Aumento de potência - EDP não quer fazer
Aumento de potência - EDP não quer fazer
Boa tarde.
Exponho aqui uma situação que a mim me parece caricata na esperança que alguém me possa ilucidar.
Tenho uma moradia contruida nos anos 50, com 4 apartamentos independentes, 3 dos quais sempre estiveram alugados (mas agora estão vazios) e 1 que pertence á minha avó. Decidimos aumentar a potência no apartamento da minha avó de 3,45 para 6,9 porque vamos colocar ar condicionado na casa.
Aqui é que começa o problema, a EDP diz que não podemos aumentar para 6,9 porque a potencia máxima certeficada é de 3,45. Situação que estranhei pois tinha conhecimento que alguns dos anteriores inquilinos nos outros apartamentos tinham 6,9, situação que confirmei na ligando para a EDP onde me disseram que dos 4 apartamentos só o da minha avó é que não aceita 6,9.
A EDP quer que peça reforço do ramal com custos que ainda não sabem dizer, situação que não aceitei, visto que penso tratar-se de um erro no sistema deles. Pedi via telefone para deslocarem um técnico para confirmar realmente se se trata de um erro deles mas disseram não ser possível.
Entretanto fui a uma loja EDP e concordaram em enviar hoje um técnico sem custos para verificar o ramal. O técnico esteve no quadro e na portinhola e disse que os cabos eram de 4mm^2 até á portinhola que fica mesmo em cima do quadro, pelo que não via nenhum problema em aumentar para 6,9 e que ia enviar a informação para a EDP e eles é que decidiam.
Entretanto já contactei a EDP que continua a afirmar que não aumenta para 6.9.
Alguém sabe se esta situação é comum, quais as soluções?
Cumpts.
Exponho aqui uma situação que a mim me parece caricata na esperança que alguém me possa ilucidar.
Tenho uma moradia contruida nos anos 50, com 4 apartamentos independentes, 3 dos quais sempre estiveram alugados (mas agora estão vazios) e 1 que pertence á minha avó. Decidimos aumentar a potência no apartamento da minha avó de 3,45 para 6,9 porque vamos colocar ar condicionado na casa.
Aqui é que começa o problema, a EDP diz que não podemos aumentar para 6,9 porque a potencia máxima certeficada é de 3,45. Situação que estranhei pois tinha conhecimento que alguns dos anteriores inquilinos nos outros apartamentos tinham 6,9, situação que confirmei na ligando para a EDP onde me disseram que dos 4 apartamentos só o da minha avó é que não aceita 6,9.
A EDP quer que peça reforço do ramal com custos que ainda não sabem dizer, situação que não aceitei, visto que penso tratar-se de um erro no sistema deles. Pedi via telefone para deslocarem um técnico para confirmar realmente se se trata de um erro deles mas disseram não ser possível.
Entretanto fui a uma loja EDP e concordaram em enviar hoje um técnico sem custos para verificar o ramal. O técnico esteve no quadro e na portinhola e disse que os cabos eram de 4mm^2 até á portinhola que fica mesmo em cima do quadro, pelo que não via nenhum problema em aumentar para 6,9 e que ia enviar a informação para a EDP e eles é que decidiam.
Entretanto já contactei a EDP que continua a afirmar que não aumenta para 6.9.
Alguém sabe se esta situação é comum, quais as soluções?
Cumpts.
Re: Aumento de potência - EDP não quer fazer
Pois também já tinha pensado nisso, mas a EDP diz que o máximo é 3.45.Duzia12 Escreveu:Para 4 mm^2 não dá 6,9 KVA, contratar 5,75 KVA-25 que deve chegar.
Vou então tentar amanhã novamente numa loja EDP.Duzia12 Escreveu:É fazer o pedido por escrito, para 5,75 KVA
O que eu gostava de saber é quem é que fez a certificação de que eles tanto falam, a moradia foi construída nos anos 50 e nunca houve obras em nenhum ramal dos outros apartamentos, nem havia certiel nem coisa parecida, como é que eles podem dizer que 3 apartamentos suportam 6,9 e outro só 3,45 ?
