Duvidas

J.P.
Curioso
Curioso
Registado: 30 ago 2007, 04:32

Duvidas

Mensagem por J.P. »

Boas Tardes antes de mais parabens pelo excelente trabalho desenvolvido , ja tirei um curso de eletricista ah alguns anos e agora tenho algumas duvidas na reconstrucao de uma moradia que me surgiram se puderem ajudar agradeco :)

Da portinhola a caixa de contador que tubo usar( é para enterrar)?

E da caixa do contador ao Q.E?

Na portinhola deixo apenas o tubo um pouco enterrado na rua ou tenho de o enterrar ate ao poste mais proximo?

Como faco para abastecer o motor do portao como deve terminar o tubo ?

Obrigado!

Joel Pereira
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Duvidas

Mensagem por ENERGY »

J.P. Escreveu:Boas Tardes antes de mais parabens pelo excelente trabalho desenvolvido , ja tirei um curso de eletricista ah alguns anos e agora tenho algumas duvidas na reconstrucao de uma moradia que me surgiram se puderem ajudar agradeco :)

Se é para enterrar a tubagem, deve utilizar tubo isogris/erfe

Se for embutido na parede, pode utilizar tubo VD, anelado, etc.

Na portinhola deixo apenas o tubo um pouco enterrado na rua ou tenho de o enterrar ate ao poste mais proximo?

Deixa ficar o tubo enterrado na prumada da portinhola 0.80 contados do pavimento

O tubo pode terminar em caixa estanque, ou diretamente no quadro de comando do portão, enfiado a cabo XV preto.

Obrigado!

Joel Pereira
Cpts.
Energy
J.P.
Curioso
Curioso

Mensagem por J.P. »

Obrigado Energy quanto a medidas que medidas usar? da portinhola ao contador tubo 40? e da portinhola ao QE 40? da portinhola enterrado e de 63mm?

Da portinhola ao Q.E pode ser corrugado vermelho o tubo?

cumps
ENERGY Escreveu:
J.P. Escreveu:Boas Tardes antes de mais parabens pelo excelente trabalho desenvolvido , ja tirei um curso de eletricista ah alguns anos e agora tenho algumas duvidas na reconstrucao de uma moradia que me surgiram se puderem ajudar agradeco :)

Deixa ficar o tubo enterrado na prumada da portinhola 0.80 contados do pavimento

O tubo pode terminar em caixa estanque, ou diretamente no quadro de comando do portão, enfiado a cabo XV preto.

Obrigado!

Joel Pereira
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
A questão dos diametros das tubagens, tudo depende da potência que vai contratar.
No minimo entre portunhola e contador é tubo de 40mm.
Para entrada de ramal da EDP na portinhola, tubo com diametro minimo de 63mm.

J.P. Escreveu:Obrigado Energy quanto a medidas que medidas usar? da portinhola ao contador tubo 40? e da portinhola ao QE 40? da portinhola enterrado e de 63mm?

Da portinhola ao Q.E pode ser corrugado vermelho o tubo?

cumps
ENERGY Escreveu:

Obrigado!

Joel Pereira
Cpts.
Energy
J.P.
Curioso
Curioso

Mensagem por J.P. »

Boas, o tubo é para enterrar da caixa de contador ao QE e a potencia e para uma moradia de 1 piso penso que 10.35 está bom . Para enterrar da caixa de contador ao Q.E posso usar corrugado de 40 ?

cumps
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Eu no exterior no que diz a enterrar tubagem, sou adepto do Isogris/Erfe, e não do tubo anelado, pois por vezes ao fechar a vala, vai de mandar calhaus para cima do tubo, e por vezes ao compactar a terra o anelado fica esmagado, etc.
No entanto o tubo anelado no exterior e enterrado, deveria levar uma camada de cimento a envolve-lo, para que nas zonas de jardim ou arvoredo, este fique mais resistente a eventuais riscos de trabalhos de jardinagem.
J.P. Escreveu:Boas, o tubo é para enterrar da caixa de contador ao QE e a potencia e para uma moradia de 1 piso penso que 10.35 está bom . Para enterrar da caixa de contador ao Q.E posso usar corrugado de 40 ?

cumps
Cpts.
Energy
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Mensagem por quero aprender »

