ITED num lar de idosos

luisinho
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 14 jan 2008, 18:46

Re: ITED num lar de idosos

Mensagem por luisinho »

uma coisa é haver certificação para a anacom,outra para a isntalação.

quando te forem dar a conformidade do projecto para aprovação do edificio, eles nãot e vão certificar a chegada ate ao bastidor

tenho eu ideia
JoaoMar
Curioso
Curioso
Registado: 03 jan 2008, 16:50

Mensagem por JoaoMar »

Caro colega Luisinho, independentemente do que esteja pelo meio da instalação (seja ATE, ATI ou PPCA) a certificação é feita desde o ponto de entrada até ao ultimo ponto de rede (tomada). Ou seja, se entrada for feita numa CEMU a certificação é feita desde a Cemu até ás tomadas, seja com que o que estiver pelo meio! Isto é igual para a ANACOM ou para a entidade certificadora! Disso podes estar certo. Falo assim porque ando no terreno e sei do que estou a falar porque já tive várias situações dessas.

Cumprimentos
luisinho
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por luisinho »

sima credito, em obra nao tenho mt experiencia

mas diz-me la, para a anacom, ou aprovaçao no isq por exemplo eles vao opinar sobre bsatidor para a frente?

é disot que eu falo
Cipriano
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 08 out 2007, 19:16
Been thanked: 1 time
Contacto:

Mensagem por Cipriano »

Claro que sim, têm sempre de testar os sinais das tomadas, senão como podem certificar uma instalação?
O Scalabitano Alojamento ideal para o seu website
Blog Pessoal
Santarem Digital O Portal mais completo sobre Santarém

Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Mensagem por Varejo »

luisinho Escreveu:sima credito, em obra nao tenho mt experiencia

mas diz-me la, para a anacom, ou aprovaçao no isq por exemplo eles vao opinar sobre bsatidor para a frente?

é disot que eu falo
Boas, um bastidor é o "coração" de toda a cablagem tanto a que chega dos operadores como a que vai para as tomadas, portanto para testares as tomadas de rede desde a entrada da CEMU ou ATE etc. terá sempre de passar pelo bastidor, portanto isso de frente ou trás do bastidor não existe porque ele se situa a meio da instalação ITED, para que se perceba de vez um ATI(normal) é na mesma um bastidor só que em pouco pequeno, eu num apartamento ou moradia se quiser posso colocar um Bastidor que ninguem me impede, depende sempre das necessidades do cliente!!!
Última edição por Varejo em 04 abr 2008, 18:04, editado 1 vez no total.
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
luisinho
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por luisinho »

entao quer dizer que se usares tubo num bastidor continuas a usar caixas i3 no meio se passar os 12 m?

o que quer dizer que o ited é bastante explicito sobre bastidores?e cablagem estruturada?

o que quer dizer que se levares a certificar o projecto eles vao olhar e tratar a cablagem estruturada como ited?
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 01 fev 2008, 14:51
Has thanked: 10 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por eng_jersilva »

axo q te enganaste devias qerer dizer usar tubo "até ao bastidor" e não "no bastidor"
em relação as outras dúividas eu respondo logicamente que sim!!!! e como alguém ja disse o Ited n deixa de ser uma rede estruturada.

joão silva
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
Renato
Curioso
Curioso
Registado: 09 fev 2008, 16:21

Mensagem por Renato »

Boa tarde,

O principio é o mesmo que uma moradia, quanto à central deverás colocar uma caixa C4 com a designação CT mas o pior será em projecto o arquitecto arranjar-lhe um espaço para colocar esse mesmo bastidor.

Cumprimentos
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Renato Escreveu:Boa tarde,

O principio é o mesmo que uma moradia, quanto à central deverás colocar uma caixa C4 com a designação CT mas o pior será em projecto o arquitecto arranjar-lhe um espaço para colocar esse mesmo bastidor.

Cumprimentos
Boas, se tens 1 bastidor para que queres uma C4 para a central ???? :roll:

p.s um bastidor de 42U´s AxLxP 200cmx60cmx60cm ou 80cm, será que numa moradia não existe espaço para um "Frigorífico" ?? e se for um bastidor mural tem em media 60cm altura seria como 1 "esquentador" portanto isso do espaço para mim é treta!!!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
cmdsej
Curioso
Curioso
Registado: 16 mar 2008, 13:47

Mensagem por cmdsej »

boas
nós executamos numa clinica este tipo de instalação
1-cemu 2tubos p/ exterior 63, 2 tubos 40 p/ bastidor .
2-bastidor p/ cada ponto 1 tubo 25.
3-do dde da cemu p/ bastidor 2 cabos utp cat5 que cravom numa barra rj 45.
4-noutra barra rj45 cravom-se os cabos utp que vão p/ as tomadas rg 45.
a instalação foi certeficada pelas normas do ited.
espero ter ajudado.
um abraço cmdsej
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

cmdsej Escreveu:boas
nós executamos numa clinica este tipo de instalação
1-cemu 2tubos p/ exterior 63, 2 tubos 40 p/ bastidor .
2-bastidor p/ cada ponto 1 tubo 25.
3-do dde da cemu p/ bastidor 2 cabos utp cat5 que cravom numa barra rj 45.
4-noutra barra rj45 cravom-se os cabos utp que vão p/ as tomadas rg 45.
a instalação foi certeficada pelas normas do ited.
espero ter ajudado.
um abraço cmdsej
Boas, já agora como fizeram a coaxial???
jcostapt
Curioso
Curioso
Registado: 05 out 2007, 17:13

Mensagem por jcostapt »

Se a instalaçao foi numa clinica não é obrigado a instalar o coaxial, apenas tem que deixar tubagem e espaço no bastidor para o coaxial

Já fiz algumas instalações ITED com bastidores e instalei repartidores iguais aos dos ATI no bastidor. Convém tambem nao esquecer de instalar o barramento de terras
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

jcostapt Escreveu:Se a instalaçao foi numa clinica não é obrigado a instalar o coaxial, apenas tem que deixar tubagem e espaço no bastidor para o coaxial

Já fiz algumas instalações ITED com bastidores e instalei repartidores iguais aos dos ATI no bastidor. Convém tambem nao esquecer de instalar o barramento de terras
Boas, Qualquer instalação ITED tem no minimo MATV e CATV, mesmo as de uso profissional incluido, portanto eu falei em coaxial mas não falei nº de tomadas, mas convem deixar pelo menos 1 ou 2 tomadas instaladas para o certificador medir o NQ2A, e também para que os doentes na sala de espera possam ver as novelas na TV!!!
cmdsej
Curioso
Curioso
Registado: 16 mar 2008, 13:47

Mensagem por cmdsej »

boas
é verdade ,instalamos caixa c1 com tubagem p/ a cemu e na c1 instalamos o tap.
na c1 temos matv, catv tubagem p/ tomadas.
um abraço cmdsej
Jorginho
Curioso
Curioso
Registado: 08 abr 2008, 03:27

Mensagem por Jorginho »

Melhor forma de instalação será colocar um bastidor

Coloca cabos UTP para todas as tomadas e acho que cada quarto deveria ter tomadas para que seja possivel aceder a uma rede interna ou internet sem ter de utilizar o cabo designado ao telefone.
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”