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 220 vezes
Boas
O que pode estar acontecer é que a EDP tem disponível para esse NIP 24,15kva. Se algum consumidor necessita de mais potencia tem que alterar o que for necessário (e paga), ou não tem aumento de potencia.
Tenta que façam a troca de local, ou seja, passas um dos que tem 6,9 para 3,45, e o da avó para 6,9.
Cump.
Mário
O que pode estar acontecer é que a EDP tem disponível para esse NIP 24,15kva. Se algum consumidor necessita de mais potencia tem que alterar o que for necessário (e paga), ou não tem aumento de potencia.
Tenta que façam a troca de local, ou seja, passas um dos que tem 6,9 para 3,45, e o da avó para 6,9.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Penso que não seja esse o caso, porque 2 apartamentos estão vagos (contadores desligados) e o da minha avó e o de baixo têm ambos 3,45.Mário Escreveu:Boas
Cump.
Mário
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Enviou: 28 vezes
- Agradecimento recebido: 208 vezes
Boas
Nas derivações aos contadores, a secção minima é de 6mm, independente disso se a PMA daquele local é 3.45Kvas, ao querer passar para 6.9Kvas, tem de pagar o reforço de ramal. e pedir certificação desse local de consumo, o que implica que uma instalação de 30/40/50 anos necessita de ser quase na totalidade alterada, para ficar de acordo com as RTIEBT.
Nas derivações aos contadores, a secção minima é de 6mm, independente disso se a PMA daquele local é 3.45Kvas, ao querer passar para 6.9Kvas, tem de pagar o reforço de ramal. e pedir certificação desse local de consumo, o que implica que uma instalação de 30/40/50 anos necessita de ser quase na totalidade alterada, para ficar de acordo com as RTIEBT.
Duzia12 Escreveu:Para 4 mm^2 não dá 6,9 KVA, contratar 5,75 KVA-25 que deve chegar.
Cpts.
Energy
Energy
Mas porque é que os outros 3 apartamentos onde chegam também cabos de 4 mm têm PMA de 6,9?ENERGY Escreveu:Boas
Para 5,75Kvas o cabo também deve ser de 6 mm ?
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Agradecimento recebido: 17 vezes
mnptbrag Escreveu:Mas porque é que os outros 3 apartamentos onde chegam também cabos de 4 mm têm PMA de 6,9?ENERGY Escreveu:Boas
Para 5,75Kvas o cabo também deve ser de 6 mm ?
A instalação é antiga. O mínimo era 4mm^2 e 6,9 KVA.
De acordo com a norma de 1972 NP-918 já "revogada ??" o valor de Iz para 4 mm^2 tipo V agora H07 V-U era de 29 Ampéres.
De acordo com as RTIEBT teria de ser no mínimo 6mm^2
A lei é dura mas é lei na teoria não satisfaz para 6,9 KVA na prática 1,45 Iz é tolerante.
É uma questão de bom senso para 5,75 KVA-25 A e para 6,9 KVA é 29 <30 A não está de acordo com a lei. Menos 1 A
Será que isso tem de ser mesmo assim? Se o fiscal disse que dava!!
O problema deve ser mais profundo, pois muitos fazem os cálculos a 6,9 x 4=27,6 KVA .. Is=39 A
In= 40 A S mínimo da coluna 10 mm^2
Em monofásico é 30 +30+30 em 3 fases e mais 30 na outra In= 60 A e se calhar a EDP quer referir-se a isso, logo a coluna se a EDP não aceitar terá de passar para 16 mm^2 --In= 63A e entradas a 6 mm^2. Tem de se ver a seção do ramal se tem de mudar, e pagar comparticipação. Para o ramal são 27.6+3,45=31,05 KVA =44 em trifásico (em mono-60A). Há uma lei que obriga os prédios antigos a ser remodelados, mesmo que não haja aumentos de potência, pelo que a EDP poderá ter razão.
