Terra ligada na saida de transformador

ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Terra ligada na saida de transformador

Mensagem por ENERGY »

Boas
Aqui para o pessoal mais ligado à manutenção de máquinas, alguem sabe dizer o porquê do condutor de terra estar ligado numa saida 12V de um transformador?
Trata-se de um quadro de comando e proteção de uma maquina de amassar cimento, ou projetar cimento/estuque.
Aqui vai a imagem.
Anexos
016.JPG
Cpts.
Energy
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Terra ligada na saida de transformador

Mensagem por Duzia12 »

Ser para shuntar a terra a montante com a juzante para ter referencial
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
As duas saidas do transformador 12V, em que numa delas em conjunto está ligado o condutor de terra, alimenta um contato auxiliar do disjuntor motor que está na imagem, acopolado ao disjuntor motor do lado direito.
Esses condutores ligados nas saidas de 12V vão também a dois micro switchs, que penso servirem para quando a maquina tem o motor tirado, ou o tubo da saida da massa tambem tirado, o pessoal não conseguir ligar o disjuntor motor, isto para prevenir que algum acidente com o pessoal.
E uma dessas saidas do condutor do transformador 12V liga também numa eletrovavula, que eu penso que serve para qundo ligarem a máquina esta abre a entrada de agua, e quando desligam a máquina a eletrovavula se feixa e a agua deixa de entrar na máquina.
Agora quando deparei com aquele condutor de terra ligado numa saida de 12V do transformador fiquei a pensar, o porquê da razão daquela ligação.
Cpts.
Energy
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Eu ja dei a minha opiniao nao sei mais
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas "Duzia12"
Ok, Obg.

Aguardam-se mais opiniões, pois são sempre bem vindas, e servem para esclarecer duvidas minhas e de outros colegas.
Duzia12 Escreveu:Eu ja dei a minha opiniao nao sei mais
Cpts.
Energy
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 201 vezes

Mensagem por nelmindo »

"EN 60204-1 Safety of machinery. Electrical equipment of machines"

Circuitos PELV para os circuitos de alimentação de energia de comando de máquinas:
O artigo 9.4.3 exige para os circuitos de comando, um dos pólos do circuito da fonte de alimentação deve está permanentemente ligado à terra.
A exigência decorre da necessidade de evitar que uma ou mais falhas de terra pode resultar em um falso arranque e contato inapropriado da máquina.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Desconhecia tal obrigatoriedade.
No caso desta máquina as falhas de terra não ligariam nunca a máquina, pois tem de se ligar o disjuntor motor sempre que se quer ligar a máquina, e o contato auxiliar do disjuntor motor, se detetar algo não instalado na maqiuina, como por exemplo tubo de descarga de massa, motor mal encaixado, etc, não consegue armar o disjuntor motor, sem que tudo esteja devidamente instalado, devido ao uso de Micro swittchs instalados nos encaiches dessas peças,. e associados ao contato auxiliar do disjuntor.

nelmindo Escreveu:"EN 60204-1 Safety of machinery. Electrical equipment of machines"

Circuitos PELV para os circuitos de alimentação de energia de comando de máquinas:
O artigo 9.4.3 exige para os circuitos de comando, um dos pólos do circuito da fonte de alimentação deve está permanentemente ligado à terra.
A exigência decorre da necessidade de evitar que uma ou mais falhas de terra pode resultar em um falso arranque e contato inapropriado da máquina.
Cpts.
Energy
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 81 vezes

Mensagem por ohmico »

Boas,

porque será que nos automóveis o negativo se encontra ligado à massa do automóvel?

Quer num caso quer no outro para garantir o bom funcionamento das protecções e a estabilidade dos circuitos.

