cooper safety Zeta ll 8W M 1H TL
-
- Velha Guarda
- Registado: 07 abr 2008, 13:20
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 6 times
cooper safety Zeta ll 8W M 1H TL
amigos ,
nesta emergência cooper safety Zeta ll 8W M 1H TL liga-se fase e neutro e é só é necessário algo mais ?
obrigados
nesta emergência cooper safety Zeta ll 8W M 1H TL liga-se fase e neutro e é só é necessário algo mais ?
obrigados
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Re: cooper safety Zeta ll 8W M 1H TL
Boas
Ligação de fase e neutro, a lampâda é mantida, ou seja permanente, autonomia de 1 hora, e podes ligar telecomando se for necessário, mas aí tens de passar mais 2 condutores entre armadura e telecomando.
Ligação de fase e neutro, a lampâda é mantida, ou seja permanente, autonomia de 1 hora, e podes ligar telecomando se for necessário, mas aí tens de passar mais 2 condutores entre armadura e telecomando.
quero aprender Escreveu:amigos ,
obrigados
Cpts.
Energy
Energy
-
- Velha Guarda
em conclusão , para esta emergência ficar a trabalhar de forma normal é só fase e neutro certo ?
-
- Team Apoio
Boas
Sim.
Sim.
quero aprender Escreveu:em conclusão , para esta emergência ficar a trabalhar de forma normal é só fase e neutro certo ?
Cpts.
Energy
Energy
-
- Velha Guarda
-
- Velha Guarda
L1 foi me dito que tinha de fazer um shunt do L para o L1 quando não há um circuito próprio de emergência ...
-
- Team Apoio
Boas
Sim, à alguns modelos em que é necessário fazer esse chunt de fase entre L/L1.
Sim, à alguns modelos em que é necessário fazer esse chunt de fase entre L/L1.
quero aprender Escreveu:L1 foi me dito que tinha de fazer um shunt do L para o L1 quando não há um circuito próprio de emergência ...
Cpts.
Energy
Energy
-
- Velha Guarda
eu ouvi , respeitei , mas não acreditei ... e explico a razão ...
mesmo que o motivo seja L não ter corrente porque as luzes não estão acesas , também não é o shunt do L para L1 que fará a carga ás emergências ...
a não ser que se fosse buscar a fase da alimentação da iluminação , mas para isso era necessário mais uma linha ...
como disse ouvi , respeitei , mas porque era um cão a explicar , só disse ok ok
mesmo que o motivo seja L não ter corrente porque as luzes não estão acesas , também não é o shunt do L para L1 que fará a carga ás emergências ...
a não ser que se fosse buscar a fase da alimentação da iluminação , mas para isso era necessário mais uma linha ...
-
- Velha Guarda
- Registado: 27 nov 2010, 23:45
- Been thanked: 1 time
E "quando não há um circuito próprio de emergência" quer dizer o quê? Que não há fase permanente?quero aprender Escreveu:L1 foi me dito que tinha de fazer um shunt do L para o L1 quando não há um circuito próprio de emergência ...
eu ouvi , respeitei , mas não acreditei ... e explico a razão ...
Se não há fase permanente o bloco autónomo (BAIS) deixa de o ser e passa a ser uma armadura normal, se tiver ligação para fase comutada e apenas esta estiver ligada.
Se não tiver esta ligação, então o bloco não serve para nada (na minha opinião, pode haver quem tenha alguma utilidade para esta situação), já que a bateria vai estar sempre a descarregar sempre que a alimentação for desligada e não irá durar muito tempo.
A não ser que o interruptor, ou o aparelho de comando que for, esteja sempre ligado.
Mas isso é irrelevante para o caso do shunt.
O shunt faz-se quando é necessário iluminação permanente e o BAIS tem essa função através de entrada para fase comutada.
É chamado de bloco permanente (relativo à iluminação e não à alimentação).
Pode ser com ou sem fase comutada.
Fase permanente é preciso sempre para o BAIS funcionar como... BAIS.
