Problema com vizinho

lrds
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 08 jan 2010, 11:27
Been thanked: 1 time

Re: Problema com vizinho

Mensagem por lrds »

ENERGY Escreveu:Boas
Será que a proteção contra sobreinstensidades desse circuito aonde liga a maquina se encontra assegurada, de acordo com o tipo de máquina que está a utilizar.
Ligo a máquina em qualquer tomada, mas a maior parte das vezes ligo numa «oficina» que tenho onde já ficou um cabo instalado, vai diretamente de um dos quadros da casa, com maiores dimensões que os normais para tomadas.
A casa tem 2 quadros um na cave e outro no rch, Os cabos que vão de um para outro são de 6mm e o que leva a corrente para a tal oficina é de 4mm. Na altura expliquei ao electricista que era para soldar. E repito que em muitos anos, cerca de 20 só se queixam de há uns 2 ou 3 anos para cá
ohmico Escreveu:Boas,

que tipo de alimentação tem a sua casa, mono ou trifásica?

Ohmico
Monofásica
Inté
lrds
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por lrds »

Mário Escreveu:Boas
lrds Escreveu:Vivo numa aldeia não há pt. Embora exista uma cabine a 200 metros a corrente não vem de lá, vem de outra zona.

O que eu pedia era para me esclarecerem, porque é culpa minha.
Se a máquina for do tipo "ce" "china export" e outras que andam para aí, o mais certo é provocar perturbações na rede, e se provocar anomalias que fiquem fora da norma 50160, é responsável. A EDP até pode accionar o seguro, mas vai depois receber de quem provocou a anomalia.

Nenhum consumidor pode provocar perturbações fora das normas existentes.

Cump.
Mário
E como sei, como consumidor, que estou a provocar perturbações na rede?

A instalação foi inspecionada e aprovada na altura pela certiel? acho que é esse o nome
Inté
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

Mário[/quote]
E como sei, como consumidor, que estou a provocar perturbações na rede?
A instalação foi inspecionada e aprovada na altura pela certiel? acho que é esse o nome[/quote]

A certificação da instalação é só da instalação, não tem nada com os equipamentos ligados, porque não é necessário estarem no local para efeitos da inspecção e certificação da mesma.

Para saberes se estás a produzir efeitos na corrente eléctrica, só chamando um técnico de electricidade que analisando a tua instalação e os equipamentos existentes se pode pronunciar. Em principio os equipamentos para serem postos à venda, têm que obedecer às normas em vigor.

Sobre se queixarem agora, será que havia essa máquina? também pode ser da rede exterior "EDP" que tenha problemas.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Isso deve ser das quedas de tensão na rede, se esta for muito extensa, má qualidade da rede, se estiver a mais de 500 metros..

30 A em monofásico em 500 metros individualmente numa rede só esse consumidor tem uma queda na ordem dos 10% fora o consumo dos outros vizinhos.
lrds
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por lrds »

Mário

Tenho a máquina há cerca de 20 anos e já fiz muito uso dela cá em casa, à noite e fins de semana, que é quando me entretenho, e é como digo, só há cerca de 2 ou 3 anos para cá é que me falaram no assunto. Curiosamente depois de a EDP ter reforçado as linhas aqui para esta zona. Antes a corrente era um pouco mais fraca mas não se passava nada.

O que me causa espanto ( também não percebo do assunto) é que na minha casa nada disso acontece!
Inté
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

lrds Escreveu:Mário

Tenho a máquina há cerca de 20 anos e já fiz muito uso dela cá em casa, à noite e fins de semana, que é quando me entretenho, e é como digo, só há cerca de 2 ou 3 anos para cá é que me falaram no assunto. Curiosamente depois de a EDP ter reforçado as linhas aqui para esta zona. Antes a corrente era um pouco mais fraca mas não se passava nada.

O que me causa espanto ( também não percebo do assunto) é que na minha casa nada disso acontece!

Se calhar há mais consumidores.

Isso também é estranho!! Que lâmpadas tens! PLC ou de Filamento?
lrds
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por lrds »

É uma rua de velhotes não há ninguém a consumir demais.

As minhas lâmpadas são das fluorescentes tradicionais de 1,25 m e das compactas.

O que é comum acontecer, só no verão, é elas demorarem um pouco a ligar, e tem dias que algumas não ligam mesmo, devido a estarem muitos motores de rega a funcionar. Isto é um meio agrícola e os motores, salvo raras excepções são todos electricos.
Inté
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

lrds Escreveu:É uma rua de velhotes não há ninguém a consumir demais.

As minhas lâmpadas são das fluorescentes tradicionais de 1,25 m e das compactas.

O que é comum acontecer, só no verão, é elas demorarem um pouco a ligar, e tem dias que algumas não ligam mesmo, devido a estarem muitos motores de rega a funcionar. Isto é um meio agrícola e os motores, salvo raras excepções são todos electricos.

Logo se conclui que é qualidade da rede!!
lrds
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por lrds »

Essa foi sempre a minha ideia. O que faço? Nada. Porque se fizer algo, tipo queixar-me à edp, eles, se se dignarem a vir cá medir, vêm numa altura em que não há gastos e dizem que está tudo bem. É o que fazem sempre, nunca assumem que a rede está fraca. Que é o que já tenho lido por aí em relação a pessoas que se queixaram por falta de potência.
Inté
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

lrds Escreveu:Essa foi sempre a minha ideia. O que faço? Nada. Porque se fizer algo, tipo queixar-me à edp, eles, se se dignarem a vir cá medir, vêm numa altura em que não há gastos e dizem que está tudo bem. É o que fazem sempre, nunca assumem que a rede está fraca. Que é o que já tenho lido por aí em relação a pessoas que se queixaram por falta de potência.

È assim a EDP é que sabe.

Na prática as "colisões" quando a rede dá o "back", são dificíes de detetar, teríamos de ter um anaizador de segundo a segundo.

Já no que se refere à máquina de soldar por pontos 30 A " fora os picos" ela funciona de forma intermitente de 1 a 2 segundos. Torna-se quase impossível detetar esse transitório a não ser com um aparelho mais sofisticado. osciloscópio com registo.

As redes ou mal ou bem vão funcionando. E esta situações são uma exceção. Acho que podes continuar com a máquina, já o vizinho se queixa, mas se as redes tivessem 150 a 200 metros isso já não se verificava

Já se o aparelho não cumpre as normas como diz o "Mario" já não sei bem, é ver a norma!

Tenho dito

by duzia12
Última edição por Duzia12 em 15 mai 2014, 14:08, editado 2 vezes no total.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Boas,

muito provavelmente o outro consumidor está na mesma fase, se diz que andaram a reforçar a rede é natural que possa ter ficado a coincidir na mesma fase.

Se calhar era melhor começar pelo princípio..., procurando certificar-se se será assim ou não.

Ohmico
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Se mudar de fase vai queixar-se outro consumidor.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Duzia12 Escreveu:Se mudar de fase vai queixar-se outro consumidor.
Boas,

de qualquer modo não tem outro caminho a seguir, por agora, partindo do princípio que, como ele diz, a rede foi reforçada e considerando que só há pouco tempo há queixas, uma das hipóteses a considerar será que se encontram os dois consumidores na mesma fase e que esta estará sobrecarregada.

De qualquer modo as respostas a este tipo de "consultas" não passam de "palpites" pois só no local analisando/medindo etc. se poderia fazer um diagnóstico.

Ohmico
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Palpites não, são a experiência de muitos anos, estes casos já os tive de analisar na teoria e na prática.

by duzia12

ISEP
lrds
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por lrds »

E como poderia mudar de fase?
Inté
Responder