Tensão no neutro
-
- Curioso
- Registado: 04 fev 2010, 02:31
- Has thanked: 1 time
Tensão no neutro
Bom dia,
Numa determinada intervenção na rede MT, colocou-se um gerador a alimentar um PT, e todas as ligações foram executadas com rigor e não houve nenhuma falha. Nesse dia chovia muito, e não se sabe muito bem porque apareceu uma corrente no neutro. Ou por indução, ou por alguma pssagem dos cabos de ligação do gerador ao PT. A equipa teve que desligar a terra do gerador se não ele disparava. Tal situação, causou alguns danos numa instalação elétrica que estava a ser alimentada pelo referido PT ( Istalação clínica, com alguns equipamentos sensíveis).
Mais nenhum cliente, ligado a esse PT se queixou.
Pedia a vossa opinião, e hipoteses da causa de ter aparecido tensão no neutro.
Numa determinada intervenção na rede MT, colocou-se um gerador a alimentar um PT, e todas as ligações foram executadas com rigor e não houve nenhuma falha. Nesse dia chovia muito, e não se sabe muito bem porque apareceu uma corrente no neutro. Ou por indução, ou por alguma pssagem dos cabos de ligação do gerador ao PT. A equipa teve que desligar a terra do gerador se não ele disparava. Tal situação, causou alguns danos numa instalação elétrica que estava a ser alimentada pelo referido PT ( Istalação clínica, com alguns equipamentos sensíveis).
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Re: Tensão no neutro
Boas
1º O gerador é de alta, ou é de baixa e ficou ligado ao QGB?
2º Se ficou ligado ao QGB, e apareceu "uma corrente no neutro" as cargas como estavam?
3º Se foi tudo feito com rigor, porque se põe a hipótese de ser passagem dos cabos?
4º Qual a tensão e corrente no neutro?
Cump.
Mário
É situação real ou é para estudo?Nuno Sampaio Escreveu:Bom dia,
2º Se ficou ligado ao QGB, e apareceu "uma corrente no neutro" as cargas como estavam?
3º Se foi tudo feito com rigor, porque se põe a hipótese de ser passagem dos cabos?
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Curioso
É situação real ou é para estudo?
A situação aconteceu na realidade.
O gerador é de baixa de 160kVA, e ficou ligado ao QGBT.
Corrente no neutro é gralha minha. O que apareceu no neutro foi uma tensão.
Isso é hipotese minha, se é possível isso acontecer dado que chovia torrencialmente, os cabos de ligação Gerador - PT estavam pousados no solo, e pela terra injectarem uma tensão residual no neutro.
Como referi, " corrente no neutro" é gralha, o valor da tensão não consigo precisar.
Segundo dados apurados, o Gerador apresentava uma tensão na carcaça e teve que se desligar a terra de protecção do mesmo, se não ele disparava.
A situação aconteceu na realidade.
Isso é hipotese minha, se é possível isso acontecer dado que chovia torrencialmente, os cabos de ligação Gerador - PT estavam pousados no solo, e pela terra injectarem uma tensão residual no neutro.
Como referi, " corrente no neutro" é gralha, o valor da tensão não consigo precisar.
Segundo dados apurados, o Gerador apresentava uma tensão na carcaça e teve que se desligar a terra de protecção do mesmo, se não ele disparava.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
Boas,
"Segundo dados apurados, o Gerador apresentava uma tensão na carcaça e teve que se desligar a terra de protecção do mesmo, se não ele disparava."
Porque é que afirma que havia tensão no neutro? Então quando desligou a terra deixou de haver tensão?
Que terra era essa que estava ligada na carcaça do gerador?
Continuam a ser levantadas questões em que não é fornecido um diagnóstico correcto e circunstanciado do problema, assim não é possível responder com seriedade.
ohmico
"Segundo dados apurados, o Gerador apresentava uma tensão na carcaça e teve que se desligar a terra de protecção do mesmo, se não ele disparava."
Porque é que afirma que havia tensão no neutro? Então quando desligou a terra deixou de haver tensão?
Que terra era essa que estava ligada na carcaça do gerador?
Continuam a ser levantadas questões em que não é fornecido um diagnóstico correcto e circunstanciado do problema, assim não é possível responder com seriedade.
ohmico
- Mário
- Team Apoio
Boas
[quote
Medida em relação a quê?
Antes de ligarem não mediram com o mega? se não mediram arriscaram, e depois os problemas. Tudo pode acontecer, mas se entre fases não deu nada, podia ser só uma.
Deve-se medir sempre tensões simples composta e os amperes nos 5.
Tensão em relação a quê?
defeito da bobinagem?
