cooper safety Zeta ll 8W M 1H TL

quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Has thanked: 2 times
Been thanked: 6 times

cooper safety Zeta ll 8W M 1H TL

Mensagem por quero aprender »

amigos ,
nesta emergência cooper safety Zeta ll 8W M 1H TL liga-se fase e neutro e é só é necessário algo mais ?

obrigados
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Re: cooper safety Zeta ll 8W M 1H TL

Mensagem por ENERGY »

Boas
Ligação de fase e neutro, a lampâda é mantida, ou seja permanente, autonomia de 1 hora, e podes ligar telecomando se for necessário, mas aí tens de passar mais 2 condutores entre armadura e telecomando.

quero aprender Escreveu:amigos ,
nesta emergência cooper safety Zeta ll 8W M 1H TL liga-se fase e neutro e é só é necessário algo mais ?

obrigados
Cpts.
Energy
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda

em conclusão , para esta emergência ficar a trabalhar de forma normal é só fase e neutro certo ?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Sim.

quero aprender Escreveu:em conclusão , para esta emergência ficar a trabalhar de forma normal é só fase e neutro certo ?
Cpts.
Energy
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda

obrigado amigo ...

como diria o outro no comments ...
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda

L1 foi me dito que tinha de fazer um shunt do L para o L1 quando não há um circuito próprio de emergência ...
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Sim, à alguns modelos em que é necessário fazer esse chunt de fase entre L/L1.
quero aprender Escreveu:L1 foi me dito que tinha de fazer um shunt do L para o L1 quando não há um circuito próprio de emergência ...
Cpts.
Energy
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda

eu ouvi , respeitei , mas não acreditei ... e explico a razão ...
mesmo que o motivo seja L não ter corrente porque as luzes não estão acesas , também não é o shunt do L para L1 que fará a carga ás emergências ...
a não ser que se fosse buscar a fase da alimentação da iluminação , mas para isso era necessário mais uma linha ...

como disse ouvi , respeitei , mas porque era um cão a explicar , só disse ok ok
LOTAN
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 27 nov 2010, 23:45
Been thanked: 1 time

Mensagem por LOTAN »

quero aprender Escreveu:L1 foi me dito que tinha de fazer um shunt do L para o L1 quando não há um circuito próprio de emergência ...

eu ouvi , respeitei , mas não acreditei ... e explico a razão ...
mesmo que o motivo seja L não ter corrente porque as luzes não estão acesas , também não é o shunt do L para L1 que fará a carga ás emergências ...
a não ser que se fosse buscar a fase da alimentação da iluminação , mas para isso era necessário mais uma linha ...

como disse ouvi , respeitei , mas porque era um cão a explicar , só disse ok ok
E "quando não há um circuito próprio de emergência" quer dizer o quê? Que não há fase permanente?

Se não há fase permanente o bloco autónomo (BAIS) deixa de o ser e passa a ser uma armadura normal, se tiver ligação para fase comutada e apenas esta estiver ligada.

Se não tiver esta ligação, então o bloco não serve para nada (na minha opinião, pode haver quem tenha alguma utilidade para esta situação), já que a bateria vai estar sempre a descarregar sempre que a alimentação for desligada e não irá durar muito tempo.

A não ser que o interruptor, ou o aparelho de comando que for, esteja sempre ligado.

Mas isso é irrelevante para o caso do shunt.

O shunt faz-se quando é necessário iluminação permanente e o BAIS tem essa função através de entrada para fase comutada.
É chamado de bloco permanente (relativo à iluminação e não à alimentação).
Pode ser com ou sem fase comutada.

Fase permanente é preciso sempre para o BAIS funcionar como... BAIS.

Ou seja, faz-se o shunt da fase permanente (normalmente L ou L1) para a fase comutada (normalmente, e respectivamente, L1 ou L2) para manter a lâmpada sempre ligada.

Geralmente, este tipo de BAIS tem duas lâmpadas. Escrevo geralmente porque acho, sem certeza, que há blocos com fase comutada e apenas com uma lâmpada.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas

Aqui vai esquema em anexo, e descrição para que serve o Shunt, mis um para guardar na pasta :D
Anexos
emergencia eletricol.pdf
(783.96 KiB) Transferido 153 vezes
Cpts.
Energy
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda

obrigado :D :D :D
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda

LOTAN Escreveu:
quero aprender Escreveu: E "quando não há um circuito próprio de emergência" quer dizer o quê? Que não há fase permanente? sim não há fase ...
obrigado
LOTAN
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por LOTAN »

quero aprender Escreveu:
LOTAN Escreveu:
quero aprender Escreveu: E "quando não há um circuito próprio de emergência" quer dizer o quê? Que não há fase permanente? sim não há fase ...
obrigado
Não tenho o esquema do bloco em questão, mas supondo que todas as questões apresentadas sejam relativas ao mesmo, parto do princípio que tem entrada para fase comutada (FC).

Como escrevi, não havendo fase permanente, o bloco deverá apenas funcionar como armadura normal ligado na FC, não se fazendo o shunt pois a bateria estaria sempre a descarregar quando se desligasse o interruptor (ou o que for).

Se o aparelho de comando for para estar sempre ligado, para o bloco funcionar realmente como BAIS, será preferível, para segurança do bom funcionamento, não se usar esse sistema (pode ser desligado inadvertidamente), e sim, passar uma linha de fase permanente.
Neste caso, pode-se usar ou não shunt, caso se queira ou não iluminação permanente.

Quero com isto dizer que, sem fase permanente, o bom funcionamento da iluminação de segurança pode não estar assegurado.

Estou a generalizar. Não sei se a intenção neste caso seria ter iluminação de segurança.
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda

amigo LOTAN ,muito obrigado pelas suas explicações ...
aquele L1 dá para N cenas , uma delas é para a emergência ficar também ligada mesmo sem faltar a luz ... e aí o tal shunt para lhe dar os 230v , evitando assim o descarregar da bateria ...

mas há cavalos mais doceis que pessoas ... logo para esses cavalos um gajo funciona como os burros só abana a cabeça para eles ficarem todos contentes e que sabem muito e são os maiores experts e já tem 40 anos desta merda e aquela lenga lenga que já todos conhecemos ...

é como curvas de cabo em vd ... em dois tubos um fica mais acima que o outro , é um cavalo aquele gajo...
LOTAN
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por LOTAN »

quero aprender Escreveu: aquele L1 dá para N cenas , uma delas é para a emergência ficar também ligada mesmo sem faltar a luz ... e aí o tal shunt para lhe dar os 230v , evitando assim o descarregar da bateria ...
Se bem percebi, e se é realmente isso que está feito, não tem fase permanente e tem shunt entre as entradas comutada e permanente.

Como é que isso evita descarregar a bateria se for desligada a alimentação?
Responder

Voltar para “Sistemas de Segurança”