como ligar um bezouro e uma lampada a uma boia

Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Re: como ligar um bezouro e uma lampada a uma boia

Mensagem por Duzia12 »

O que me parece é que o 1.º relé tem de ter auto alimentação contato 13-14 pois a boia oscila e "liga, desliga" e ativa e destiva a alimentação.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

okinawa Escreveu:descobri um pequeno erro. depois do 1º bidão estar cheio se não for trocado e o 2º encher não toca
duzia poder mostrar a sua ideia?
Boas,

Então explique cá à "gente" o seguinte:

1- Que treta de líquido é esse? o enchimento provoca ondulação?

2- Quanto ao 2º recipiente, ao chegar a cheio não fazer tocar, explique lá, e se estiverem todos cheios, como é?

Isto até parecem os jogos florais. Já deu para perceber que você pede um triciclo mas espera um avião.

ohmico
nunomota
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 dez 2011, 10:45
Been thanked: 3 times

Mensagem por nunomota »

Bom dia,

estou com um problema aqui no forum. Não consigo ver as imagens/esquemas publicadas pelos colegas!!!!

Cumprimentos,
Nuno Mota
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

ohmico Escreveu:
okinawa Escreveu:descobri um pequeno erro. depois do 1º bidão estar cheio se não for trocado e o 2º encher não toca
duzia poder mostrar a sua ideia?
Boas,

Então explique cá à "gente" o seguinte:

1- Que treta de líquido é esse? o enchimento provoca ondulação?

2- Quanto ao 2º recipiente, ao chegar a cheio não fazer tocar, explique lá, e se estiverem todos cheios, como é?

Isto até parecem os jogos florais. Já deu para perceber que você pede um triciclo mas espera um avião.

ohmico

O que me parece é que o bidão estiver a encher provoque "ligar e desligar", "oscile" e faz falta o contato de autoalimentação 13-14.

As "condições do problema". só com relés parece-me uma "equação impossível", mas vamos pensar melhor talves com 2 botões
okinawa
Curioso
Curioso
Registado: 23 jan 2010, 17:33

Mensagem por okinawa »

ola,
então e assim...
eu trabalho num hospital IPO Porto e o problema em questão e para o serviço de anatonia patologica que estuda tumores e outros tecidos. esses tecido fica guardados em frascos com liquidos conservantes (formol acho que etanol entre outros).
quando os tecido são estudados são para eliminar numas bancas proprias nessas bancas tem 3 esgostos distintos (talvez pra liquido diferentes), e esses esgotos estão ligado a bidões que quando enchem têm de ir para incinerar.
e ai que entra o sistema. e preciso um mecanismo para alertar o pessoal que têm de mudar o bidão cheio.

ohmico
como disse no inicio, 3 boias para 3 lampadas correspondentes e uma sirene comum que s consiga desligar mas s uma segunda boia activar pretendo que a sirene de novo.

agora eu n pedi uma pedra a pensar que m iam dar o mundo apenas o caso parece mais sinples a 1º vista do que realmente e :)

duzia
a realimentação como ja disse atras não acho que seja problema ligamos a realimentação juntamente com a lampada.

e em relação aos reles com um atraso qualquer alguem conhece??
não me parece ser reles temporizados.
ezer
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 04 jan 2008, 22:56
Has thanked: 1 time
Been thanked: 10 times

Mensagem por ezer »

okinawa Escreveu:ola,
então e assim...
eu trabalho num hospital IPO Porto e o problema em questão e para o serviço de anatonia patologica que estuda tumores e outros tecidos. esses tecido fica guardados em frascos com liquidos conservantes (formol acho que etanol entre outros).
quando os tecido são estudados são para eliminar numas bancas proprias nessas bancas tem 3 esgostos distintos (talvez pra liquido diferentes), e esses esgotos estão ligado a bidões que quando enchem têm de ir para incinerar.
e ai que entra o sistema. e preciso um mecanismo para alertar o pessoal que têm de mudar o bidão cheio.

