meter um temporizado a controlar o tempo desejado de cada ciclo e um segundo temporizado a controlar o tempo de intervalo entre cada ciclo, assim pode preselecionar os tempos individualmente, por exemplo.
enquanto estiver nivel maximo o ciclo é de 30 segundo de 5 em 5 minutos; ou ciclos de 20 segundos de minuto a minuto, assim ao controlar o tempo de intervalo ele proprio faz o restar, nao é ?!
inté
Antonio dos Santos