Preços de Projectos

Responder
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Re: Preços de Projectos

Mensagem por gemini »

Eu concordo, embora não consiga fazer nem de perto isto... Na minha zona há lá 2 ou 3 "engs" que baixam sempre as calças e nós ou empatamos o preço ou fechamos portas. Aquilo está uma desgraça. Até já pensei em enviar uma carta para a Ordem e para a ANET a fazer queixa. Aquilo está mesmo uma miséria... Até me apetece estar quieto. É uma vergonha. Os preços deviam ser regulamentados ou coisa parecida. É uma vergonha o que se passa com a nossa classe. Eu no inicio (e ainda estou no inicio) pensei em baixar os preços para poder ganhar mercado. Mas depois de ler posts neste forum mudei de ideias, Ajustar um preço justo e não baixar para poder fazer um projecto com qualidade.
Pois aqui está o que me começo a aperceber, e a fazer!!

Mas é muito complicado meter-mo-nos num mercado já saturado...
Learning is the goal!!
lmp
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 13 nov 2007, 14:09

Mensagem por lmp »

Penso que o preço dos projectos será regulado pelo mercado, no entanto penso que os valores aqui discutidos são razoáveis, pois o que é fraquinho e feito por técnico sem formação sólida é o que a gente sabe...

O "copy paste" apenas deixa problemas com o dono de obra, pois o "artista" que assinou oo projecto se não estiver inscrito numa associaçõa pública profissional, por mais que se estrebuche, ninguém lhe vai á mão.

Devemos pugnar, que actos de elevada responsabilidade e que ponham em causa o interesse púsblico, só devem ser feitos por profissionais e não por "jeitosos".

Um abraço
Cipriano
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 08 out 2007, 19:16
Been thanked: 1 time
Contacto:

Mensagem por Cipriano »

Mas olha que também conheço "jeitosos" que sabem mais que certos profissionais LOoL
O Scalabitano Alojamento ideal para o seu website
Blog Pessoal
Santarem Digital O Portal mais completo sobre Santarém

Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
lmp
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por lmp »

O meu amigo desculpe, mas não conhece profissionais, pois isso só é conseguido com a formação superior adequada e atitudes éticas e deontológicas correctas, quer na postura e no cuidado do tratamento dos assuntos.
Cipriano
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 08 out 2007, 19:16
Contacto:

Mensagem por Cipriano »

lmp Escreveu:O meu amigo desculpe, mas não conhece profissionais, pois isso só é conseguido com a formação superior adequada e atitudes éticas e deontológicas correctas, quer na postura e no cuidado do tratamento dos assuntos.
Ai está enganado. Conheço vários profissionais, mas tb conheço vários com o curso superior que não percebem nada sobre certos assuntos que aqui se falam, principalmente sobre ited. Um bom profissional não é aquele que têm apenas um curso superior, isso é um grande erro de se pensar, pois se formos ver, os maiores empresários de Portugal têm apenas a 4 classe.
O Scalabitano Alojamento ideal para o seu website
Blog Pessoal
Santarem Digital O Portal mais completo sobre Santarém

Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Boa gostei dessa

Viva a 4ª classe
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Mensagem por Varejo »

Boas, na teórica tudo se sabe mas nada funciona, na pratica tudo funciona mas ninguem sabe porquê, aqui alia-se a teoria á pratica, nada funciona e ninguem sabe porquê!! :mrgreen:
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
lmp
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por lmp »

Tem razõa, o canudo sem profissionalismo é uma vergonha, pois o profissionalismo vale muitas vezes mais que um canudo.

Mas o que interessa, é que os jeitosos (refiro-me a todos os maus profissionais, com e sem canudo), devem ou melhorar ou deicarem-se outras actividades.

Voltando ao tema centra, preços de projectos, todos aqueles que pensam em açambar trabalho baixando os preços, estragam o mercado para toda a gente.

O mercado chega para todos, porquê levar o preço de 1 projecto por 10?
Baixa-se o preço, baixa-se a qualidade, serve-se mal o cliente, detroi-se a profissão.

Um abraço para todos e bom fim de semana.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Lá se caiu, outra vez, na "conversa fiada".

Já que são tão ciosos dos vossos canudos, podiam classificar aquilo a que se assiste frequentemente neste forum, que é, possuidores de "canudo", talvez viciados nos trabalhos em grupo, não fazerem eles o trabalho que lhes encomendam e virem aqui com grande à-vontade colher o esforço dos outros, que depois vão facturar como se deles fosse.

Por favor parem com este tipo de conversa sem sentido e esforcem-se por aprender, como muitos como eu fazem, sem precisarem de fazer alarde da vossa pouca experiência.

Bom fim de semana
lmp
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por lmp »

Relativamente ao preço dos projectos, amanhã envio uma tabela que pode ser corrigida por todos, no entanto deverá sair deste fórum uma referência de preços.