ohmico
como disse no inicio, 3 boias para 3 lampadas correspondentes e uma sirene comum que s consiga desligar mas s uma segunda boia activar pretendo que a sirene de novo.

agora eu n pedi uma pedra a pensar que m iam dar o mundo apenas o caso parece mais sinples a 1º vista do que realmente e :)

duzia
a realimentação como ja disse atras não acho que seja problema ligamos a realimentação juntamente com a lampada.

e em relação aos reles com um atraso qualquer alguem conhece??
não me parece ser reles temporizados.

O pretendido é execuivel, mas com mais relés ou contactos auxiliares temporizados acopulados aos relés, não tive tempo para dar mais uma olhadela no esquema.
os relés que falei atrás são da hager
Anexos
XP1_EZN003_INT_6E6503C.PDF
(1.14 MiB) Transferido 107 vezes
okinawa
Curioso
Curioso

Mensagem por okinawa »

mas este reles são apenas para a sirene?
para a sirene ter um toque intermitente?
ezer
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por ezer »

okinawa Escreveu:mas este reles são apenas para a sirene?
para a sirene ter um toque intermitente?

Este relé permite que quando recebe sinal da boia vai fazer a sirene tocar durante o tempo que for establecido como adequado por ex.30s.

No gráfico tem a linla de comando ou seja IN (A1) que vai ser alimentada quando a boia fecha
No out, (15-18) vai ter a alimentação da sirene com o tempo que escolheu.Por ex.,escolheu tempo de sirene 25s, ao fim deste tempo a sirene para independentemente da boia continuar fechada, quando a boia abre faz reset ao In, se entretanto outro bidão encher e a 1ª boia ainda estiver fechada, a sirena vai tocar os contactos (15-18) ficam todos em paralelo.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Boas,

com toques temporizados é para ninguém passar cartão ao sistema.

Já agora, qual é o risco de os líquidos serem derramados? há perigo?

ohmico
ezer
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por ezer »

Penso que o problema está resolvido, já está com botão de desligar a sirene e o sistema continuar a armar com novo evento.
Dá temporização ao contacto (15-18) de cada relé com o tempo suficiente para armar K4, ex. 5s. ao fim deste tempo 15-18 abre deixando o sistema preparado para qualquer outra boia.
Não coloquei no esquema, mas pode acopolar um contacto auxiliar ao relé para comando da lampada.
Anexos
Boia1.docx
(364.48 KiB) Transferido 89 vezes
ezer
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por ezer »

ezer Escreveu:Penso que o problema está resolvido, já está com botão de desligar a sirene e o sistema continuar a armar com novo evento.
Dá temporização ao contacto (15-18) de cada relé com o tempo suficiente para armar K4, ex. 5s. ao fim deste tempo 15-18 abre deixando o sistema preparado para qualquer outra boia.
Não coloquei no esquema, mas pode acopolar um contacto auxiliar ao relé para comando da lampada.
Anexos
esq. boia.docx
(199.42 KiB) Transferido 95 vezes
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Enquanto não esvaziar os bidões não é possível desligar a sirene, pois o ciclo fecha-se outra vez.
ezer
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por ezer »

Duzia12 Escreveu:Enquanto não esvaziar os bidões não é possível desligar a sirene, pois o ciclo fecha-se outra vez.
Fecha-se como?
Anexos
Relé.docx
(11.58 KiB) Transferido 99 vezes
okinawa
Curioso
Curioso

Mensagem por okinawa »

aqui esta o esquema que vai ser aplicado.
amanha vou liga-lo.
no esquema não mostra mas tb leva temporizadores mas deve de ser pra eliminar a flutuação da boia.
Anexos
Documento (5).pdf
(174.74 KiB) Transferido 110 vezes
Madimar
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 13 ago 2008, 18:53

Mensagem por Madimar »

.....
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”