Já testaram o gerador depois do ocorrido?
Até parece o seguinte;
É necessário efectuar um serviço num PT e sem haver interrupção de fornecimento da energia, vai para lá um gerador, liga-se, dá problemas no arranque, anula-se a protecção e fica a funcionar.
Há um problema num consumidor. O que aconteceu? queimou alguns equipamentos.
Responsável pelo sucedido, quem estava a efectuar o serviço. Dado que o gerador deu indicação de problema no arranque, parece que houve falta de conhecimento para pôr em serviço um gerador.
[/quote]
A Azul
Cump.
Mário
[quote
Medida em relação a quê?
Antes de ligarem não mediram com o mega? se não mediram arriscaram, e depois os problemas. Tudo pode acontecer, mas se entre fases não deu nada, podia ser só uma.
Deve-se medir sempre tensões simples composta e os amperes nos 5.
Tensão em relação a quê?
defeito da bobinagem?
Já testaram o gerador depois do ocorrido?
Até parece o seguinte;
É necessário efectuar um serviço num PT e sem haver interrupção de fornecimento da energia, vai para lá um gerador, liga-se, dá problemas no arranque, anula-se a protecção e fica a funcionar.
Há um problema num consumidor. O que aconteceu? queimou alguns equipamentos.
Responsável pelo sucedido, quem estava a efectuar o serviço. Dado que o gerador deu indicação de problema no arranque, parece que houve falta de conhecimento para pôr em serviço um gerador.
[/quote]
A Azul
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Curioso
Bom dia,
Acontece que quando isto aconteceu eu não estava na empresa, contudo ando a investigar a situação, e o que coloquei aqui até agora não foi mais que testemunhos dos executantes do trabalho...
Eu continuo com algumas duvidas:
- Que sistemas de protecção tem o gerador?
- O terra que se liga quando se executa uma ligação do gerador, é de reforço do ponto de neutro do gerador ou tem alguma função para protecção de contactos indirectos. Se não, o gerador tem alguma protecção contra contactos indirectos?
- Qual a causa provável do gerador estar com passagem a carcaça, sendo que chovia torrencialmente? Defeito no gerador, é pouco provável dado que depois dessa intervenção já esteve ao serviço inúmeras vezes sem qualquer problema.
Factos:
- O cliente tinhas as fases desequilibradas na instalação;
- O defeito não surgiu no arranque do gerador, mas sim já a meio do andamento dos trabalhos;
- A concordância de fases foi respeitada e apertos confirmados;
Acontece que quando isto aconteceu eu não estava na empresa, contudo ando a investigar a situação, e o que coloquei aqui até agora não foi mais que testemunhos dos executantes do trabalho...
- O terra que se liga quando se executa uma ligação do gerador, é de reforço do ponto de neutro do gerador ou tem alguma função para protecção de contactos indirectos. Se não, o gerador tem alguma protecção contra contactos indirectos?
- Qual a causa provável do gerador estar com passagem a carcaça, sendo que chovia torrencialmente? Defeito no gerador, é pouco provável dado que depois dessa intervenção já esteve ao serviço inúmeras vezes sem qualquer problema.
Factos:
- O defeito não surgiu no arranque do gerador, mas sim já a meio do andamento dos trabalhos;
- Mário
- Team Apoio
Boas
Eu daqui vejo o seguinte:
Não ligaram o neutro, ou, não houve neutro, mas sim as três fases simplesmente. Com as correntes em desequilíbrio os "230" subiram para cerca de 300 voltes, e queima tudo o que estiver ligado.
É o que costuma acontecer "normalmente", quando falta o neutro.
Cump.
Mário
A AzulNuno Sampaio Escreveu:Bom dia,
Depende dos modelos, mas só para protecção de sobre carga.
- O terra que se liga quando se executa uma ligação do gerador, é de reforço do ponto de neutro do gerador ou tem alguma função para protecção de contactos indirectos.
O ponto de estrela do gerador é o neutro que pode ser ligado à terra "TN"
Se não, o gerador tem alguma protecção contra contactos indirectos?
Normalmente não
- Qual a causa provável do gerador estar com passagem a carcaça, sendo que chovia torrencialmente?
Humidade na bobinagem, mas normalmente a bobinagem dá estoiro, ou passagem do ou dos cabos de saida.
Defeito no gerador, é pouco provável dado que depois dessa intervenção já esteve ao serviço inúmeras vezes sem qualquer problema.
Factos:
Eu daqui vejo o seguinte:
Não ligaram o neutro, ou, não houve neutro, mas sim as três fases simplesmente. Com as correntes em desequilíbrio os "230" subiram para cerca de 300 voltes, e queima tudo o que estiver ligado.
