fogao bifasico numa rede trifasica 3x20 amperes

ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Re: fogao bifasico numa rede trifasica 3x20 amperes

Mensagem por ENERGY »

Boas
A placa era nova, mas não reparei na marca, se é que tinha, pois não estava visivél, e como estava com pressa não liguei muita atenção ao pormenor da marca, pois ela já não estava na caixa, e já estava montada na bancada.
Apesar do tipo de ligações que vêm, ou que temos que fazer chantes, os discos parecem-me ser sempre monofásicos.

Mestreclima Escreveu:
ENERGY Escreveu:Boas
A ultima placa que liguei esta semana, já vinha com um cabo ligado na placa e pronta a ligar à alimentação, sendo que o cabo que vinha ligado na placa era FVV 5X2.5mm, e estavam na ponta do cabo chantados os condutores preto com um castanho, o cinza estava só, tal como o azul e o verde amarelo, acabei por chantar as fases e ficou F+N+T
Logo esta placa poderia ser ligada num circuito trifásico 3F+N+T, sendo que cada disco trabalha em mofásico.
Boas,
A placa era nova?
Maior parte das placas (indução), não cumprem as nossas regras, castanho e preto alimentam metade e azul e cinza a outra metade ( TEKA e FAGOR).
Cpts.
Energy
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Has thanked: 10 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por CF,Lda »

ohmico Escreveu:

Boas,

claro que tem neutro 3x2,5 + T

Ohmico
Vivam.
Eu só consigo ver 4 fios... 3 fases e terra.
Mas há quem consiga ver 5 fios...
Cps
A. Castro
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

CF,Lda Escreveu:
ohmico Escreveu:

Boas,

Ohmico
Vivam.
Cps
A. Castro

Boas,

por acaso já reparou no título do tópico?

Ohmico
jorgemiguel4
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 abr 2014, 18:36
Has thanked: 3 times
Been thanked: 1 time

Mensagem por jorgemiguel4 »

siul Escreveu:Ola afinal o fogão tem neutro presumo que as resistências recebem fase e neutro ou seja 240V, pensava que so tinha fases. Eu ponha fio de 4mm e disjuntor de 20A, por fase claro, mas como desses podes deixar o fio de 2,5mm e o disjuntor de 16A serve perfeitamente
Mas querendo usar duas fases, qual seria vantagem dos condutores de 4mm? Eu percebo essa necessidade em ligações monofasicas em que é necessario usar 4 ou até mesmo 6mm, mas usando duas fases acho que a carga no condutor não justifica. Claro que posso estar a pensar de maneira errada e estar a ver a coisa da maneira errada, dai perguntar.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Pode ter toda a razão, mas se lhe dermos aqui a razão, ela não lhe vai servir de nada em termos regulamentares.
Quando estiver a executar uma instalação faça de acordo com a sua convicção, (condutor 2.5mm) e depois na hora da Inspeção, faça valer perante o inspetor, o seu ponto de vista, e não aqui, porque aqui pode estar a induzir os mais incautos numa irregularidade.
jorgemiguel4 Escreveu:
siul Escreveu:Ola afinal o fogão tem neutro presumo que as resistências recebem fase e neutro ou seja 240V, pensava que so tinha fases. Eu ponha fio de 4mm e disjuntor de 20A, por fase claro, mas como desses podes deixar o fio de 2,5mm e o disjuntor de 16A serve perfeitamente
Mas querendo usar duas fases, qual seria vantagem dos condutores de 4mm? Eu percebo essa necessidade em ligações monofasicas em que é necessario usar 4 ou até mesmo 6mm, mas usando duas fases acho que a carga no condutor não justifica. Claro que posso estar a pensar de maneira errada e estar a ver a coisa da maneira errada, dai perguntar.
Cpts.
Energy
jorgemiguel4
Velha Guarda
Velha Guarda

Não faço instalação nenhuma porque não é o meu trabalho, só queria perceber porque foi da maneira que instalaram na minha casa já há uns anos. Na altura achei que estava tudo correcto, mas depois nas voltas pela internet verifiquei que se falava sempre nos 4 ou 6mm para fogões eletricos, e quis perceber se iria ter problemas na segurança ou não.

Obrigado
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
O link deste tópico, vai ilucidar a sua duvida :D
http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... utro+comum
Mas existe mais aqui no forum é só pesquisar, e vai ficar mais que esclarecido.

jorgemiguel4 Escreveu:A minha questão refere-se apenas a instalações trifasicas, se uma placa suporta alimentação por duas fases e neutro qual é o mal de usar condutores de 2,5mm2 e protecção omnipolar de 16A?

Por exemplo na placa que existe cá em casa a distribuição de potencia é a seguinte:
Trás esquerdo 1400W
Trás direito 3000W
Frente esquerdo 2200w
Total 6600w

Os dois mais pequenos são alimentados por uma fase e o maior é alimentado por outra. Ou seja, temos 3600watts(~16A) na primeira e 3000watts(~13A) na outra.