Ou seja, faz-se o shunt da fase permanente (normalmente L ou L1) para a fase comutada (normalmente, e respectivamente, L1 ou L2) para manter a lâmpada sempre ligada.
Geralmente, este tipo de BAIS tem duas lâmpadas. Escrevo geralmente porque acho, sem certeza, que há blocos com fase comutada e apenas com uma lâmpada.
-
- Team Apoio
Boas
Aqui vai esquema em anexo, e descrição para que serve o Shunt, mis um para guardar na pasta
Aqui vai esquema em anexo, e descrição para que serve o Shunt, mis um para guardar na pasta

- Anexos
-
- emergencia eletricol.pdf
- (783.96 KiB) Transferido 152 vezes
Cpts.
Energy
Energy
-
- Velha Guarda
-
- Velha Guarda
obrigadoLOTAN Escreveu:quero aprender Escreveu: E "quando não há um circuito próprio de emergência" quer dizer o quê? Que não há fase permanente? sim não há fase ...
-
- Velha Guarda
Não tenho o esquema do bloco em questão, mas supondo que todas as questões apresentadas sejam relativas ao mesmo, parto do princípio que tem entrada para fase comutada (FC).quero aprender Escreveu:obrigadoLOTAN Escreveu:quero aprender Escreveu: E "quando não há um circuito próprio de emergência" quer dizer o quê? Que não há fase permanente? sim não há fase ...
Como escrevi, não havendo fase permanente, o bloco deverá apenas funcionar como armadura normal ligado na FC, não se fazendo o shunt pois a bateria estaria sempre a descarregar quando se desligasse o interruptor (ou o que for).
Se o aparelho de comando for para estar sempre ligado, para o bloco funcionar realmente como BAIS, será preferível, para segurança do bom funcionamento, não se usar esse sistema (pode ser desligado inadvertidamente), e sim, passar uma linha de fase permanente.
Neste caso, pode-se usar ou não shunt, caso se queira ou não iluminação permanente.
Quero com isto dizer que, sem fase permanente, o bom funcionamento da iluminação de segurança pode não estar assegurado.
Estou a generalizar. Não sei se a intenção neste caso seria ter iluminação de segurança.
-
- Velha Guarda
amigo LOTAN ,muito obrigado pelas suas explicações ...
aquele L1 dá para N cenas , uma delas é para a emergência ficar também ligada mesmo sem faltar a luz ... e aí o tal shunt para lhe dar os 230v , evitando assim o descarregar da bateria ...
mas há cavalos mais doceis que pessoas ... logo para esses cavalos um gajo funciona como os burros só abana a cabeça para eles ficarem todos contentes e que sabem muito e são os maiores experts e já tem 40 anos desta merda e aquela lenga lenga que já todos conhecemos ...
é como curvas de cabo em vd ... em dois tubos um fica mais acima que o outro , é um cavalo aquele gajo...
aquele L1 dá para N cenas , uma delas é para a emergência ficar também ligada mesmo sem faltar a luz ... e aí o tal shunt para lhe dar os 230v , evitando assim o descarregar da bateria ...
mas há cavalos mais doceis que pessoas ... logo para esses cavalos um gajo funciona como os burros só abana a cabeça para eles ficarem todos contentes e que sabem muito e são os maiores experts e já tem 40 anos desta merda e aquela lenga lenga que já todos conhecemos ...
é como curvas de cabo em vd ... em dois tubos um fica mais acima que o outro , é um cavalo aquele gajo...
-
- Velha Guarda
Se bem percebi, e se é realmente isso que está feito, não tem fase permanente e tem shunt entre as entradas comutada e permanente.quero aprender Escreveu: aquele L1 dá para N cenas , uma delas é para a emergência ficar também ligada mesmo sem faltar a luz ... e aí o tal shunt para lhe dar os 230v , evitando assim o descarregar da bateria ...
Como é que isso evita descarregar a bateria se for desligada a alimentação?