boas amigos acho muito impossivel,que seja necessario fazer uma ligacao equipotencial no pex quando o pex nome do tubo utilizado normalmente em ligaçoes de contadores e canalizaçoes habitacionais.é um tubo completamente nao condutor,sendo de plastico muito duro,sendo apenas utilizado acecorios de metal para fazer as ligaçoes entre sim.como ja tiha dito o tubo nao condutor poderia conduzir atraves dos acecorios mas logo seria enterrumpido quando entra se em contacto com o tubo.espero ter sido explicido..skelt Escreveu:ser for pex nao é nessessario???bruno_duarte Escreveu:Boas
Como Técnico responsavel por projectos electricos, tal como muitos de vós aqui no fórum, não pude de ler sem deixar aqui a minha opinião.
Em relação às partes metálicas de uma instalação industrial, tipo carcaças de motores esteiras metalicas etc... acho que todos estamos de acordo que a sua ligação equipotêncial e posterior à terra de portecção deve, e bem, ser feita de modo a proteger as pessoas contra contactos inidrectos provocados por defeitos de isolamento, frequentes em instalações deste tipo.
No que toca a moradias, e concretamente à situação dos WC's acho, na minha opinião, que a ligação das partes metalicas, tais como janelas, torneiras (no caso da canalização ser metalica) e outras identicas é chamar os problemas onde eles não existem. Ou seja que eu saiba nunca ouvi falar de pessoas que tenham morrido numa casa de banho agarrados a uma torneira, ao estarmos a liga-la à terra essa situação, se calhar pode tornar-se mais prová vel, digo eu!! . Ao estarmos a ligar estes componentes à terra, no caso de descarga ou defeito de isolamento, que garantia temos nos de segurança das pessoas. Posso estar a dizer um grande erro mas se tiver faço o favor que me corrigam.
Há no entanto uma maneira de lidar-mos com esta regra, que é a utilização de materiais com isolamento electrico (exemplo: janelas em PVC, tubos de agua tipo PEX etc..), nestes casos não necessitamos de fazer as ligações equipotencias.
Fica aqui a minha opinião.
Um abraço
uns dizem ke sim outros dizem ke nao???
alguem pode me pode esclarecer por favor???
cumprimentos
cumprimentos