Baterias de Condensadores - Revisão
- Pedro Oliveira
- Velha Guarda
- Registado: 22 nov 2008, 17:12
Baterias de Condensadores - Revisão
Bom dia,
Gostaria de saber como verificar se as baterias de condensadores estão em conformidade. Medindo as correntes, quais são os desequilíbrios máximos que podem existir entre fases e qual o desvio máximo do valor da corrente actual em relação à corrente nominal?
Para além disso, se tiver dúvidas sobre o bom funcionamento de um condensador (Que já estoirou fusível) como é que o poderei testar?
Muito Obrigado,
Pedro Oliveira
Gostaria de saber como verificar se as baterias de condensadores estão em conformidade. Medindo as correntes, quais são os desequilíbrios máximos que podem existir entre fases e qual o desvio máximo do valor da corrente actual em relação à corrente nominal?
Para além disso, se tiver dúvidas sobre o bom funcionamento de um condensador (Que já estoirou fusível) como é que o poderei testar?
Muito Obrigado,
Pedro Oliveira
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 220 vezes
Re: Baterias de Condensadores - Revisão
Boas
As correntes devem de ser o mais estáveis e equilibradas, mas depende da carga no momento.
A maioria dos condensadores "actuais" já vêm com o sistema de abertura (quando aquecem a pressão interna faz abrir os contactos do condensador), isto para não haver estoiro.
Para medir podes com um capacímetro.
Quando dizes que condensador já estoirou o fusivel, tens um só condensador ou tens um grupo de condensadores em paralelo?
As harmónicas como estão?
Cump.
Mário
As correntes devem de ser o mais estáveis e equilibradas, mas depende da carga no momento.
A maioria dos condensadores "actuais" já vêm com o sistema de abertura (quando aquecem a pressão interna faz abrir os contactos do condensador), isto para não haver estoiro.
Quando dizes que condensador já estoirou o fusivel, tens um só condensador ou tens um grupo de condensadores em paralelo?
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 12 jan 2008, 00:53
- Enviou: 17 vezes
- Agradecimento recebido: 14 vezes
- Contacto:
Bom dia,
Relativamente ao estado dos condensadores, caso sejam electrolíticos, pode usar um medidor ESR a ver se mantêm um valor baixo de resistência equivalente.
Relativamente ao estado dos condensadores, caso sejam electrolíticos, pode usar um medidor ESR a ver se mantêm um valor baixo de resistência equivalente.
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
- Pedro Oliveira
- Velha Guarda
Bom dia e obrigado pela resposta.Mário Escreveu:Boas
Cump.
Mário
Se não existir carga e eu as atracar manualmente só para testar as correntes, é também um método minimamente fiável?
Quanto a existir carga, o que quer dizer com a dependência da carga no momento? Assim que ele atraca, deve ficar com a tensão nominal aos terminais e deve estar a fornecer a energia reactiva nominal, não é?
Não verifiquei harmónicas. O condensador que já estoirou o fusível é uma etapa de um armário, com dois condensadores de 12,5kVAr que julgo estarem em paralelo, certo?
Obrigado,
Pedro
Obrigado também ao BLima
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Agradecimento recebido: 17 vezes
Uma maneira de ver em carga, é ligar cada manualmente e ver se o sinalizador do valor do cosseno de fi diminui ao inserir condensadores.
Podes medir com uma pinça amperimétrica por fase a corrente elétrica.
Podes medir com uma pinça amperimétrica por fase a corrente elétrica.
- Pedro Oliveira
- Velha Guarda
Sim, essa forma eu já tenho feito e dá o resultado esperado. Agora tenho é os valores das correntes, e alguns ultrapassam em 25% o desvio da corrente nominal. Apesar de quando eles atracam automaticamente fazerem aumentar o cos fi eu gostava de saber a partir de quanto é que já é um valor de desvio suficiente para se substituir os condensadores.
