Após vários dias intrigada decidi procurar um fórum exatamente como este (antes que fique sem nada!?), et voilá

Precisava de ajuda para me explicarem o que se está aqui a passar.
Quando vim para esta casa já tinha o meu fogão+forno eléctrico. Então, como nesta casa nunca teve fogão eléctrico nem instalação para tal, paguei a um indivíduo para me fazer uma ligação à parte, instalou um disjuntor novo e segundo ele de boa qualidade, que eu fiz questão já por ter a noção que aquilo tem muita potência "caso acontecesse alguma coisa"...
Bem, não percebo muito disto portanto perdoem-me se eu não chamar as coisas pelos nomes certos, mas seguem fotos para ajudar.
Ele instalou o disjuntor junto dos restantes lá no quadro e passou um cabo destes em isolado só para ligar o fogão. Esta tudo bem instalado, fios nas caixas e bem separados. Tudo sempre funcionou bem.
Há uns dias, do nada, o fogão desligado começou a deitar fumo por trás na 'caixa' que tem os fios do próprio fogão. Ao ponto de fazer faíscas e começar a arder. Nem o disjuntor que eu fiz questão de instalar disparou, nem o geral. Ia-me arder tudo se eu cá não estivesse...
POR ACASO, eu estava em casa e a ver tudo, e deixei-me ficar a ver, não digo que durante 30s porque fiquei cheia de medo mas...não deveria disparar LOGO q o único aparelho que está ligado a ele entra em curto? O que será que se passa aqui? Que teste posso eu fazer?
Agora estou com esse disjuntor desligado e sem fogão...ainda sem saber o q vou fazer! Nunca quis ter gás em casa...mas já não sei de nada!
Grata pela vossa atenção, aguardo feedback para voltar a cozinhar, obrigada

Cumprimentos.
Joana