Se o cabo da entrada de cada apartamento for VV de 0,8/1,2 KV Norma NP 919-1972 "revogada ???" é Iz= 36 A >>>> 30 A e já dá 6,9 KVA.
A minha casa é de 1982 e recentemente fiz um aumento de potência para 5,75 KVA o cabo da entrada era a 4 mm^2 tipo VV e o fiscal não criou problema nenhum
Se é fio V 4mm^2 (H07 V-U) não dá à luz da lei.
Última edição por Duzia12 em 14 mai 2014, 20:00, editado 1 vez no total.
Penso que o cabo é tipo VV porque um só cabo transporta os dois condutores correcto ?Se o cabo da entrada de cada apartamento for VV de 0,8/1,2 KV Norma NP 919-1972 "revogada ???" é Iz= 36 A >>>> 30 A e já dá 6,9 KVA.
A minha casa é de 1982 e recentemente fiz um aumento de potência para 6,9 KVA o cabo da entrada era a 4 mm^2 tipo VV e o fiscal não criou problema nenhum
Sei que o cabo é de origem, ainda tem uma grossura considerável por fora visto que passa pelo exterior da casa e consigo ver. As cores dos condutores no interior ainda são as antigas vermelho e branco/cinzento penso eu.
Independente disso se não desse para 6,9 devia com certeza dar para 5,75. Vou hoje á EDP para ver o que dizem.
-
- Oficial
Será VV ou VVD de 4mm^2??? Baínha reforçada ou baínha simples (ligeira)mnptbrag Escreveu:Penso que o cabo é tipo VV porque um só cabo transporta os dois condutores correcto ?Se o cabo da entrada de cada apartamento for VV de 0,8/1,2 KV Norma NP 919-1972 "revogada ???" é Iz= 36 A >>>> 30 A e já dá 6,9 KVA.
A minha casa é de 1982 e recentemente fiz um aumento de potência para 6,9 KVA o cabo da entrada era a 4 mm^2 tipo VV e o fiscal não criou problema nenhum
Sei que o cabo é de origem, ainda tem uma grossura considerável por fora visto que passa pelo exterior da casa e consigo ver. As cores dos condutores no interior ainda são as antigas vermelho e branco/cinzento penso eu.
Independente disso se não desse para 6,9 devia com certeza dar para 5,75. Vou hoje á EDP para ver o que dizem.
https://sites.google.com/site/efaesdah/ ... -reforcada
by duzia12
Confesso que não tenho conhecimentos para verificar isso.
Será VV ou VVD de 4mm^2??? Baínha reforçada ou baínha simples
by duzia12

Quais são as diferenças, dá para ver a ollho nu, está escrito no cabo ? Se estiver escrito já não consigo ver porque foi pintado por cima.
-
- Oficial
É assim, o cabo VV é um cabo "grosso" de seção redonda de baínha dura e reforçada. Já o cabo VVD é um cabo espalmado, plano de seção retangular. Está inscrito no cabo.mnptbrag Escreveu:Confesso que não tenho conhecimentos para verificar isso.
Será VV ou VVD de 4mm^2??? Baínha reforçada ou baínha simples
by duzia12![]()
Quais são as diferenças, dá para ver a ollho nu, está escrito no cabo ? Se estiver escrito já não consigo ver porque foi pintado por cima.
Eu penso não ser VVD mas VV , mas chame ao local um técnico para confirmar.
by duzia12
Correcto, então é VV porque o cabo é redondo.
È assim, o cabo VV é um cabo "grosso" de seção redonda de baínha dura e reforçada. Já o cabo VVD é um cabo espalmado, plano de seção retangular. Está inscrito no cabo.
Eu penso não ser VVD mas VV , mas chame ao local um técnico para confirmar.