Remodelação de sistema eletrico em apartamento

UnknowN
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 06 mai 2014, 09:01

Remodelação de sistema eletrico em apartamento

Mensagem por UnknowN »

Bom dia,

Registei-me no forum com intuito de obter ajuda na montagem de um sistema eletrico de raiz, em um apartamento.

O meu objetivo é conseguir reproduzir um esquema eletrico para o meu apartamento, para posteriormente criar o dito sistema eletrico com tomadas, interruptores e respetivas caixas de derivação (o normal para um apartamento). No final do trabalho vou recorrer a um eletricista para me fazer a ligação de tudo isso ao quadro da luz.

Não tenho quaisquer formação na area de eletricidade, pelo que gostaria que me indicassem um manual simples, que permita a um leigo nesta materia ter ideias básicas para conseguir produzir um esquema (mesmo que rudimentar), que englobe as acima referidas tomadas, interruptores e respetivas caixas de derivação.

Se alguem me puder guiar nesta tarefa, eu ficaria muito grato!

Melhores cumprimentos!
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Re: Remodelação de sistema eletrico em apartamento

Mensagem por Duzia12 »

Tens aqui muito material de estudo.

http://www.prof2000.pt/users/lpa/
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
Se não entende nada de eletricidade, o melhor é não fazer nada, e chamar alguém para lhe fazer o trabalho, vai sair-lhe bem mais barato.
E pode ficar junto do eletricista a ver ele a fazer a instalação, e da proxima já saberá teoricamente algo.

UnknowN Escreveu:Bom dia,

Registei-me no forum com intuito de obter ajuda na montagem de um sistema eletrico de raiz, em um apartamento.

O meu objetivo é conseguir reproduzir um esquema eletrico para o meu apartamento, para posteriormente criar o dito sistema eletrico com tomadas, interruptores e respetivas caixas de derivação (o normal para um apartamento). No final do trabalho vou recorrer a um eletricista para me fazer a ligação de tudo isso ao quadro da luz.

Não tenho quaisquer formação na area de eletricidade, pelo que gostaria que me indicassem um manual simples, que permita a um leigo nesta materia ter ideias básicas para conseguir produzir um esquema (mesmo que rudimentar), que englobe as acima referidas tomadas, interruptores e respetivas caixas de derivação.

Se alguem me puder guiar nesta tarefa, eu ficaria muito grato!

Melhores cumprimentos!
Cpts.
Energy
UnknowN
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por UnknowN »

Boa tarde,

Antes de mais agradeço a sua resposta, mas não é realmente grande ajuda. Se eu quisesse optar por essa possibilidade, não teria tentado primeiro o forum ;)

Cumprimentos
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

UnknowN Escreveu:Boa tarde,

Antes de mais agradeço a sua resposta, mas não é realmente grande ajuda. Se eu quisesse optar por essa possibilidade, não teria tentado primeiro o forum ;)

Cumprimentos
Mas nós não adivinhamos. Tentamos fazer o melhor que podemos dentro das informações que nos dão. Ora como o trabalho é complexo, o colega sugeriu chamar um técnico, já que aparece muita gente aqui, que por parecer simples, pensam que podem realizar determinadas tarefas, desconhecendo claramente os limites deles.
UnknowN
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por UnknowN »

Aqui fica aquilo que pretendo fazer a longo prazo:

Tomadas: 30 (Devem ficar a 35cm do chão e a 60cm de pontos de água)
9 para a sala
7 para a cozinha (Frigorífico, Maquina Roupa, Maquina de Loiça, Forno com placa indução, Maquina de secar)
1 Dispensa
2 Varanda
2 WC1
1 WC2
6 Quarto1
5 Quarto2
5 Quarto3
3 Hall

Tomadas TV: 5
1 para quarto1
1 para quarto2
1 para quarto3
1 para sala
1 para cozinha

Interruptores: 11
1 interruptor duplo para Varanda
1 interruptor duplo para Hall
1 interruptor WC1
1 interruptor WC2
2 Interruptores para Sala
1 Inversor bipolar para Cozinha, para alternar Maquina Lavar Roupa com Maquina Lavar Loiça (Atenção que tem que permitir mais de 10A)
...

