Disjuntor não disparou!

joanabraga
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 16 mai 2014, 01:43

Disjuntor não disparou!

Mensagem por joanabraga »

Muito boa noite :)
Após vários dias intrigada decidi procurar um fórum exatamente como este (antes que fique sem nada!?), et voilá :mrgreen:
Precisava de ajuda para me explicarem o que se está aqui a passar.
Quando vim para esta casa já tinha o meu fogão+forno eléctrico. Então, como nesta casa nunca teve fogão eléctrico nem instalação para tal, paguei a um indivíduo para me fazer uma ligação à parte, instalou um disjuntor novo e segundo ele de boa qualidade, que eu fiz questão já por ter a noção que aquilo tem muita potência "caso acontecesse alguma coisa"...
Bem, não percebo muito disto portanto perdoem-me se eu não chamar as coisas pelos nomes certos, mas seguem fotos para ajudar.
Ele instalou o disjuntor junto dos restantes lá no quadro e passou um cabo destes em isolado só para ligar o fogão.
disjuntores e cabo
disjuntores e cabo
Esta tudo bem instalado, fios nas caixas e bem separados. Tudo sempre funcionou bem.
Há uns dias, do nada, o fogão desligado começou a deitar fumo por trás na 'caixa' que tem os fios do próprio fogão. Ao ponto de fazer faíscas e começar a arder. Nem o disjuntor que eu fiz questão de instalar disparou, nem o geral. Ia-me arder tudo se eu cá não estivesse...
POR ACASO, eu estava em casa e a ver tudo, e deixei-me ficar a ver, não digo que durante 30s porque fiquei cheia de medo mas...não deveria disparar LOGO q o único aparelho que está ligado a ele entra em curto? O que será que se passa aqui? Que teste posso eu fazer?
Agora estou com esse disjuntor desligado e sem fogão...ainda sem saber o q vou fazer! Nunca quis ter gás em casa...mas já não sei de nada!
Grata pela vossa atenção, aguardo feedback para voltar a cozinhar, obrigada :lol:
Cumprimentos.
Joana
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Re: Disjuntor não disparou!

Mensagem por rainbow »

Boa noite.

Respondendo à sua questão...não necessariamente. Como disse, em caso de curto-circuito, o disjuntor que faz a protecção ao circuito deveria ter disparado. Mas provavelemente, não se deu um curto-circuito, e por isso o disjuntor não disparou.
Já agora e por curiosidade, o que foi que fez depois dos tais 30 segundos?
Porque é que o electricista instalou 2 disjuntores? Ou foi apenas 1, mas a senhora assinalou 2 na imagem?
A foto do cabo não ajuda muito, uns numerozitos e umas letrinhas ajudavam mais....tente ver se no cabo está alguma coisa escrita (eu percebo que não entenda do assunto, mas tente fornecer mais informações).
Outra questão....costuma limpar o fogão no sitio da tal caixa com muita aguinha ou deixa acumular até fazer montinho? :D
O quadro tem diferencial? Tente colocar uma imagem do quadro "completo".
E um conselho, só o aceita se quiser...eu já tinha posto um quadro novo, porque pelo que se vê na imagem, isso já deve ter uns anitos valentes. Digo eu.
joanabraga
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 16 mai 2014, 01:43

Mensagem por joanabraga »

O cabo tem isto escrito (salvo erro): miguelez barrynax rv 0,6/1kv 3G2,5mm2 13 90º UNE 21123 CE
O eletricista instalou 2, não sei porquê, mas a ligação está apenas feita num deles.
Pois, ora neste caso o q aconteceu foi mais o montinho a que se referiu -.- ...a tampa do fogão tinha partido e ficaram muitos estilhaços por cima da respetiva 'caixa' e só reparei depois disto acontecer.
Diga-me então pf, se o q aconteceu é q provavelmente os fios do fogão aqueceram e encostaram? Julgava que mesmo assim aquele disjuntor teria mesmo que disparar :?
Depois dos tais 30s, desliguei o referido disjuntor e ficou tudo ok.
Quanto à instalação de facto é muito antiga, mas pensar nessa despesa agora é que é o pior. Segue a foto do quadro todo em anexo.
quadrogr.jpg
quadrogr.jpg (127.7 KiB) Visto 1781 vezes
muito grata!
rebelocruz
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 31 dez 2007, 17:22
Been thanked: 3 times

