Condições da instalação para inspecção.

Responder
Lone Ranger
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 05 mai 2010, 13:54

Condições da instalação para inspecção.

Mensagem por Lone Ranger »

Boa tarde,

Sabem-me informar se para a inspecção da Certiel tenho que ter os candeeiros de tecto instalados nos quartos, cozinha e sala? Nos WC já tenho a situação controlada.

Obrigado em avanço pela ajuda.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Condições da instalação para inspecção.

Mensagem por ENERGY »

Boas
Não necessita de ter os candeeiros instalados e ligados.

Lone Ranger Escreveu:Boa tarde,

Sabem-me informar se para a inspecção da Certiel tenho que ter os candeeiros de tecto instalados nos quartos, cozinha e sala? Nos WC já tenho a situação controlada.

Obrigado em avanço pela ajuda.
Cpts.
Energy
tozedossantos1
Curioso
Curioso
Registado: 03 mar 2014, 15:49

Mensagem por tozedossantos1 »

Olá, aproveito este topico para igualmente pedir o vosso apoio, neste momento estou a aguardar o ramal de obras, a EDP ja me disse que em principio o vai deixar definitivo, este trabalho vai ser realizado pela CME. No entanto tenho um quadro de obras na rua com um pequeno Q.E com ID de 30ma e dois disj para duas tomadas estanques. Na altura o tecnico da EDP disse-me que ia tirar so uma foto e que depois ja podia meter os fios que vem da caixa do contador no QE definitivo, ele disse que a foto foi so para enviar à Certiel aquando do pedido de viabilidade. Agora nao sei se hei-de manter assim ou nao.

pois se a CME vier agora , vai implementar um poste , passar o cabo (ramal) LXS do poste antigo ao poste novo e daí à portinhola que por sua vez ja está ligada à caixa do contador e ao tal QE de obras.
Bom seria eu desligar os fios de alimentaçao que vem da cx do contador ao QE de obras e passa-los ja para o QE definitivo e assim a CME ja me montava o disjuntor no QE definitivo, so tenho medo que mais tarde na vistoria o fiscal me venha perguntar como é que o QE definitivo estava tambem a fazer de quadro de obras, ou será que eles ao relevam essa situaçao ?

Abraçao e obrigado
Antonio dos Santos
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Mensagem por ENERGY »

Boas
A Certiel não se chateia, desde que tenha as devidas secções de cabos enfiados, eu já pedi certificações com o contador de obras e DCP instalados no local defenitivo, e nunca houve problemas.
Até que por vezes nos arranjos exteriores, é preciso tirar tudo do terreno, e não se pode ficar sem energia, daí eu pedir descelagem/selagem e instalar tudo logo no local defenitivo.
Depois da inspeção, a EDP faz o que entender, ou deixa-os ficar no local já instalados, ou substitui por novos.

tozedossantos1 Escreveu:Olá, aproveito este topico para igualmente pedir o vosso apoio, neste momento estou a aguardar o ramal de obras, a EDP ja me disse que em principio o vai deixar definitivo, este trabalho vai ser realizado pela CME. No entanto tenho um quadro de obras na rua com um pequeno Q.E com ID de 30ma e dois disj para duas tomadas estanques. Na altura o tecnico da EDP disse-me que ia tirar so uma foto e que depois ja podia meter os fios que vem da caixa do contador no QE definitivo, ele disse que a foto foi so para enviar à Certiel aquando do pedido de viabilidade. Agora nao sei se hei-de manter assim ou nao.

pois se a CME vier agora , vai implementar um poste , passar o cabo (ramal) LXS do poste antigo ao poste novo e daí à portinhola que por sua vez ja está ligada à caixa do contador e ao tal QE de obras.
Bom seria eu desligar os fios de alimentaçao que vem da cx do contador ao QE de obras e passa-los ja para o QE definitivo e assim a CME ja me montava o disjuntor no QE definitivo, so tenho medo que mais tarde na vistoria o fiscal me venha perguntar como é que o QE definitivo estava tambem a fazer de quadro de obras, ou será que eles ao relevam essa situaçao ?

Abraçao e obrigado
Cpts.
Energy
tozedossantos1
Curioso
Curioso
Registado: 03 mar 2014, 15:49

Mensagem por tozedossantos1 »

Olá Energy, agradeço a dica do pedido de descelagem, mas se realmente a Certiel nao levanta problemas, sou capaz de optar por essa opçao.
A minha unica duvida era mesmo essa, pois se eu desligar agora o Q.Obras e passar ja a alimentaçao para o Q.E.definitivo , aproveito para testar toda
a instalaçao sobe tensao sem ter que estar com fios a alimentar da tomada do Q.Obras ao Q.E.definitivo.
A vsitoria Certiel so será para finais do verao ja que alem da casa das bombas ainda falta muita coisa no exterior e a obra vai parar por um periodo, so que a CME ja montou o poste e espero que na proxima semana venha passar o cabo do ramal.
Como foi pedido para obra mas ja vai ficar tudo definitivo, eu ficava ja com tensao definitiva na casa com toda a instalaçao interior executada.

Nao sei se depois da CME passar o ramal , ainda la vai novamente a EDP para ligar ao poste e à portinhola ou se é logo a CME que o faz, visto que foi pedido
ramal de obras, so que a EDP quando la foi de inicio me disse logo que fariam os possiveis para fcar tudo como se fosse definitivo, possivelmente com exceçao do contador e se calahar do disjuntor, mas será so uma questao de mudar eseste equipamentos, a instalaçao estará ja como se fosse definitiva.

A outra opçao é como ja me esclareceu, depois de tudo ligado ao Q.Obras , peço a descelagem por exemplo para finalizar as obras no local onde agora se encontra o Q.obras e depois ja o monto no Q.E.definitivo e passo igualmente a alimentaçao para o Q.E definitivo. A EDP quando la for novamente para repôr com certeza nao me vai questionar porque é que eu nao deixei o disjuntor on de estava e o instalei ja no Q.E definitivo .!?

Abraço e bem haja
Antonio dos Santos
Responder

Voltar para “Dúvidas”