Os preços a ter em conta, terão de contabilizar além do tempo gasto, materiais e anos anos de estudo investidos.
conda
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 15 abr 2008, 21:58

Mensagem por conda »

Cipriano Escreveu:
Duzia12 Escreveu:Olá

Caros amigos tenho a dizer que em relação à legislação actual qulauer um pode ser projectista desde que a Anacom aceite asua inscrição desde que acompanhada do respectivo chequezinho. O que na verdade é uma vergonha, pois como no caso da parte eléctrica apenas engenheiros e eng. tecnicos é que podem projectar e assinar os respectivos projectos. Pelo que sei de pessoas influenyes na OE esta matéria está a ser revista e em breve vai sair legislação no sentido de impedir que habilidosos possam projectar ITED pois são esses que estão a dar cabo do mercado, e disto falo com conhecimento proprio.
Em relação ao manual ITED também está a ser revisto e em breve sofrerá alteração pois este manual apenas se aplica a habitação colectiva e unifamiliar, estando todas as restantes instalação ao abrigo da legislação anterior inclusive as infra-estruturas.

Quanto aos preços comfirmo aqui na zona norte que rondam os 50 a 75 aerios isto tudo devido ao que disse atrás.
Cumps

Os projectista a maioria não serve para nada, só os práticos é que sabem fazer as duas coisas

Um abraço
Não sei porque diz isso. Um projectista é diferente de um desenhador que sabe mexer em CAD. Um projectista tem de ter formação na área em que vai trabalhar, portanto sabe tanto quanto um instalador, ou até mais pois tem de estar sempre a par dos DL e portarias todas, enquanto muitos instaladores que conheço, nem nunca leram um DL.
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 11 jun 2007, 15:37

Mensagem por carlos_cfr7 »

Tambem temos de ver que mesmo um electricista sem qq formaçao escolar, e com um cursozinh ited ao despacha pode fazer fichas electrotecnicas, projectos ited, e projectos de electricidade ate 50KVA. ou seja, fica equiparado a um engenheiro na optica dos serviços que pode prestar.

Enquanto nao limitarem os projectos a pessoas com formaçao minima (academica superior na área do projecto que faz) indicada, esses preços e a má qualidade dos projectos vao reinar no nosso meio.

msm um eng electrotecnico do ramo de energia que nao tem uma formaçao adequada em telecomunicaçoes pode automaticamente inscrever-se na anacom como projectista de telecomunicaçoes...
Eng. de electrónica e telecomunicações
JoaoB
Curioso
Curioso
Registado: 31 mai 2008, 16:53

Mensagem por JoaoB »

rafa2045 Escreveu:Olá

Vejam lá se reavaliam (abram os olhos!) a Vossa maneira de fazer preços.... Quando "baixam as calças" estão a contribuir para a Vossa miséria e a da classe....
Só aproveita ao gajo que não paga o devido valor. Esse ENRIQUECE! :lol:
Levar 20 euros por uma ficha electrotécnica é criminoso :shock: . Oferecê-la?! Só se fôr a um familiar.

Estão-se a esquecer que:
-para poderem assinar uma ficha electr. ou fazer um projecto, têm que ter capacidade para o fazer, isso tem um valor!....
-Estão a assumir uma responsabilidade, isso tem um valor!.......
- Se tiverem que ir "assistir" uma vistoria, há horas de trabalho e deslocações, isso tem um valor (CUSTO DIRECTO)!....
-Há uma "norma", caso mão saibam, que nos permite aperceber +/- do preço a levar para um projecto. Calcula-se em função do valor previsivel para a obra ou para o material (por ex. 5% ou 10%). Claro que cada um tem que avaliar sempre os custos e o tempo caso a caso.

Cumprimentos

PS: (Nunca levei menos de 100 euros por uma FE + vistoria) e já ando nisto há 20 anos)
só "ofereço" fichas ou projectos se os diluir numa obra que eu propio executo (mas facturo! em orçamento!)
- etc....
Provavelmente estou a perceber alguma coisa mal... o que é que a ficha electrotécnica tem a ver com vistorias? neste momento a ficha electrotécnica para uma moradia serve apenas para fazer o pedido de viabilidade de alimentação eléctrica á EDP.
As vistorias têm a ver com a Certiel e nesse caso, só vai ás vistorias o técnico responsável pela execução, a não ser que tb se vendam fichas de certiel, coisa a que sou completamente contra e todos deveríamos ser!!!
Alguém me consegue explicar qual é a responsabilidade acrescida de fazer uma ficha electrotécnica para uma moradia, para além de a preencher correctamente?
Narciso
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 20 mai 2008, 18:48

Mensagem por Narciso »

carlos_cfr7 Escreveu:(...)

msm um eng electrotecnico do ramo de energia que nao tem uma formaçao adequada em telecomunicaçoes pode automaticamente inscrever-se na anacom como projectista de telecomunicaçoes...
Não é bem assim. No meu caso particular ainda não me aceitaram a inscrição. Estão a "analisar" o meu curriculum. Logo não é assim tão automático.

Cumprimentos
lmp
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por lmp »

Para um Engenheiro ou um Engenheiro Técnico os conhecimntos para elaborar um ITED, são básicos, face a todo o curriculum do curso. com pouco tempo de estudo fica apto a elaborar projectos ITED.

Assim, basta um adeclaração da OE ou da ANET e a ANACOM, tem de aceitar a inscrição.
Qual a qualificação de quem avalia? Terá de ser igual ou superior ao avaliado!

Se assim não for, estamos sujeitos aos humores de um administrativo e da arbitrariedade de quem avalia.
Os colegas da ANACOM, deveriam resusar-se a fazer este tipo de avaliação, sob pena de estarem a ser maus colegas.
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”