Ligaçao bomba do furo
- tozedossantos1
- Curioso
- Registado: 03 mar 2014, 15:49
Ligaçao bomba do furo
Olá, ja algum tempo atraz estive num topico onde o tema era alimentar um deposito de agua pela bomba do furo mantendo uma boa armazenagem de agua, depois desse deposito ia ligar ao circuito comum da bomba de balao.
Muito aconselharam-me por motivos de economia em manter a bomba de furo ligada diretamente ao autoclave, agora que as despesas sao muitas e a necessidade de agua é muita, estou a pensar optar por essa opçao e mais tarde caso seja possivel fazer o circuito com o tal deposito.
so que tenho receio que a bomba do furo esteja sempre a no arranca/pára, o auroclave/balao que possuo é de 60 litros e nao sei se é muito pequeno para
manter a bomba do furo ligada diretamente ao autoclave.
se abrir uma torneira por pouco tempo poderá nao haver problemas, mas se eu estiver com uma saída (torneira) aberta durante 5 ou 10 minutos, nao será que a bomba do furo fique a trabalhar constantemente enquanto a torneira estiver aberta ?
e so deverá parar depois da torneira fechada e encher novamente o autoclave , nao é ?!
tenho medo que nestas situaçoes a bomba do furo esteja a trabalhar muitas vezes e se danifique a curto prazo, será que resolvo o preblema com regulador de pressao, ou com autoclave maior ou entao como ......?
a informaçao que tenho é que a bomba nao deverá arrancar mais do que 25 vexes numa hora, será......?
obrigado e bem haja
Muito aconselharam-me por motivos de economia em manter a bomba de furo ligada diretamente ao autoclave, agora que as despesas sao muitas e a necessidade de agua é muita, estou a pensar optar por essa opçao e mais tarde caso seja possivel fazer o circuito com o tal deposito.
so que tenho receio que a bomba do furo esteja sempre a no arranca/pára, o auroclave/balao que possuo é de 60 litros e nao sei se é muito pequeno para
se abrir uma torneira por pouco tempo poderá nao haver problemas, mas se eu estiver com uma saída (torneira) aberta durante 5 ou 10 minutos, nao será que a bomba do furo fique a trabalhar constantemente enquanto a torneira estiver aberta ?
e so deverá parar depois da torneira fechada e encher novamente o autoclave , nao é ?!
tenho medo que nestas situaçoes a bomba do furo esteja a trabalhar muitas vezes e se danifique a curto prazo, será que resolvo o preblema com regulador de pressao, ou com autoclave maior ou entao como ......?
a informaçao que tenho é que a bomba nao deverá arrancar mais do que 25 vexes numa hora, será......?
obrigado e bem haja
Antonio dos Santos
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Enviou: 2 vezes
- Agradecimento recebido: 13 vezes
Re: Ligaçao bomba do furo
caro tozedossantos1, esqueça o termo autoclave, na sua instalação, o que tem é um balão...penso que isso já foi esclarecido no outro topico...
penso que realmente para uma solução mais imediata seria um balão maior ou um hidropressor(solução mais cara), a fim de permitir uma "almofada" mais dilatada....mas devia de começar a pensar num deposito....
penso que realmente para uma solução mais imediata seria um balão maior ou um hidropressor(solução mais cara), a fim de permitir uma "almofada" mais dilatada....mas devia de começar a pensar num deposito....
Jaime Reis
Um deposito (balão, autoclave, etc) de inox de 200l resolve o problema. É o que tenho na minha casa. Tem é de se vazar pelo menos uma vez por mês para funcionar bem.
Inté
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Enviou: 2 vezes
- Agradecimento recebido: 13 vezes
este forum é um forum técnico, como tal, devemos, temos a responsabilidade de ser o mais precisos possível, nesta e noutras situações os termos técnicos devem ser respeitados...
Jaime Reis
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 220 vezes
Boas
Cump.