Mensagem por rebelocruz »

Boas

O disjuntor não disparou porque não existiu um curto-circuito, o que aconteceu foi ou gordura e/ou plástico a derreter, possivelmente se não actuasse rapidamente o disjuntor iria actuar.
A melhor solução agora é contratar alguém qualificado para verificar toda a instalação e pensar em substituir o quadro equipado com um interruptor diferencial como geral.

O segundo disjuntor terá sido instalado como reserva, não servindo, neste momento, para nada.
Cpt

Rebelo Cruz
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Boas,

mas, de preferência, não chame o mesmo indivíduo.

Ohmico
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

Como foi sincera connosco, vamos ser também: chame um técnico
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

Vamos por partes.
O segundo disjuntor (o tal que não está ligado) é o suplente, quando o outro está cansado, este entra em campo porque está fresquinho :lol: . (Ok, esta parte era a brincar). Mas aposto que o tal electricista cobrou os dois.
Agora a sério. Já escreveram aqui um bom conselho...chame um técnico, mas um a sério.
Como também já disseram, seria aconselhável instalar um diferencial no quadro, e verificar se a instalação tem terra (uma vez que diz que é antiga...e por terra, não me estou a referir a bagos ou grãos de areia). E como eu já tinha dito, um quadrito novo é que era.
Tinha a ideia que havia um minimo para fogões eléctricos no que diz respeito à secção do cabo e que seria de 4mm2 (pedia aos colegas para darem o vosso parecer sobre isto).
E quando me referi ao "montinho", estava a falar de possíveis sujidades acumuladas (como por exemplo pó, gordura, etc) que possivelmente serviram de condutores para a corrente e que foram a causa daquilo que aconteceu. Por outro lado, refira-se que humidade em excesso, também não é bom, podendo causar o mesmo. Convém que essa caixa, caso esteja danificada, seja reparada para que não fiquem elementos condutores expostos.
Mais uma vez digo que o disjuntor não teria que disparar necessariamente neste caso. Por isso é que existem um conjunto de regras e normas de segurança eléctrica que não se restrigem a instalar disjuntores no quadro.
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Has thanked: 2 times
Been thanked: 6 times

Mensagem por quero aprender »

também concordo , solicite a renovação do quadro elétrico , coloque um diferencial ( não sei a razão pelo qual o outro colega não alertou logo a senhora para essa situação ) ...

e reveja a caixa onde o fogão e forno estão ligados ...

com cabo 2,5mm ... não sei a potencia do fogão ... não também aqui ele não esteve bem ...

é aqui que uns ganham orçamentos e outros perdem ...

este trabalho , deveria ter levado no mínimo :

ID
Disjuntor
cabo 4mm ( no MINIMO )

isto a preço da troika ...

porque sem troika era o quadro todo ...

boa sorte
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
Já aqui foi dito quase tudo, pelo que o cabo que deveriam ter usado para alimentar o fogão deveria ter a secção minima de 4mm, circuito direto desde o Quadro Elétrico até à caixa de derivação estanque junto do fogão, e disjuntor de 20/25A
O quadro elétrico deveria ter proteção diferencial e não tem, alias essa instalação, pelo Q.E que apresenta, está perante um forte risco de incêndio.
Será que existe terra de proteção no Quadro Elétrico, se não existe deveria ser feita.
Deverá no seu interesse chamar alguém de confiança para analisar a instalação, e no local lhe dar um parecer mais fiavél.
Cpts.
Energy
jorgemiguel4
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 abr 2014, 18:36
Has thanked: 3 times
Been thanked: 1 time