Obrigado,
Pedro
Obrigado,
Pedro
- Mário
- Team Apoio
Tens variadores de velocidade?Pedro Oliveira Escreveu:Sim, essa forma eu já tenho feito e dá o resultado esperado. Agora tenho é os valores das correntes, e alguns ultrapassam em 25% o desvio da corrente nominal. Apesar de quando eles atracam automaticamente fazerem aumentar o cos fi eu gostava de saber a partir de quanto é que já é um valor de desvio suficiente para se substituir os condensadores.
Obrigado,
Pedro
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
- Pedro Oliveira
- Velha Guarda
Muito poucos. Isto é uma indústria de grande porte e os variadores de velocidade são poucos e em motores de pouca potência.
- Mário
- Team Apoio
Boas
Instala um analisador da qualidade de energia e verifica o que se passa na tua rede. Podes ter algum problema.
Os condensadores têm muitos anos? pode o electrolítico estar a ficar seco.
Cump.
Mário
Instala um analisador da qualidade de energia e verifica o que se passa na tua rede. Podes ter algum problema.
Os condensadores têm muitos anos? pode o electrolítico estar a ficar seco.
Cump.
Mário
- Pedro Oliveira
- Velha Guarda
A rede está equilibrada em termos de tensões. Assim sendo, e vendo a bateria de condensadores como uma "carga" o problema só pode estar na carga, parece-me a mim em primeira análise. Os condensadores têm alguns anos sim. Vão sendo substituidos quando há necessidade estrema. Estou a estagiar aqui e uma das coisas que devo fazer é analisar o estado das baterias. Não há necessidade de complicar o problema, parece-me a mim.
Só preciso de saber quanto é que é o desvio da corrente actual para a nominal a partir do qual se devem substituir os condensadores?
Mas entretanto já consegui obter dados de um fabricante que fala em 25% e outro em 10%. Qual será mais fiável de se seguir? Ou posso aguentar isto até deixar mesmo de compensar o factor de potência a níveis desejados?
Obrigado,
Pedro Oliveira
Só preciso de saber quanto é que é o desvio da corrente actual para a nominal a partir do qual se devem substituir os condensadores?
Mas entretanto já consegui obter dados de um fabricante que fala em 25% e outro em 10%. Qual será mais fiável de se seguir? Ou posso aguentar isto até deixar mesmo de compensar o factor de potência a níveis desejados?
Obrigado,
Pedro Oliveira
- Mário
- Team Apoio
Boas
"Se não medires, não podes melhorar"
O fabricante melhor que ninguém é que pode informar até quanto é que a bateria deles aceita.
Lembra-te da cita que tenho abaixo.
Cump.
Mário
"Se não medires, não podes melhorar"
O fabricante melhor que ninguém é que pode informar até quanto é que a bateria deles aceita.
Lembra-te da cita que tenho abaixo.
Cump.
Mário
- Pedro Oliveira
- Velha Guarda
Boa tarde novamente.
Sem querer parecer arrogante, pois já estou a ver que estou a ser mal compreendido (E não é de todo meu intuito querer descartar as vossas dicas), não percebo então onde quer chegar com a análise à rede. O que é que eu vou procurar "medir"?
Eu não tenho problemas, para além de um fusível queimado. Quero só prevenir-me caso algum condensador já esteja desgastado (Até porque alguns tenho que os atracar manualmente pois nem têm sido preciso utilizar automaticamente. É só por isso que perguntei qual era o desvio aceitável. Mas no caso deste fabricante, já o contactei e é 40%.
Muito Obrigado pelas dicas,
Pedro
Sem querer parecer arrogante, pois já estou a ver que estou a ser mal compreendido (E não é de todo meu intuito querer descartar as vossas dicas), não percebo então onde quer chegar com a análise à rede. O que é que eu vou procurar "medir"?
Eu não tenho problemas, para além de um fusível queimado. Quero só prevenir-me caso algum condensador já esteja desgastado (Até porque alguns tenho que os atracar manualmente pois nem têm sido preciso utilizar automaticamente. É só por isso que perguntei qual era o desvio aceitável. Mas no caso deste fabricante, já o contactei e é 40%.
Muito Obrigado pelas dicas,
Pedro
- Mário
- Team Apoio
Vais ver, o consumo a tensão se tens harmónicas, a quase de certeza que tens, também podes "ver" o "K" do transformador picos etc,. diversos parâmetros entre eles vês como está a correcção do factor de potencia.