De acordo com isto: http://www.certiel.pt/c/document_librar ... upId=10100
Usando o método de referencia B, que é o que se aplica neste caso especifico, e tendo 3 condutores carregados diz que a intensidade admissível é 21A portanto ainda fica alguma margem de segurança.
Cpts.
Energy
jorgemiguel4
Velha Guarda
Velha Guarda

Obrigado, já estava a par do assunto discutido nesse tópico. Se for essa a única razão acho que posso dormir descansado porque é bastante improvável mudar o contrato para monofásico devido à existência de maquinas trifásicas na instalação. A única coisa que podia correr mal era se um "electricista" manhoso se lembra-se se trocar a alimentação do fogão para uma única fase. Segundo entendo, seguindo as RTIEBT é possível ao cliente efectuar alterações no contracto sem ter que se preocupar em efectuar qualquer alteração a jusante do QE.

Obrigado pela ajuda e desculpem ser chato :)
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

jorgemiguel4 Escreveu:Obrigado, já estava a par do assunto discutido nesse tópico. Se for essa a única razão acho que posso dormir descansado porque é bastante improvável mudar o contrato para monofásico devido à existência de maquinas trifásicas na instalação. A única coisa que podia correr mal era se um "electricista" manhoso se lembra-se se trocar a alimentação do fogão para uma única fase. Segundo entendo, seguindo as RTIEBT é possível ao cliente efectuar alterações no contracto sem ter que se preocupar em efectuar qualquer alteração a jusante do QE.

Obrigado pela ajuda e desculpem ser chato :)

Boas,

fico com a dúvida de se realmente o assunto ficou esclarecido, pois quando diz:

"Se for essa a única razão acho que posso dormir descansado porque é bastante improvável mudar o contrato para monofásico"

Tendo o fogão ligado em bifásico, como tal protegido com dois disjuntores unipolares ou mesmo com um bipolar, não pode, sem mais, passar este circuito a monofásico. Terá que alterara a secção e passar a protecção a um só disjuntor.

Também quando afirma:
"Segundo entendo, seguindo as RTIEBT é possível ao cliente efectuar alterações no contracto sem ter que se preocupar em efectuar qualquer alteração a jusante do QE"

Isto só é verdade quando não existem circuitos trifasados.

Ohmico
jorgemiguel4
Velha Guarda
Velha Guarda

Eu compreendo o seguinte, estando o fogão a ser alimentado por duas fases distintas a corrente máxima que vou ter no neutro é 16A. Se passasse o contrato a monofasico sem outras alterações iria ter 32A no neutro, e ai sim poderia ter problemas graves.

Para os cálculos utilizei a seguinte formula:
Imagem

É valida?
tonifaria
Curioso
Curioso
Registado: 06 ago 2011, 16:24

Mensagem por tonifaria »

ohmico Escreveu:
CF,Lda Escreveu:
ohmico Escreveu:

Boas,

Ohmico
Vivam.
Cps
A. Castro

Boas,

por acaso já reparou no título do tópico?

Ohmico

Estarei a entender mal, mas aqui vai. 3x2.5+T não é neutro, mais duas fases + terra?
Agora falta saber se é possivel existir este fogão? ou se é possivel ter um fogão bifásico de 7KW numa instalação trifásica de 3x20A uma vez que segundo as minhas contas estarão disponiveis 13 e tal KW.
Será que errei nalguma coisa? Se sim as minhas desculpas.
jorgemiguel4
Velha Guarda
Velha Guarda

tonifaria Escreveu: Estarei a entender mal, mas aqui vai. 3x2.5+T não é neutro, mais duas fases + terra?
Sim, já tinham dito isso atrás. 2 fases, 1 neutro e 1 terra

Agora falta saber se é possivel existir este fogão?
Acho que a maioria das placas actuais permite no mínimo alimentação por duas fases

ou se é possivel ter um fogão bifásico de 7KW numa instalação trifásica de 3x20A uma vez que segundo as minhas contas estarão disponiveis 13 e tal KW.
Onde quer chegar? Onde está o entrave? 7kW a dividir por duas fases dá aproximadamente 3,5kW em cada uma.
tonifaria
Curioso
Curioso

Mensagem por tonifaria »

não é entrave simplesmente não percebi o porquê disto tudo?
jorgemiguel4
Velha Guarda
Velha Guarda

Segundo as RTIEBT devem ser usados condutores de 4mm2.
tonifaria
Curioso
Curioso

Mensagem por tonifaria »

edificio antigo e na altura da inspecção na ter fogão electrico. foi montado posteriormente por alguém que ou não sabia ou foi como que obrigado a usar esse fio, alias essas situações são mais usuais do que parecem
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”