Instal. eléctricas - Hostel (Projecto original - Ed. habit)

Responder
fmfsousa
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 27 abr 2014, 00:00

Instal. eléctricas - Hostel (Projecto original - Ed. habit)

Mensagem por fmfsousa »

Olá a todos os participantes do presente fórum,

estou envolvido numa instalação com as seguintes características:

1- Projecto de licenciamento - Reabilitação de Ed. habitação e comércio em zona histórica (R/C - Comércio; Pisos 1 e 2 - habitação (2T1 + 1T2));
2- Durante a execução, o DO optou por dividir o T2 em 2T1, passando a 4T1 no total;
3- Instalação da rede de tubagens de acordo com o ponto 2;
4- A empresa para quem trabalho entra em obra nesta fase (a obra esteve suspensa durante cerca de 2 anos antes da nossa entrada);
5- O DO opta por nova alteração e decide substituir os apartamentos por 6 quartos (quarto + WC), 3 em cada piso, passando a hostel (R/C - Recepção/restaurante do hostel; Pisos 1 e 2 - quartos (3 + 3);
6- O projecto apresenta 1 Q.C. a alimentar directamente os quadros das 4 fracções previstas no ponto 2 (o projectista optou por não utilizar coluna nem caixas de coluna);
7- A tubagem está integralmente embebida em alvenaria e vigas

Posto isto, tenho 6 quartos para alimentar e 4 tubos de 40.

Para promover o aproveitamento da infraestrutura existente, as minhas opções foram as seguintes, e gostaria de saber a V/opinião (bem mais experiente e capaz que a minha):

a) Aproveitamento do tubo de 25 do intercomunicador/campaínha p/trazer a alimentação do Q.C. para os 2 quartos que surgiram da divisão de 2 apartamentos (3 fios de 6mm2/ tubo25) - os novos quartos eram anteriormente as salas dos apartamentos divididos;
b) Abertura de roços para o reencaminhamento das canalizações (utilizando uniões) dos quadros das 2 frações divididas para os 2 quartos resultantes em questão;
c) Os ATI passarão a caixas de passagem, aos quais chegam 2 tubos40. Os PC, CC e FO virão directamente do ETI=ETS=ATE=novo ATI localizado no R/C para TT dos quartos e recepção/restaurante.
d) Pelo que percebi de uma discussão havida no Forum, não será necessário, nestes casos (hostel, residencial, etc.), Q.SC, correcto?
e) O PAT só tem um tubo de 40 instalado e não consigo corrigir esta situação.

As opções por mim tomadas serão aceitáveis perante as RTIEBT e o ITED?

Antecipadamente grato pela V/valiosa opinião.

Cpts,
FS
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 abr 2008, 11:53
Been thanked: 4 times

Re: Instal. eléctricas - Hostel (Projecto original - Ed. hab

Mensagem por amfys »

Se o edifício passou para Hostel o Q.C. (Quadro de Colunas) acabou.
O edifício passou a ser uma fracção única do tipo estabelecimento recebendo o público destinado a hotelaria.
Portanto deverá possuir um Quadro de Entrada, Quadros de Piso, etc.
Hostels por norma são pequenos e económicos logo não é usual colocar quadros por quarto. É agrupar os circuitos de cada quarto nos quadros de piso.

Com as dúvidas que está a expor sugiro que peça projecto senão arrisca-se a uma surpresa no final da obra.
fmfsousa
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 27 abr 2014, 00:00

Mensagem por fmfsousa »

Grato pela resposta!

Compreendi perfeitamente.
Contudo, o problema é que a rede de tubagens está instalada e para alterá-la o DO terá custos acrescidos.
A minha intenção, caso possível, é a de aproveitar a infra-estrutura existente sem contrariar o estabelecido nas RTIEBT e no ITED.

Cpts.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
O Projetista deve fazer as devidas alterações ao projeto, de acordo com a nova utilização dos espaços e da nova arquitetura.
Em função dessas alterações, é só fazer as instalações.
E isto refere-se tambem às instalações ITED.
Tal como já foi dito, visto tratar-se agora de uma única fração, vai ter Q.Geral, que vai alimentar os vários Q. Parciais dos pisos, Q.E. Lavandaria, Q. Elevador, Q.E Copa, etc.
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Dúvidas”