ENERGY Escreveu:Boas
No entanto o tubo anelado no exterior e enterrado, deveria levar uma camada de cimento a envolve-lo, para que nas zonas de jardim ou arvoredo, este fique mais resistente a eventuais riscos de trabalhos de jardinagem.
cumps
[/quote]

eu tenho sempre essa preocupação também.
J.P.
Curioso
Curioso

Mensagem por J.P. »

Assim seja uso erfe quanto a medidas de tubo podem ajudar assim como o tipo de cabo que devo enfiar ? e para ser unstalacao em monofasico 10.35 mas queria deixar preparado para trifasico. a distancia da caixa de contador ao quadro sao 14 mts

cumps
J.P.
Curioso
Curioso

Mensagem por J.P. »

Assim seja uso erfe quanto a medidas de tubo podem ajudar assim como o tipo de cabo que devo enfiar ? e para ser unstalacao em monofasico 10.35 mas queria deixar preparado para trifasico. a distancia da caixa de contador ao quadro sao 14 mts

cumps
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 50 vezes

Mensagem por Josecalado »

J.P. Escreveu:Assim seja uso erfe quanto a medidas de tubo O Tubo deve ser mínimo 50mm podem ajudar assim como o tipo de cabo que devo enfiar ? Cabo XV 5G 16mm2 e para ser unstalacao em monofasico 10.35 mas queria deixar preparado para trifasico. a distancia da caixa de contador ao quadro sao 14 mts

cumps

Respostas a azul.

Cumprs.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Para a potência de 10.35Kvas em monofásico, e para a distância que diz (14M) pode utilizar cabo XG 3G10 em preto, pois se a instalação é para certificar em monofásico, apenas deve colocar cabo monofásico na derivação e não trifásico.

Josecalado Escreveu:
J.P. Escreveu:Assim seja uso erfe quanto a medidas de tubo O Tubo deve ser mínimo 50mm podem ajudar assim como o tipo de cabo que devo enfiar ? Cabo XV 5G 16mm2 e para ser unstalacao em monofasico 10.35 mas queria deixar preparado para trifasico. a distancia da caixa de contador ao quadro sao 14 mts

cumps

Respostas a azul.

Cumprs.
Cpts.
Energy
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 50 vezes

Mensagem por Josecalado »

Para a potência de 10.35Kvas em monofásico, e para a distância que diz (14M) pode utilizar cabo XG 3G10 em preto, pois se a instalação é para certificar em monofásico, apenas deve colocar cabo monofásico na derivação e não trifásico.

Josecalado Escreveu:

cumps

Respostas a azul.

Cumprs.
O que o colega "ENERGY" escreveu está correto mas como os 10mm2 para 45 Amp. e 14 mt. é um pouco à conta e como quer deixar preparado para trifásico e para não correr riscos de em vez de 14mt serem 18 ou 20 sugeri a seção de 16mm2 que era o que eu aplicava.

Cumprs.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Mais tarde se quer deixar preparado para trifásico, apenas lhe vai servir a tubagem.
Porque não certifica já para trifásico 20.7Kvas, e depois contrata em monofásico 10.35Kvas, aplica um cabo de 5X10mm, e tem o assunto resolvido defenitivamente.
Cpts.
Energy
J.P.
Curioso
Curioso

Mensagem por J.P. »

Mais tarde se quer deixar preparado para trifásico, apenas lhe vai servir a tubagem.
Porque não certifica já para trifásico 20.7Kvas, e depois contrata em monofásico 10.35Kvas, aplica um cabo de 5X10mm, e tem o assunto resolvido defenitivamente.

Ok...vou seguir o seu conselho e a tubagem de 40mm da caixa de contador ao Q.E serve?

cumps
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Os cabos, nas instalações coletivas novas, não devem ocupar mais que 20% da secção reta do tubo.
Portanto se for um cabo de 5x10mm enfiado num tubo de 40mm será com certeza dificil de fazer esse enfiamento, será melhor pensar num tubo de 50mm, no entanto é ver o diametro do cabo, pois varia um pouco de fabricante para fabricante, alguns são mais poupadinho nos isolamentos dos condutores :D e o diametro do tubo é medido por fora, logo o diametro interno de um VD, é bastante diferente de um isogris ou anelado.
Ocupação da cablagem no interior da tubagem:
20% instalações colectivas e entradas
33% instalação embebida, rede particular
40% instalação á vista

J.P. Escreveu:

Ok...vou seguir o seu conselho e a tubagem de 40mm da caixa de contador ao Q.E serve?

cumps
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Dúvidas”