Ohmico
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Agradecimento recebido: 220 vezes

Mensagem por Mário »

Boas
ohmico Escreveu:Boas,
porque será que nos automóveis o negativo se encontra ligado à massa do automóvel?
Quer num caso quer no outro para garantir o bom funcionamento das protecções e a estabilidade dos circuitos.
Ohmico
Já há alguns anitos havia carros de uma marca que era o positivo à massa.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Agradecimento recebido: 220 vezes

Mensagem por Mário »

Boas
ENERGY Escreveu:Boas
As duas saidas do transformador 12V, em que numa delas em conjunto está ligado o condutor de terra, alimenta um contato auxiliar do disjuntor motor que está na imagem, acopolado ao disjuntor motor do lado direito.
Esses condutores ligados nas saidas de 12V vão também a dois micro switchs, que penso servirem para quando a maquina tem o motor tirado, ou o tubo da saida da massa tambem tirado, o pessoal não conseguir ligar o disjuntor motor, isto para prevenir que algum acidente com o pessoal.
E uma dessas saidas do condutor do transformador 12V liga também numa eletrovavula, que eu penso que serve para qundo ligarem a máquina esta abre a entrada de agua, e quando desligam a máquina a eletrovavula se feixa e a agua deixa de entrar na máquina.
Agora quando deparei com aquele condutor de terra ligado numa saida de 12V do transformador fiquei a pensar, o porquê da razão daquela ligação.
Atenção que a saída do transformador é 24 voltes.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 81 vezes

Mensagem por ohmico »

Mário Escreveu:Boas
ohmico Escreveu:Boas,
Ohmico
Já há alguns anitos havia carros de uma marca que era o positivo à massa.

Cump.
Mário

Boas,

como sabe, a função era a mesma.

Ohmico
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
O transformador tem 3 saidas independentes, 2 de 12V , e uma de (0) comum às 2 saidas de 12V, em que nada está ligado, sendo que numa dessas saidas de 12V, é que está o condutor de terra ligado em conjunto com outro condutor, que liga no contato auxiliar, que está acopolado ao disjuntor motor.
Se isto fosse numa máquina com eletrónica instalada, eu até poderia achar normal, de acordo com a explicação do "Nelmindo" agora assim tratando-se de uma maquina sem qualquer eletrónica instalada, apenas com 1 motor trifásico, e uma bomba de agua, achei estranho tal ligação do condutor de terra numa saida de 12V do transformador.
Mas como considero que ando a aprender todos os dias, está foi mais uma nova para mim, e daí tentar perceber, o porque de tal ligação.

Mário Escreveu:Boas
ENERGY Escreveu:Boas
Atenção que a saída do transformador é 24 voltes.

Cump.
Mário
Cpts.
Energy
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 201 vezes

Mensagem por nelmindo »

exemplo de uma avaria que no 2º defeito pode ser perigosa:
avarias.jpg
avarias.jpg (23.23 KiB) Visto 736 vezes

Assim, logo quando existe o 1º defeito, é um curto circuito e as protecções vão abaixo, e só serão repostas quando o defeito for eliminado.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Quando vi a máquina e aquela ligação, o que me ocorreu, num pensamento rápido, foi que ao haver uma passagem à terra, e a maquina não tivesse na sua ligação terra, esta passagem iria provocar curto circuito na saida do transformador e o disjuntor iria disparar, ou então o contato auxiliar faria disparar o disjuntor motor.
Até porque a máquina está com uma avária, ou seja só se consegue ligar o disjuntor motor, se o contato auxiliar estiver solto do disjuntor motor, caso se tente acopolar o contato auxiliar, o disjuntor motor dispara de imediato, e não se consegue armar o disjuntor sem soltar de novo o contato auxiliar.
Portanto alguma avária existe na eletrovavula, ou em um dos 2 micro switchs existentes na máquina.
Pois ela funciona normalmente sem o contato auxiliar ligado, e a proteção termica também funciona, pelo que está na obra a funcionar por mais uns dias, por ordem do empreiteiro, e depois é que vai para o estaleiro, e aí vai ser reparada.
Nessa altura vou olhar mais de pormenor todas as ligações, e estado dos equipamentos.

nelmindo Escreveu:exemplo de uma avaria que no 2º defeito pode ser perigosa:
avarias.jpg

Assim, logo quando existe o 1º defeito, é um curto circuito e as protecções vão abaixo, e só serão repostas quando o defeito for eliminado.
Cpts.
Energy
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

E se nos autom]oveis usassem uma bateria de 12 Volts e 13 ols a massa ao centro o que pensam
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”