Terra em extensões triplas
Terra em extensões triplas
Uma extensão dessas triplas que se compram em qqer lado avariou, do lado do macho. Cortei-a para lhe pôr uma ficha nova e reparei que só tem 2 condutores. Eu pensava que quando as fichas, tanto macho como fémea, têm aquelas partes metálicas tinham terra. Inclusivé a ficha macho tem aquele buraquinho num quadradinho metálico, pensava que isso era terra!!! Agora como descubro assim a «olho» se têm realmente terra ou não?
É que tenho a uso umas poucas de extensões dessas com arcas, frigoríficos, ferro de engomar, etc... Não sei se não estarei a fazer asneiras.
É que tenho a uso umas poucas de extensões dessas com arcas, frigoríficos, ferro de engomar, etc... Não sei se não estarei a fazer asneiras.
Inté
-
- Velha Guarda
- Registado: 02 abr 2014, 18:36
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 1 time
Re: Terra em extensões triplas
Devem ser dos chineses... já apanhei algumas cá por casa inclusive, que estavam marcadas com capacidade para 16A e depois tinham condutores que mais pareciam fios de cabelo. A maioria delas já derreteu sem fazer disparar o disjuntor de protecção das tomadas onde estavam ligadas. Cuidado com o que liga...
Adiante, para ver se a tripla tem terra ou não, tem que verificar a continuidade entre o pólo de terra da ficha que liga à parede e a própria tripla com um multímetro ou ohmimetro, convém ter um valor inferior a 1 Ohm.
Esta medição deve ser feita com a extensão desligada para não correr riscos.
edit:correção de erro na escrita
Adiante, para ver se a tripla tem terra ou não, tem que verificar a continuidade entre o pólo de terra da ficha que liga à parede e a própria tripla com um multímetro ou ohmimetro, convém ter um valor inferior a 1 Ohm.
Última edição por jorgemiguel4 em 15 mai 2014, 01:00, editado 1 vez no total.
-
- Velha Guarda
Então cuidado com isso, algumas só servem para ligar carregadores de telemovel. 

Portanto com um multímetro encosto um polo no que supostamente devia ser terra do macho e outro na femea?jorgemiguel4 Escreveu:Devem ser dos chineses... já apanhei algumas cá por casa inclusive, que estavam marcadas com capacidade para 16A e depois tinham condutores que mais pareciam fios de cabelo. A maioria delas já derreteu sem fazer disparar o disjuntor de protecção das tomadas onde estavam ligadas. Cuidado com o que liga...
Inté
-
- Velha Guarda
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boas
Na verdade para o bem de todos, evitem comprar extensões nos chineses, pois a qualidade deixa muito a desejar, e depois acontecem os imprevistos, os acidentes, e estragos inesperados, etc.
Na verdade para o bem de todos, evitem comprar extensões nos chineses, pois a qualidade deixa muito a desejar, e depois acontecem os imprevistos, os acidentes, e estragos inesperados, etc.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Velha Guarda
ENERGY Escreveu:Boas
Então e depois íamos perder o espectacular fogo de artificio dentro de casa?
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boas
Penso que a generalidade das pessoas, dispensa bem esse fogo de artificio, no entanto muitas pessoas têm e vão continuar a ter esse problema, porque desconhecem o risco desses equipamentos chinocas, e como o dinheiro não abunda, vai de comprar o mais barato que se encontra no mercado.
Depois quando a casa, escritório, armazém, etc, pega fogo é que são elas.
Penso que a generalidade das pessoas, dispensa bem esse fogo de artificio, no entanto muitas pessoas têm e vão continuar a ter esse problema, porque desconhecem o risco desses equipamentos chinocas, e como o dinheiro não abunda, vai de comprar o mais barato que se encontra no mercado.
Depois quando a casa, escritório, armazém, etc, pega fogo é que são elas.
jorgemiguel4 Escreveu:ENERGY Escreveu:Boas
Então e depois íamos perder o espectacular fogo de artificio dentro de casa?
Cpts.
Energy
Energy
-
- Velha Guarda
Isso é bem verdade. Um problema ainda maior é marcarem as tomadas como aptas para 16A e depois usarem fio que provavelmente nem é capaz de suportar metade disso. Depois uma pessoa que não percebe nada de electricidade vai a uma loja e vê uma tripla de marca por 15€ e na loja dos chineses ao lado está uma "igual" por 3€, tem escrito que suporta a mesma corrente, etc.. Qual é que a pessoa vai comprar?
Não há nenhuma entidade que fiscalize essas coisas para garantir um mínimo de segurança?
Não há nenhuma entidade que fiscalize essas coisas para garantir um mínimo de segurança?
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Há, mas...jorgemiguel4 Escreveu:Isso é bem verdade. Um problema ainda maior é marcarem as tomadas como aptas para 16A e depois usarem fio que provavelmente nem é capaz de suportar metade disso. Depois uma pessoa que não percebe nada de electricidade vai a uma loja e vê uma tripla de marca por 15€ e na loja dos chineses ao lado está uma "igual" por 3€, tem escrito que suporta a mesma corrente, etc.. Qual é que a pessoa vai comprar?
Eu comprava estes artigos de boa fé, embora sempre tinha duvidas sobre a qualidade dos materiais empregues no fabrico delas. Agora que lhe faltasse um condutor é que nunca me tinha passado pela cabeça. Porque a diferença de preço realmente é muita. E tenho em casa uma boa meia dúzia delas. Agora tenho de as testar e ver se realmente há terra ou não. Já me estou a ver a ter uma surpresa desagradável.
Inté
-
- Velha Guarda
Ter ou não terra é o menor dos problemas. Não é a falta de terra que as faz derreter e pegar fogo.
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Been thanked: 220 times
Boas
Cump.
Mário
A Azul.jorgemiguel4 Escreveu:Ter ou não terra é o menor dos problemas. Errado, é o maior dos problemas
Não é a falta de terra que as faz derreter e pegar fogo.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Velha Guarda
A minha ideia é a seguinte:
Só se houver um defeito no isolamento de uma maquina lá ligada, fora isso não estou a ver isso a causar um problema grave. No caso de sobrecarrega os condutores carregados são os primeiros a derreter e se calhar encostar, mesmo que exista um condutor de terra este ainda vai demorar mais um bocado até derreter também e causar o disparo de um suposto diferencial que exista.
Por favor corrijam-me se estiver errado.
Só se houver um defeito no isolamento de uma maquina lá ligada, fora isso não estou a ver isso a causar um problema grave. No caso de sobrecarrega os condutores carregados são os primeiros a derreter e se calhar encostar, mesmo que exista um condutor de terra este ainda vai demorar mais um bocado até derreter também e causar o disparo de um suposto diferencial que exista.
Por favor corrijam-me se estiver errado.