Mário
Por um acaso as bombas têm as mesmas características e condições de funcionamento? é que se não têm, pode não resultar.lrds Escreveu:Um deposito (balão, autoclave, etc) de inox de 200l resolve o problema. É o que tenho na minha casa. Tem é de se vazar pelo menos uma vez por mês para funcionar bem.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Passo a explicar o meu caso. Tinha a bomba e um balão, daqueles redondos pequenos, com camara de ar em borracha. Acontece que cada vez que abria uma torneira, a bomba estava sempre praticamente a trabalhar, ligava, passado segundos desligava, e passado segundos ligava novamente, e assim sucessivamente, notando-se a pressão a subir e a descer nas torneiras. Comprei um depósito de inox 200l, e não foi necessário trocar a bomba. Agora não se nota tanto essa pressão a subir e descer, é mais suave e o motor não está naquele pára, arranca. Se o depósito for vazado mensalmente funciona bem, agora se estivermos meses sem o vazar, ele com o tempo vai enchendo e diminuindo a camara de ar que se forma no topo, acontecendo o mesmo que quando tinha o balão pequeno.
Inté
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Enviou: 28 vezes
- Agradecimento recebido: 208 vezes
Boas
A minha bomba aos fins de semana, quando rego o jardim durante 10/15 minutos está permanetemente ligada, pois o balão nesta situação não está lá a fazer nada, e quando desligo a bomba já está quentinha.
Tenho de adquirir uma de jogar dentro do poço para fazer a rega, se não um dia destes agora com o Verão à porta, lá se vai a bomba para o ferro velho.
A minha bomba aos fins de semana, quando rego o jardim durante 10/15 minutos está permanetemente ligada, pois o balão nesta situação não está lá a fazer nada, e quando desligo a bomba já está quentinha.
Tenho de adquirir uma de jogar dentro do poço para fazer a rega, se não um dia destes agora com o Verão à porta, lá se vai a bomba para o ferro velho.
tozedossantos1 Escreveu:Olá, ja algum tempo atraz estive num topico onde o tema era alimentar um deposito de agua pela bomba do furo mantendo uma boa armazenagem de agua, depois desse deposito ia ligar ao circuito comum da bomba de balao.
obrigado e bem haja
Cpts.
Energy
Energy
- Mário
- Team Apoio
Tens que estrangular a bomba na saída. Mede os amperes.ENERGY Escreveu:Boas
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
- Mário
- Team Apoio
Boas
Quantos menos arranques fizer melhor, menos golpe ariete, etc... Podes ter um reservatório maior, onde o que acontece é que está mais tempo em funcionamento e, mais tempo parada (só melhora o nº de arranques por hora). Fala com o fabricante da bomba (se é trifásica) para pores um variador de velocidade.tozedossantos1 Escreveu:Olá, ja algum tempo atraz estive num topico onde o tema era alimentar um deposito de agua pela bomba do furo mantendo uma boa armazenagem de agua, depois desse deposito ia ligar ao circuito comum da bomba de balao.
so que tenho receio que a bomba do furo esteja sempre a no arranca/pára, o auroclave/balao que possuo é de 60 litros e nao sei se é muito pequeno para manter a bomba do furo ligada diretamente ao autoclave.
obrigado e bem haja
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Enviou: 28 vezes
- Agradecimento recebido: 208 vezes
Boas Mário
A bomba já está estrangulada para meia polegada na saida para a mangueira, mas não resulta, até porque a rega é logo proximo da bomba.
Vou comprar uma bomba barata dessas de jogar à agua numa superficie comercial, e penso que será a melhor solução para o meu caso, ou então implementar rega gota a gota, até já lá tenho o material, mas as voltinhas de BTT pelo meio do monte, para usfruir da naturaeza e apanhar ar puro, estão em primeiro lugar, depois os churrascos de fim de semana, e sobra pouco tempo para fazer algo mais
como tal por agora, tem sido a bomba a sofrer as consequências.
Tenho de acordar com garra durante a semana, não ter mais nada para fazer, dar lá um salto, e meter mãos à obra, implementando a rega gota a gota.
A bomba já está estrangulada para meia polegada na saida para a mangueira, mas não resulta, até porque a rega é logo proximo da bomba.
