ITED Pavilhão Industrial com 4 frações
ITED Pavilhão Industrial com 4 frações
Boas, agradecia comentários/sugestões à seguinte questão:
Dados:
Um pavilhão industrial com 2 pisos, com 2 frações cada piso (cada fração com 1 armazém e 1 escritório);
Na câmara Municipal está considerado como uma propriedade horizontal;
O pavilhão no seu interior não tem nenhuma zona comum;
O acesso ao pavilhão (para as 4 entradas, no exterior) é a única zona comum.
Questão:
a) Considero uma ATE onde? Num murete técnico junto à entrada do limite do terreno do pavilhão?
b) Para cada fração considero um ATI ou bastidor 9U?
Em anexo está um ficheiro com o desenho em arquitetura para consulta.
Agradeço comentários/sugestões.
Dados:
Um pavilhão industrial com 2 pisos, com 2 frações cada piso (cada fração com 1 armazém e 1 escritório);
Questão:
a) Considero uma ATE onde? Num murete técnico junto à entrada do limite do terreno do pavilhão?
- Anexos
-
- pavilhao.pdf
- (144.99 KiB) Transferido 166 vezes
- angel_of_diablo
- Velha Guarda
- Registado: 25 jul 2008, 15:13
- Been thanked: 10 times
Re: ITED Pavilhão Industrial com 4 frações
Olá "smash".smash Escreveu:Boas, agradecia comentários/sugestões à seguinte questão:
Dados:
Questão:
a) Eu neste caso colocaria o ATE na parede entre as escadas e a porta do piso 0. Além de ser uma parede sem pilar ainda dá-te acesso a todos os pisos. No entanto o ATE não levará tomadas de energia uma vez que não existe quadro eléctrico comum às 4 fracções. Caso haja, então ignora esta última parte.
b) Considera um Bastidor, pois é sempre melhor.
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

(angel_of_diablo)
É tudo, por agora...
(angel_of_diablo)
"angel_of_diablo",
Quanto à localização do ATE, sim é uma solução bem vista.
Quanto à utilização do Bastidor também estava a ponderar utilizar, era só para evitar custos (embora seja quase ela por ela).
No entanto obrigado.
Mais alguma sugestão?
Quanto à utilização do Bastidor também estava a ponderar utilizar, era só para evitar custos (embora seja quase ela por ela).
No entanto obrigado.
Mais alguma sugestão?
Para a caixa ATE, não levando fibra otica nem coaxial (só para os operadores na entrada), considero uma C5? Não será demais?
Obrigado
Obrigado
- angel_of_diablo
- Velha Guarda
O Bastidor até pode ser mais caro, no entanto não tem o problema do espaço como tem o ATI. Mas tudo vai depender do número de tomadas que vais considerar.smash Escreveu:"angel_of_diablo",
No entanto obrigado.
Mais alguma sugestão?
Uma segestão: Não passes a tubagem da CVM até ao ATE por baixo das escadas.
É tudo, por agora...

(angel_of_diablo)
É tudo, por agora...
(angel_of_diablo)
- angel_of_diablo
- Velha Guarda
Atenção às especificações mínimas para Armazens (que é o teu caso).smash Escreveu:Para a caixa ATE, não levando fibra otica nem coaxial (só para os operadores na entrada), considero uma C5? Não será demais?
Obrigado
A cablagem entre o ATE e os PD's (Bastidor ou ATI) tem de contemplar os cabos coaxial, pares de cobre e fibra. Isso não é facultativo.
É facultativo entre os PD's e as Tomadas os cabos coaxial e fibra.
Dado isto, não te escapas ao ATE mínimo (800x900 mm) com os 3 RG's.
O ATE também é um PD.
É tudo, por agora...

(angel_of_diablo)
É tudo, por agora...
(angel_of_diablo)
Obrigado pelas dicas, no entanto surgiram-me outras dúvidas:
a) Classificando este edificio como "industrial" (ponto 11-ITED2) vai-me obrigar a a prever um bastidor comum no piso1? Onde? Não tenho zonas comuns no interior do edificio..
b) Perante a classificação "industrial" sou obrigado a considerar 2 cabos para o CATV e o MATV. Não querendo qualquer tipo de tomada coaxial sou mesmo?
c) Não querendo tomadas coaxiais nem FO, perante esta classificação, irei ser obrigado a passar as 3 tecnologias entre o ATE e os Bastidores/ATI, o que perante a localização dos escritorios no piso 1 são do lado oposto ao ATE. Teria que considerar talvez uma esteira 50x50..
Enfim, para uma instalação tão simples só vejo "problemas"
Não seria mais facil considerar um ATE/ATI/Bastidor por cada fração?
E se considerasse este edificio como "Edifício especial" (ponto 12.2-ITED2)? seria descabido?
Obrigado
a) Classificando este edificio como "industrial" (ponto 11-ITED2) vai-me obrigar a a prever um bastidor comum no piso1? Onde? Não tenho zonas comuns no interior do edificio..
b) Perante a classificação "industrial" sou obrigado a considerar 2 cabos para o CATV e o MATV. Não querendo qualquer tipo de tomada coaxial sou mesmo?
c) Não querendo tomadas coaxiais nem FO, perante esta classificação, irei ser obrigado a passar as 3 tecnologias entre o ATE e os Bastidores/ATI, o que perante a localização dos escritorios no piso 1 são do lado oposto ao ATE. Teria que considerar talvez uma esteira 50x50..

E se considerasse este edificio como "Edifício especial" (ponto 12.2-ITED2)? seria descabido?
Obrigado
- angel_of_diablo
- Velha Guarda
Respostas a azul.
smash Escreveu:Obrigado pelas dicas, no entanto surgiram-me outras dúvidas:
Pelas designações das áreas eu diria que o edifício era para armazéns. No entanto tu é que sabes qual a verdadeira finalidade. Mas, independentemente de ser Armazém ou Industria, tu não tens uma fracção, mas sim 4 fracções. Nesse sentido, não tens de colocar um bastidor comum no piso 1, mas sim um bastidor por fracção.
Nos casos em que não tenho distribuição (agora) de rede coaxial, deixo simplesmente o RC-CC em cada Bastidor. Uso do da TEKA, pois além de ter no mesmo dispositivo o primário e o secundário, tem também as entradas de CATV e SMATV. Por outras palavras, deixo um RC-CC de 4 vias puramente de reserva.
A distribuição entre o ATE e os Bastidores é obrigatória, não te escapas disso. Pelo menos, não tenho conhecimento do contrário. Eu colocaria 3 tubos directos a cada fracção (bastidor) no piso 0, e 3 tubos do ATE a uma Caixa de coluna no piso 1 (no exterior) e dai saí então para cada fracção do piso 1 em calha PVC com 2 compartimentos (1 para os cabos do ATE e 1 compartimento para a rede individual). Assim usavas esta calha para distribuir as tomadas PC. Podes também mandar 3 tubos da CC directos a cada Bastidor do Piso 1.
Por mim era ligação directa do Bastidor de cada fracção à CVM, mas penso que não é permitido.
Daí ter escolhido Armazém.
Obrigado
É tudo, por agora...

(angel_of_diablo)
É tudo, por agora...
(angel_of_diablo)