Caixas Derivação: 9
1 para cada divisão

Disjuntores: 9
1 para as duas WCs (deverá ter um diferencial de , no maximo, 30mA)
1 para o Geral de Iluminação
1 para o Geral de Tomadas
1 para o Hall
1 para o Frigorífico
1 para Maquina de lavar Roupa
1 para Maquina de lavar Loiça
1 para Forno (com placa de indução)
1 para Maquina de secar

Aqui fica a planta da casa, informando que o quadro ficará na zona do Hall de entrada da casa:
Imagem

Cumprimentos
Última edição por UnknowN em 16 mai 2014, 20:42, editado 3 vezes no total.
sergiocristino
Curioso
Curioso
Registado: 02 mai 2014, 21:33

Mensagem por sergiocristino »

Acrescento

Ited para telecomunicaços
Pelomenos tubos passados
Tv nao tem drivaçoes.
Forno e placa condutores acima de 2,5
Tomadas a 35 cm do chão e a 60 de pontos de água
Instalaçao de gaz deve de ter em conta
Assim como de água limpa ou suja.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
A instalação é em Portugal?
Pode consultar aqui no forum as RTIEBT , e aí já fica com mais informações regulamentares.
UnknowN Escreveu:Boa tarde,

Cumprimentos
Cpts.
Energy
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Mensagem por jaimereis »

UnknowN Escreveu:Aqui fica aquilo que pretendo fazer a longo prazo:

Tomadas: 30
9 para a sala
7 para a cozinha (Frigorífico, Maquina Roupa, Maquina de Loiça, Forno com placa indução, Maquina de secar)
1 Dispensa
2 Varanda
2 WC1
1 WC2
6 Quarto1
5 Quarto2
5 Quarto3
3 Hall

Tomadas TV: 5 implica projecto ITED
1 para quarto1
1 para quarto2
1 para quarto3
1 para sala
1 para cozinha

Interruptores: 11
1 interruptor duplo para Varanda
1 interruptor duplo para Hall
1 interruptor WC1
1 interruptor WC2
2 Interruptores para Sala
1 interruptor duplo para Cozinha (alternar Maquina Lavar Roupa com Maquina Lavar Loiça). deverá ser um inversor bipolar, atenção que tem que permitir mais de 10A,
...

Caixas Derivação: 9
1 para cada divisão

Disjuntores: 9 não esquecer os diferenciais..
1 para as duas WCs não esquecer que deverá ter um diferencial de , no maximo, 30mA
1 para o Geral de Iluminação
1 para o Geral de Tomadas
1 para o Hall
1 para o Frigorífico
1 para Maquina de lavar Roupa
1 para Maquina de lavar Loiça
1 para Forno (com placa de indução)
1 para Maquina de secar

PS: Se for necessário posso anexar aqui a planta da casa.

Cumprimentos
como aqui mencionado deverá ver as regras técnicas em vigor...provavelmente a secção da entrada deverá ser revista....entre outras coisas.... Consulte um técnico electricista para que veja o que pretende.....
Jaime Reis
sergiocristino
Curioso
Curioso
Registado: 02 mai 2014, 21:33

Mensagem por sergiocristino »

O sistema de seleção maquina loiça roupa, ficaria só ligado a um disjuntor
Este tipo de sistema e usado para ajudar a poupar na energia contratada.

Não e uma boa opção, visto que vai ter placa forno e maquina de seca.
São.equipamentos.de.grande consumo que funcionar em simultâneo irão obrigar, a um contrato de eletricidade mais elevado.

Neste caso acocelho primeiro a verificar valores de.eletricidade a contratar.

Uma casa para habitaçao propria principal com mais.de 2 adultos e aconselhado gaz

Na cozinha.deverá.ter en. Conta uma tomada para.esquentador.

Um conselho a ponderar um quadro segundario para a.cozinha eliminar a possibilidade caso a cozinha fique a menos de 5 m
Quadro segundario na cozinha esteticamente poderá nao ser o mais agradável mas bem mais fiavel tecnicamente.