Mensagem por jorgemiguel4 »

Desculpem intrometer-me mas queria esclarecer uma duvida que tenho em relação ao usar cabo de 4mm2 para o fogão.
Tenho visto algumas placas de indução com potencias na ordem dos 7000watts e que suportam alimentação bifasica(2P+N), no caso de uma pessoa ter uma instalação trifasica há mesmo necessidade de usar cabos de 4mm2? Porque não 2,5mm com disjuntor bipolar de 16A?
Última edição por jorgemiguel4 em 16 mai 2014, 22:17, editado 1 vez no total.
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por rainbow »

Boa noite.

Alimentação basifica??? :? :lol:
Não leve a mal, mas esta deu mesmo vontade de rir.
jorgemiguel4
Velha Guarda
Velha Guarda

:lol: Nem reparei, foi a correcção de erros do browser, queria dizer bifasica. Portanto 2 fases + neutro.

Editado..
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas
jorgemiguel4 Escreveu::lol: Nem reparei, foi a correcção de erros do browser, queria dizer bifasica. Portanto 2 fases + neutro.
Editado..
Não se deve utilizar o termo de bifásica se a ligação é com "neutro", bifásica indica que é duas fases. Se tens uma resistência que funciona a bifásico ela recebe 400Voltes. Se tiveres um motor bifásico ele recebe 400V com duas linhas. O neutro não entra.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
Por norma uma placa desse tipo tem 4 discos, normalmente nunca se utilizam esses 4 discos a 100%, logo o condutor de 4mm é suficiente, mas se quer ligar em simultaneo os 4 discos, deve utilizar condutor de 6mm.
Necessita no minimo de ter potência contratada de 6.9Kvas, 230v/30A, sendo que o ideal seria 10.35Kvas 230V/45A.

jorgemiguel4 Escreveu:Desculpem intrometer-me mas queria esclarecer uma duvida que tenho em relação ao usar cabo de 4mm2 para o fogão.
Tenho visto algumas placas de indução com potencias na ordem dos 7000watts e que suportam alimentação bifasica(2P+N), no caso de uma pessoa ter uma instalação trifasica há mesmo necessidade de usar cabos de 4mm2? Porque não 2,5mm com disjuntor bipolar de 16A?
Cpts.
Energy
jorgemiguel4
Velha Guarda
Velha Guarda

Mário Escreveu:Boas
jorgemiguel4 Escreveu::lol: Nem reparei, foi a correcção de erros do browser, queria dizer bifasica. Portanto 2 fases + neutro.
Editado..
Não se deve utilizar o termo de bifásica se a ligação é com "neutro", bifásica indica que é duas fases. Se tens uma resistência que funciona a bifásico ela recebe 400Voltes. Se tiveres um motor bifásico ele recebe 400V com duas linhas. O neutro não entra.

Cump.
Mário
Erro meu, estamos sempre a aprender. Já agora existe algum termo para especificar uma maquina que use duas fases e neutro?

ENERGY Escreveu:Boas
Por norma uma placa desse tipo tem 4 discos, normalmente nunca se utilizam esses 4 discos a 100%, logo o condutor de 4mm é suficiente, mas se quer ligar em simultaneo os 4 discos, deve utilizar condutor de 6mm.
Necessita no minimo de ter potência contratada de 6.9Kvas, 230v/30A, sendo que o ideal seria 10.35Kvas 230V/45A.

jorgemiguel4 Escreveu:Desculpem intrometer-me mas queria esclarecer uma duvida que tenho em relação ao usar cabo de 4mm2 para o fogão.
Mas assumindo que já existe uma instalação trifásica e já estão passados para aquele sitio 1 fase, 1 neutro e 1 terra. Não fará sentido passar apenas mais uma fase e aproveitar o resto que já existe?
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”