Se tiveste um fusivel queimado, a pergunta pode ser porquê, o que aconteceu para estoirar o fusivel, ok. Não se encontrou nada de especial, substitui-se e ficou tudo normal.
Os teus condensadores já têm válvula? se tiverem é um bom indicador de quando um abre, os outros podem estar para breve.
40% de diferença acho muito, mas se o fabricante o diz, é
Cump.
Mário
Se tiveste um fusivel queimado, a pergunta pode ser porquê, o que aconteceu para estoirar o fusivel, ok. Não se encontrou nada de especial, substitui-se e ficou tudo normal.
Os teus condensadores já têm válvula? se tiverem é um bom indicador de quando um abre, os outros podem estar para breve.
40% de diferença acho muito, mas se o fabricante o diz, é
Cump.
Mário
- Pedro Oliveira
- Velha Guarda
Se estivermos só a falar do armário que contém o fusivel queimado numa das etapas de compensação, eu tenho esses valores todos, pois ele está ligado junto ao transformador e eu já obtive esses dados. (mas a fábrica tem muitos mais armários e muitas mais baterias espalhadas)
A distorção harmónica das tensões é inferior a 2% e na corrente inferior a 10% em todas as fases.
O que é o factor K?
A correcção está ok, e não houve picos durante o tempo da medição, mas também não foi durante o tempo da medição que ele fundiu, já estava assim.
Daí neste momento parecer-me ser impossivel de perceber o que terá causado o fusível fundido, pelo que, e tal como já informaram, só medindo o condensador é que se verá se ele está bom. Se estiver, vou voltar a meter fusível e logo vejo (Aí sim posso deixar o analisador ligado para ver o que acontece). Se não estiver bom, substitui-se o condensador.
O que é a válvula do condensador?
Quanto aos 40% também achei muito, mas a verdade é que tenho alguns aqui assim.
Obrigado,
Pedro
A distorção harmónica das tensões é inferior a 2% e na corrente inferior a 10% em todas as fases.
O que é o factor K?
A correcção está ok, e não houve picos durante o tempo da medição, mas também não foi durante o tempo da medição que ele fundiu, já estava assim.
Daí neste momento parecer-me ser impossivel de perceber o que terá causado o fusível fundido, pelo que, e tal como já informaram, só medindo o condensador é que se verá se ele está bom. Se estiver, vou voltar a meter fusível e logo vejo (Aí sim posso deixar o analisador ligado para ver o que acontece). Se não estiver bom, substitui-se o condensador.
O que é a válvula do condensador?
Quanto aos 40% também achei muito, mas a verdade é que tenho alguns aqui assim.
Obrigado,
Pedro
- Mário
- Team Apoio
Agora fiquei pior.
Se tens mais que um armário com condensadores e espalhados pela fábrica, a correcção é fixa certo?. Se a correcção não é fixa podes estar a por condensador em excesso, se é automática podes ter os escalões a entrar e a sair.
O "K" é quando tens harmónicas o que vai influenciar o transformador.
http://www.fluke.com/fluke/ares/solucio ... rmador.htm
Valvula do condensador é um dispositivo interno do condensado, que quando ganha sobrepressão interna sobe a "cabeça" e os contactos de ligação do condensador ficam em aberto e nunca mais se fecham. Isto para não haver estoiro.
Cump.
Mário
Se tens mais que um armário com condensadores e espalhados pela fábrica, a correcção é fixa certo?. Se a correcção não é fixa podes estar a por condensador em excesso, se é automática podes ter os escalões a entrar e a sair.
O "K" é quando tens harmónicas o que vai influenciar o transformador.
http://www.fluke.com/fluke/ares/solucio ... rmador.htm
Valvula do condensador é um dispositivo interno do condensado, que quando ganha sobrepressão interna sobe a "cabeça" e os contactos de ligação do condensador ficam em aberto e nunca mais se fecham. Isto para não haver estoiro.
Cump.
Mário
- Anexos
-
- Apresentacao-CFP.pdf
- (2.87 MiB) Transferido 100 vezes