Baterias de Condensadores - Revisão

Pedro Oliveira
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 22 nov 2008, 17:12

Baterias de Condensadores - Revisão

Mensagem por Pedro Oliveira »

Bom dia,

Gostaria de saber como verificar se as baterias de condensadores estão em conformidade. Medindo as correntes, quais são os desequilíbrios máximos que podem existir entre fases e qual o desvio máximo do valor da corrente actual em relação à corrente nominal?

Para além disso, se tiver dúvidas sobre o bom funcionamento de um condensador (Que já estoirou fusível) como é que o poderei testar?

Muito Obrigado,
Pedro Oliveira
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 220 vezes

Re: Baterias de Condensadores - Revisão

Mensagem por Mário »

Boas
As correntes devem de ser o mais estáveis e equilibradas, mas depende da carga no momento.
A maioria dos condensadores "actuais" já vêm com o sistema de abertura (quando aquecem a pressão interna faz abrir os contactos do condensador), isto para não haver estoiro.
Para medir podes com um capacímetro.

Quando dizes que condensador já estoirou o fusivel, tens um só condensador ou tens um grupo de condensadores em paralelo?

As harmónicas como estão?

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes
Contacto:

Mensagem por BLima »

Bom dia,

Relativamente ao estado dos condensadores, caso sejam electrolíticos, pode usar um medidor ESR a ver se mantêm um valor baixo de resistência equivalente.
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
Pedro Oliveira
Velha Guarda
Velha Guarda

Mário Escreveu:Boas
As correntes devem de ser o mais estáveis e equilibradas, mas depende da carga no momento.
A maioria dos condensadores "actuais" já vêm com o sistema de abertura (quando aquecem a pressão interna faz abrir os contactos do condensador), isto para não haver estoiro.
Para medir podes com um capacímetro.

Quando dizes que condensador já estoirou o fusivel, tens um só condensador ou tens um grupo de condensadores em paralelo?

As harmónicas como estão?

Cump.
Mário
Bom dia e obrigado pela resposta.

Se não existir carga e eu as atracar manualmente só para testar as correntes, é também um método minimamente fiável?

Quanto a existir carga, o que quer dizer com a dependência da carga no momento? Assim que ele atraca, deve ficar com a tensão nominal aos terminais e deve estar a fornecer a energia reactiva nominal, não é?

Não verifiquei harmónicas. O condensador que já estoirou o fusível é uma etapa de um armário, com dois condensadores de 12,5kVAr que julgo estarem em paralelo, certo?

Obrigado,
Pedro

Obrigado também ao BLima
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Agradecimento recebido: 17 vezes

Mensagem por Duzia12 »

Uma maneira de ver em carga, é ligar cada manualmente e ver se o sinalizador do valor do cosseno de fi diminui ao inserir condensadores.

Podes medir com uma pinça amperimétrica por fase a corrente elétrica.
Pedro Oliveira
Velha Guarda
Velha Guarda

Sim, essa forma eu já tenho feito e dá o resultado esperado. Agora tenho é os valores das correntes, e alguns ultrapassam em 25% o desvio da corrente nominal. Apesar de quando eles atracam automaticamente fazerem aumentar o cos fi eu gostava de saber a partir de quanto é que já é um valor de desvio suficiente para se substituir os condensadores.

Obrigado,
Pedro
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Pedro Oliveira Escreveu:Sim, essa forma eu já tenho feito e dá o resultado esperado. Agora tenho é os valores das correntes, e alguns ultrapassam em 25% o desvio da corrente nominal. Apesar de quando eles atracam automaticamente fazerem aumentar o cos fi eu gostava de saber a partir de quanto é que já é um valor de desvio suficiente para se substituir os condensadores.

Obrigado,
Pedro
Tens variadores de velocidade?

Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Pedro Oliveira
Velha Guarda
Velha Guarda

Muito poucos. Isto é uma indústria de grande porte e os variadores de velocidade são poucos e em motores de pouca potência.
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas

Instala um analisador da qualidade de energia e verifica o que se passa na tua rede. Podes ter algum problema.
Os condensadores têm muitos anos? pode o electrolítico estar a ficar seco.

