Problema com vizinho
Problema com vizinho
Existe um problema que é o seguinte:
De vez em quando, em casa, uso um aparelho de soldar, monofásico 160A. E não tenho nenhum problema na minha casa.
O problema é que um vizinho queixa-se de que, quando estou a soldar as lâmpadas na casa dele tremelicam ao «som» do aparelho de soldar. E inclusive disse-me que algumas se têm fundido!!!
Já em tempos contei a um amigo antigo funcionário da EDP, o qual me respondeu que não era possível tal coisa.
E agora? será possível isso acontecer mesmo? Ou querem-se «meter comigo»
De vez em quando, em casa, uso um aparelho de soldar, monofásico 160A. E não tenho nenhum problema na minha casa.
O problema é que um vizinho queixa-se de que, quando estou a soldar as lâmpadas na casa dele tremelicam ao «som» do aparelho de soldar. E inclusive disse-me que algumas se têm fundido!!!
Já em tempos contei a um amigo antigo funcionário da EDP, o qual me respondeu que não era possível tal coisa.
E agora? será possível isso acontecer mesmo? Ou querem-se «meter comigo»
Inté
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Re: Problema com vizinho
Boas
E é responsável pelos prejuízos causados.
Cump.
Mário
E é responsável pelos prejuízos causados.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Velha Guarda
- Registado: 07 abr 2008, 13:20
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 6 times
Vivo numa aldeia não há pt. Embora exista uma cabine a 200 metros a corrente não vem de lá, vem de outra zona.
O que eu pedia era para me esclarecerem, porque é culpa minha.
Inté
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Been thanked: 17 times
lrds Escreveu:Vivo numa aldeia não há pt. Embora exista uma cabine a 200 metros a corrente não vem de lá, vem de outra zona.
E qual a potência contratada? Para teres 160 A no secundário?
Qual a potência do aparelho de soldar, é 48 Volts/160 A o que dá no primário 30 A ou será que tens 50 A ou seja 34,6 KVA.
Só assim esclarecido poderei dar uma opinião, se é habitação ou usos profissionais ou é industrial?
Última edição por Duzia12 em 14 mai 2014, 22:45, editado 1 vez no total.
- Mário
- Team Apoio
Não.quero aprender Escreveu:mario , mas a responsabilidade não deveria ser da EDP ?
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
- Mário
- Team Apoio
Boas
Nenhum consumidor pode provocar perturbações fora das normas existentes.
Cump.
Mário
Se a máquina for do tipo "ce" "china export" e outras que andam para aí, o mais certo é provocar perturbações na rede, e se provocar anomalias que fiquem fora da norma 50160, é responsável. A EDP até pode accionar o seguro, mas vai depois receber de quem provocou a anomalia.lrds Escreveu:Vivo numa aldeia não há pt. Embora exista uma cabine a 200 metros a corrente não vem de lá, vem de outra zona.
Cump.
Mário
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Been thanked: 17 times
Mário Escreveu:BoasSe a máquina for do tipo "ce" "china export" e outras que andam para aí, o mais certo é provocar perturbações na rede, e se provocar anomalias que fiquem fora da norma 50160, é responsável. A EDP até pode accionar o seguro, mas vai depois receber de quem provocou a anomalia.lrds Escreveu:Vivo numa aldeia não há pt. Embora exista uma cabine a 200 metros a corrente não vem de lá, vem de outra zona.
Cump.
Mário
E se a rede for muito extensa a muita distância do PT .Se não houver qualidade da rede?
O "pico" ao soldar cria um efeito transitório, a tensão da rede é a Urms=230 V mas há um transitório. O DCP devia disparar, mas....tudo tem uma explicação é colocar um analisador de rede ou mais sofisticadamente colocar um osciloscópio para "ver" o transitório!!
by duzia12
É uma habitação, tenho 30 A, monofásico.
E o aparelho tenho-o há cerca de 20 anos, não é chinó, penso eu é da marca baco e tem CE lá bem visivel
Dantes nunca se queixaram, porquê de algum tempo para cá? É porque algo se passa.
E o aparelho tenho-o há cerca de 20 anos, não é chinó, penso eu é da marca baco e tem CE lá bem visivel
Dantes nunca se queixaram, porquê de algum tempo para cá? É porque algo se passa.
Última edição por lrds em 15 mai 2014, 00:11, editado 1 vez no total.
Inté
E como a EDP ou alguém provaria que tinha sido eu o causador da avaria na casa do vizinho?Mário Escreveu:Boas
Cump.
Mário
E já agora, porquê de na minha casa não haver problemas? O meu dijuntor nunca disparou, mesmo por vezes ao sábado a maria tem a maquina de lavar a trabalhar e eu soldo umas coisas sem problemas.
Última edição por lrds em 15 mai 2014, 00:17, editado 1 vez no total.
Inté
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boas
Será que a proteção contra sobreinstensidades desse circuito aonde liga a maquina se encontra assegurada, de acordo com o tipo de máquina que está a utilizar.
Será que a proteção contra sobreinstensidades desse circuito aonde liga a maquina se encontra assegurada, de acordo com o tipo de máquina que está a utilizar.
Cpts.
Energy
Energy