Vou comprar uma bomba barata dessas de jogar à agua numa superficie comercial, e penso que será a melhor solução para o meu caso, ou então implementar rega gota a gota, até já lá tenho o material, mas as voltinhas de BTT pelo meio do monte, para usfruir da naturaeza e apanhar ar puro, estão em primeiro lugar, depois os churrascos de fim de semana, e sobra pouco tempo para fazer algo mais

Tenho de acordar com garra durante a semana, não ter mais nada para fazer, dar lá um salto, e meter mãos à obra, implementando a rega gota a gota.
Mário Escreveu:Tens que estrangular a bomba na saída. Mede os amperes.ENERGY Escreveu:Boas
Cump.
Mário
Cpts.
Energy
Energy
- tozedossantos1
- Curioso
Olá, estou a ver que mesmo com um balao de 200 litros terei de ter cuidados, entao resumo que talvez seja melhor voltar ao 1º projeto que era encher com a bomba do furo um deposito em fibra de 350 litros que irá alimentar uma bomba de balao convencional com balao de 25 litros.
A despesa ira ser similar, pois a bomba do furo ja encomendei e tinha de a comprar de qq modo e o custo de uma deposito em fibra + duas boias para min/max vai dar ao mesmo que estar a adquirir um balao com membrana de 200 litros seja em inox ou chapa.
A unica preocupaçao que terei de ter é de vazar o deposito de 350 litros e lavar pelo menos de 2 em 2 meses, qual a vossa opiniao ?
O circuito de comando nao tem crise, pois so terei de fazer o start-stop da bomba do furo pelas boias do deposito de fibra , o resto com a bomba de balao nao deve dar problemas pois trata-se de uma bomba de balao ja com pressoatato incorporado.
Bem haja e obrigado
A despesa ira ser similar, pois a bomba do furo ja encomendei e tinha de a comprar de qq modo e o custo de uma deposito em fibra + duas boias para min/max vai dar ao mesmo que estar a adquirir um balao com membrana de 200 litros seja em inox ou chapa.
A unica preocupaçao que terei de ter é de vazar o deposito de 350 litros e lavar pelo menos de 2 em 2 meses, qual a vossa opiniao ?
O circuito de comando nao tem crise, pois so terei de fazer o start-stop da bomba do furo pelas boias do deposito de fibra , o resto com a bomba de balao nao deve dar problemas pois trata-se de uma bomba de balao ja com pressoatato incorporado.
Bem haja e obrigado
Antonio dos Santos
eu não sou "picheleiro" mas para a minha casa está conforme este desenholrds Escreveu:Um deposito (balão, autoclave, etc) de inox de 200l resolve o problema. É o que tenho na minha casa. Tem é de se vazar pelo menos uma vez por mês para funcionar bem.
-não preciso de repor ar ao deposito pois as valvulas da coluna apos a bomba fazem isso atomaticamente e a valvula que está no deposito retira o excesso de ar
-Para rega como o jardim é grande ajustei o caudal de maneira a que a bomba não se desligasse, evitando assim o arranque e paragem da bomba desnecessárias.
-pressão constante
-chego ter 40 litros de agua sem a bomba ligar
- Anexos
-
- poço.JPG (12.76 KiB) Visto 4438 vezes
- tozedossantos1
- Curioso
Ola Jcarreira, nao entendi se tem um simples deposito ou se é um balao, pois a posiçao do pressoatato está estranha
e essa tal valvula de descarga de ar é como ?
Obrigado
e essa tal valvula de descarga de ar é como ?
Obrigado
Antonio dos Santos
é um deposito sem membrana, a valvula de descarga de ar é uma peça comum com uma boia enquanto a agua não a activar mecanicamente o ar em excesso sai
- tozedossantos1
- Curioso
Julgo ter entendido e esse pressostato faz ligar e desligar a bomba do furo normalmente, é isso ?
Desconhecia este sistema, ja vi similar mas com membrana ou entao sem membrana mas o pressostato no topo do desposito..
obrigado
Desconhecia este sistema, ja vi similar mas com membrana ou entao sem membrana mas o pressostato no topo do desposito..
obrigado
Antonio dos Santos