É o que costuma acontecer "normalmente", quando falta o neutro.
Cump.
Mário
-
- Curioso
As tensões estavam:
Fase-fase - 400
Fase-Neutro - 230
Neutro- terra +/- 200, ou seja regista -se uma tensão no neutro.
É possível o anel de terras do PT, por algum motivo, induzir uma tensão no neutro do gerador, através do Piquet de terra?
Fase-fase - 400
Fase-Neutro - 230
É possível o anel de terras do PT, por algum motivo, induzir uma tensão no neutro do gerador, através do Piquet de terra?
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Been thanked: 17 times
Nuno Sampaio Escreveu:As tensões estavam:
Fase-fase - 400
Fase-Neutro - 230
Pela anomalia parece ser fase à Terra.
Há uma corrente à terra que faz aumentar o potencial do neutro até um certo valor, dependendo da malha de defeito.
Se desligar o terra já não se fecha o " anel" do circuito, e já não se verifica " correntes fantasmas".
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
Boas,
Volto a questionar o que já questionei anteriormente
[quote="Nuno Sampaio"]As tensões estavam:
Fase-fase - 400
Fase-Neutro - 230 (nas três?)
Neutro- terra +/- 200, ou seja regista -se uma tensão no neutro. (qual terra?) se ligar o neutro à terra não pode ter tensão entre o neutro e essa terra!
É possível o anel de terras do PT, por algum motivo, induzir uma tensão no neutro do gerador, através do Piquet de terra?[/quote
Não adiante levantar muitas questões sem primeiro caracterizar exactamente a instalação que foi implantada.
Ohmico
Volto a questionar o que já questionei anteriormente
[quote="Nuno Sampaio"]As tensões estavam:
Fase-fase - 400
Fase-Neutro - 230 (nas três?)
Neutro- terra +/- 200, ou seja regista -se uma tensão no neutro. (qual terra?) se ligar o neutro à terra não pode ter tensão entre o neutro e essa terra!
É possível o anel de terras do PT, por algum motivo, induzir uma tensão no neutro do gerador, através do Piquet de terra?[/quote
Não adiante levantar muitas questões sem primeiro caracterizar exactamente a instalação que foi implantada.
Ohmico
- Mário
- Team Apoio
Boas
Creio que já estão apresentadas as melhores hipóteses do ocorrido.
Agora para ter a "certeza" do que pode ter acontecido, é repetir a situação que existiu.
Também podem ter ligado uma fase do gerador à terra. Mas como " todas as ligações foram executadas com rigor e não houve nenhuma falha", culpam o gerador.
Cump.
Mário
Creio que já estão apresentadas as melhores hipóteses do ocorrido.
Agora para ter a "certeza" do que pode ter acontecido, é repetir a situação que existiu.
Também podem ter ligado uma fase do gerador à terra. Mas como " todas as ligações foram executadas com rigor e não houve nenhuma falha", culpam o gerador.
Cump.
Mário
-
- Curioso
Um erro de concordância de fases está fora de questão, até porque isso foi confirmado pelo cliente.
As tensões que referi são as tensões que o reclamante diz ter registado no quadro da instalação.
Ou seja a terra é a terra da instalação, esquema TT. A instalação tinha UPS, que funcionaram durante os primeiros 15 minutos, podem ter algo a ver com a situação.
Agradeço a todos que têm investido um pouco de tempo para comentarem esta situação. Tem sido bastante útil para mim!
As tensões que referi são as tensões que o reclamante diz ter registado no quadro da instalação.
Ou seja a terra é a terra da instalação, esquema TT. A instalação tinha UPS, que funcionaram durante os primeiros 15 minutos, podem ter algo a ver com a situação.
Agradeço a todos que têm investido um pouco de tempo para comentarem esta situação. Tem sido bastante útil para mim!

- Mário
- Team Apoio
Boas
O PT é só da clínica, ou há mais consumidores?
Mas tudo indica ter havido falta de neutro, estavas com TT em vez de TN nas ligações de saida do gerador.
Azul
Cump.
Mário
É melhor explicares tudo de uma vez.Nuno Sampaio Escreveu:Um erro de concordância de fases está fora de questão, até porque isso foi confirmado pelo cliente.
O cliente tem registo?
Ou seja a terra é a terra da instalação, esquema TT.
Depois do contador.
A instalação tinha UPS, que funcionaram durante os primeiros 15 minutos, podem ter algo a ver com a situação.
Não creio
O PT é só da clínica, ou há mais consumidores?
Mas tudo indica ter havido falta de neutro, estavas com TT em vez de TN nas ligações de saida do gerador.
Azul
Cump.
Mário