Uma conduta do.quadro.principal para o segundario só levaria3 condutores poposteriormente os disjuntores para cada.tomada claro podera.ter diferencial.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Mesmo instalando um Quadro Elétrico Parcial na cozinha, terá de ter no minimo uma proteção diferencial, que será o corte geral.

sergiocristino Escreveu:O sistema de seleção maquina loiça roupa, ficaria só ligado a um disjuntor

São.equipamentos.de.grande consumo que funcionar em simultâneo irão obrigar, a um contrato de eletricidade mais elevado.

Uma casa para habitaçao propria principal com mais.de 2 adultos e aconselhado gaz

Um conselho a ponderar um quadro segundario para a.cozinha eliminar a possibilidade caso a cozinha fique a menos de 5 m
Quadro segundario na cozinha esteticamente poderá nao ser o mais agradável mas bem mais fiavel tecnicamente.

Uma conduta do.quadro.principal para o segundario só levaria3 condutores poposteriormente os disjuntores para cada.tomada claro podera.ter diferencial.
Cpts.
Energy
UnknowN
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por UnknowN »

Desde já agradeço a todos as vossas dicas!

sergiocristino Escreveu:Acrescento
Ited para telecomunicaços
Pelomenos tubos passados
Tv nao tem drivaçoes.
Forno e placa condutores acima de 2,5
Tomadas a 35 cm do chão e a 60 de pontos de água
Instalaçao de gaz deve de ter em conta
Assim como de água limpa ou suja.
Boa tarde sergiocristino. Só nao compreendi o seguinte:
- O que é um ITED e qual o seu custo.
- O que quis dizer com "a tv nao tem derivações"
- O que quis dizer com " Instalaçao de gaz deve de ter em conta"
sergiocristino Escreveu:O sistema de seleção maquina loiça roupa, ficaria só ligado a um disjuntor
Assim sendo, devo ter a maquina de lavar loiça partilhada com a maquina de lavar roupa por inversor bipolar! Por acaso é como tenho na minha casa atual!
Quando me refere que não é uma boa opção, fico sem entender ao que se refere concretamente.
Relativamente à maquina de secar, informo que não pretendo instala-la já, apenas queria deixar o quadro pronto para a eventualidade de a vir a adquirir no futuro.
Relativamente à potencia contratada, a mesma é de 3,45! Vou morar sozinho pelo que penso que chegará!
A cozinha, como mostra o croqui, fica proxima do quadro. Relativamente à possibilidade de colocar um quadro na cozinha, penso que é melhor manter só a ideia de um quadro, porque alem de facilitar a instalação, eu não tenho conhecimentos de eletricidade que me permitam tais ambições!
Já agora, porque razão o Inversor bipolar para Cozinha tem que permitir mais de 10A, e o diferencial para as duas WCs no maximo, 30mA? Será que ter um disjuntor para cada wc facilitava as coisas?
ENERGY Escreveu:Boas
A instalação é em Portugal?
Pode consultar aqui no forum as RTIEBT , e aí já fica com mais informações regulamentares.
Sim a instalação é em Portugal.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Eu faria circuitos diretos do quadro elétrico para cada maquina, sem inversores.
Com potência contratada de 3.45Kvas, apenas poderá ligar uma máquina de cada vez, incluindo iluminação/tv, não podendo ligar algo mais que contenha resistências, em simultaneo com alguma das máquinas.
Se não quer gastar muito, pode instalar como corte geral do seu Q.E apenas um ID de 2x40x30mA.
Cpts.
Energy
UnknowN
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por UnknowN »

Viva Enery!

Como não percebo nada de electricidade, nao percebi nenhuma parte do comentário.

Poderia explicar de forma mais fácil? ;)

PS: Na casa onde estou agora (a viver 2 pessoas), tenho a mesma potência e também só uso um electrodoméstico de cada vez, e nunca tive problemas!
UnknowN
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por UnknowN »

Ja agora gostava de tirar duas duvidas que me perguntaram aquando da compra de material:

Relativamente ao Quadro eléctrico, tendo em conta que pretendo colocar 12 disjuntores, quantos interruptores diferenciais devo colocar?

Alem disso, ainda sobre os disjuntores, estes devem ter quantos polos / amperes?

Cumprimentos
Bloqueado

Voltar para “Discussão Eletricidade”