Cump.
Mário
Pedro Oliveira
Velha Guarda
Velha Guarda

A rede está equilibrada em termos de tensões. Assim sendo, e vendo a bateria de condensadores como uma "carga" o problema só pode estar na carga, parece-me a mim em primeira análise. Os condensadores têm alguns anos sim. Vão sendo substituidos quando há necessidade estrema. Estou a estagiar aqui e uma das coisas que devo fazer é analisar o estado das baterias. Não há necessidade de complicar o problema, parece-me a mim.

Só preciso de saber quanto é que é o desvio da corrente actual para a nominal a partir do qual se devem substituir os condensadores?

Mas entretanto já consegui obter dados de um fabricante que fala em 25% e outro em 10%. Qual será mais fiável de se seguir? Ou posso aguentar isto até deixar mesmo de compensar o factor de potência a níveis desejados?

Obrigado,
Pedro Oliveira
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas

"Se não medires, não podes melhorar"

O fabricante melhor que ninguém é que pode informar até quanto é que a bateria deles aceita.

Lembra-te da cita que tenho abaixo.

Cump.
Mário
Pedro Oliveira
Velha Guarda
Velha Guarda

Boa tarde novamente.

Sem querer parecer arrogante, pois já estou a ver que estou a ser mal compreendido (E não é de todo meu intuito querer descartar as vossas dicas), não percebo então onde quer chegar com a análise à rede. O que é que eu vou procurar "medir"?

Eu não tenho problemas, para além de um fusível queimado. Quero só prevenir-me caso algum condensador já esteja desgastado (Até porque alguns tenho que os atracar manualmente pois nem têm sido preciso utilizar automaticamente. É só por isso que perguntei qual era o desvio aceitável. Mas no caso deste fabricante, já o contactei e é 40%.

Muito Obrigado pelas dicas,
Pedro
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Vais ver, o consumo a tensão se tens harmónicas, a quase de certeza que tens, também podes "ver" o "K" do transformador picos etc,. diversos parâmetros entre eles vês como está a correcção do factor de potencia.

Se tiveste um fusivel queimado, a pergunta pode ser porquê, o que aconteceu para estoirar o fusivel, ok. Não se encontrou nada de especial, substitui-se e ficou tudo normal.
Os teus condensadores já têm válvula? se tiverem é um bom indicador de quando um abre, os outros podem estar para breve.

40% de diferença acho muito, mas se o fabricante o diz, é

Cump.
Mário
Pedro Oliveira
Velha Guarda
Velha Guarda

Se estivermos só a falar do armário que contém o fusivel queimado numa das etapas de compensação, eu tenho esses valores todos, pois ele está ligado junto ao transformador e eu já obtive esses dados. (mas a fábrica tem muitos mais armários e muitas mais baterias espalhadas)

A distorção harmónica das tensões é inferior a 2% e na corrente inferior a 10% em todas as fases.

O que é o factor K?

A correcção está ok, e não houve picos durante o tempo da medição, mas também não foi durante o tempo da medição que ele fundiu, já estava assim.

Daí neste momento parecer-me ser impossivel de perceber o que terá causado o fusível fundido, pelo que, e tal como já informaram, só medindo o condensador é que se verá se ele está bom. Se estiver, vou voltar a meter fusível e logo vejo (Aí sim posso deixar o analisador ligado para ver o que acontece). Se não estiver bom, substitui-se o condensador.

O que é a válvula do condensador?

Quanto aos 40% também achei muito, mas a verdade é que tenho alguns aqui assim.

Obrigado,
Pedro
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Agora fiquei pior.
Se tens mais que um armário com condensadores e espalhados pela fábrica, a correcção é fixa certo?. Se a correcção não é fixa podes estar a por condensador em excesso, se é automática podes ter os escalões a entrar e a sair.

O "K" é quando tens harmónicas o que vai influenciar o transformador.

http://www.fluke.com/fluke/ares/solucio ... rmador.htm

Valvula do condensador é um dispositivo interno do condensado, que quando ganha sobrepressão interna sobe a "cabeça" e os contactos de ligação do condensador ficam em aberto e nunca mais se fecham. Isto para não haver estoiro.

Cump.
Mário
Anexos
Apresentacao-CFP.pdf
(2.87 MiB) Transferido 100 vezes
Responder

Voltar para “Dúvidas”